Drive HGST ready to launch first helium-filled 10TB HDDs

muddymind

1st Folding then Sex
That's right, 10TB ! This division of Western Digital started sampling its first 10TB sealed HDDs a while ago, the HDDs are filled with helium and use shingled magnetic recording (SMR) technology to offer even platters with 1.43TB of storage capacity on each of them.

The 3.5-inch form factor SATA 3 drive will offer 128 MB of cache, a five-year warranty, two million hour meantime between failure (MTBF) rating, and Instant Secure Erase features.

"With ever-increasing pressures on corporate and cloud data centers to improve storage efficiencies and reduce costs, HGST is at the forefront delivering a revolutionary new solution that significantly improves data center TCO on virtually every level - capacity, power, cooling and storage density - all in the same 3.5-inch form factor," said Brendan Collins, vice president of product marketing, HGST. "Not only is our new Ultrastar helium hard drive helping customers solve data center challenges today, our mainstream helium platform will serve as the future building block for new products and technologies moving forward. This is a huge feat, and we are gratified by the support of our customers in the development of this platform."

Looks like the HDDs will be released next month already, and hey they won't be the only 10TB HDDs from HGST. The firm is also rumored to be working on a six-platter variant with 1.66TB of storage capacity on each platter.

index.php

fonte
 
Dado que o hélio é basicamente Mr. Houdini, será que realmente dura tanto tempo ou isso é tempo de vida extrapolado(pelo menos sabemos que não fizeram um teste em tempo real).
 
Dado que o hélio é basicamente Mr. Houdini, será que realmente dura tanto tempo ou isso é tempo de vida extrapolado(pelo menos sabemos que não fizeram um teste em tempo real).

É isso mesmo. O hélio é um gás muito complicado de reter, não é nada comparável ao oxigénio. E como tal, ou aquilo está extremamente bem selado, ou ao mínimo descuido existe uma fuga de hélio e lá se vai o disco com os porcos.
 
Atenção à definição de MTBF: http://pt.wikipedia.org/wiki/MTBF
2 Milhões de horas de MTBF significa que por exemplo em 1000 discos, 1 vai falhar em 2000 horas. Ou que em 1 milhão de discos um vai falhar nas primeiras 2 horas.

Resumindo, o MTBF na prática não é indicador de nada. É só um valor para marketing...

1) o número de horas não está normalizado a um disco, como a designação parece indicar, mas sim a discos testados/discos defeituosos, quando o que interessa é o inverso desse rácio
2) porque ninguém sabe quantos discos foram testados/quantas horas/quantas unidades apresentaram defeito
3) os discos defeituosos não falharam todos ao mesmo tempo, e também não falham todos no fim do período de teste.

Independentemente do número de discos testados, o que se deveria calcular é o tempo médio de falha de um disco. Se um disco falha ao fim de 400 horas e outro ao fim de 6000 horas, o tempo médio (antes) de falha (mean time before failure!) é 3200 horas. Parece-me é que quando tivessem obtido este valor com exactidão já a garantia dos discos no mercado teria expirado :D
 
E diria que um discos destes terá uma maior probabilidade de avariar devido ao hélio, que é um gás que escapa por todo o lado. Só fará mesmo sentido para armazenamento de dados empresarial ou algo assim, porque para uso doméstico não faz sentido.
 
Na realidade, do que conheço o MTBF pode ser calculado com base no MTBF dos componentes mais simples que fazem parte de um produto (basicamente, assume-se que a probabilidade do produto falhar é a soma das probabilidades de um dos componentes morrer).

Este número não pode ser levado à letra, apenas dá uma indicação dos componentes usados e da qualidade do produto. Por exemplo em componentes puramente electrónicos, o tipo de condensadores usados têm um grande impacto no MTBF/tempo de vida de um produto.
Para comparação, outros HDD vendidos actualmente têm um MTBF de 1M de horas, portanto espera-se que durem menos tempo que os apresentados neste tópico (http://www.wdc.com/wdproducts/library/OVR/ENG/2178-001010.pdf)

Para a maior parte das pessoas o MTBF não tem grande relevância, mas para empresas pode interessar. Por exemplo um investimento num data center com 10000 discos em que se espere que esteja operacional 10 anos, a empresa quererá saber quantos discos vão falhar durante esses 10 anos.
 
Back
Topo