[Hi-End HTPC] -> Como fazer um?

CoolZero

Power Member
Estou a pensar em montar um sistema HTPC, mas com boa qualidade.

Desse modo gostaria que me dessem opiniões sobre o equipamento, sendo os factores mais importantes:

-> Caixa, de boa qualidade, mas não quero cá ecrãs lcds a cores, etc, nada de mariquices.

-> Placa de som -> Já tenho um amplificador da Nad, stereo, como tal é fulcral a placa de som ter um bom conversor D/A, sendo aqui a principal preocupação do sistema. A ideia é ler cds de audio, fazendo extracção digital dos mesmos, ou ler um formato qualquer loss-less, e depois ter uma qualidade de sinal analógico enviado para o amplificador mesmo bom, ao nível dos grandes leitores de cds.

-> Placa de vídeo -> Aqui básicamente não há grande preocupação, ATI/nvidia, com especial atenção para saída HDMI. Precisa de fazer 1080p sem grandes problemas e bom upscale de dvds.

O resto, em termos de motherboard e processador, qq coisa q suporte sem dificuldades 1080p serve.

Em relação a placa de televisão, não é necessário. Neste momento uso MEO, e vou continuar a usar. Este sistema será mais para aúdio de boa qualidade e reprodução de vídeo de alta definição, mais tarde com a introdução de uma drive BluRay ou HD-DVD.

São também bem vindas sugestões de software, nomeadamente, para os formatos loss-less, tanto para gravar os cds para o disco, como para reprodução dos mesmos.

P.S.: A ideia desta thread é discutir que compomentes devo comprar e software usar. Sei q já existem outras threads sobre HTPCs, mas no entanto, queria manter esta thread limpa e que as conversas se mantenham acerca do que pretendo/devo comprar. Se não daqui a pouco tenho a thread cheia de componentes que o "n sei quem" pretende comprar, etc... A ideia é focarem-se num só sistema.
 
Última edição:
em termos de grafica não é ATI/nvidia.. é ATI porque é a que melhor qualidade de imagem apresenta (2400 ou 2600)
quanto a placa de som usa uma Creative X-Fi..

caixa.. tens por exemplo a Mozart (de media center) da TT
 
em termos de grafica não é ATI/nvidia.. é ATI porque é a que melhor qualidade de imagem apresenta (2400 ou 2600)
quanto a placa de som usa uma Creative X-Fi..

caixa.. tens por exemplo a Mozart (de media center) da TT

Creative X.Fi?.....

Achas q uma M-Audio ou uma Creative E-MU n é bem melhor q isso? ou a ESI Juli@?... estava mais inclinados para propostas deste tipo.... eskece o 5.1, kero 2.0 da melhor qualidade.
 
mas vais ouvir ou vais criar som? é que essas são placas de som profissionais.. tipo se o dinherio não foi problema então não sei..

eu sinceramente preferia uma boa placa de som, tens X-fi Platinum com X-Ram de 64mb.. se achas que não te chega para descodificação de som... sinceramente não sei.. quando tanta boa gente usa onboard.. ainda por cima a usares um amplificador externo...

antes de mais era bom saber até o teu orçamento no sistema todo

não te esqueças que vais querer um sistema também fresco e silencioso..
 
a e-mu 1212 custa $150 por exemplo, ou a Julia.

Tenho um aplificador externo da NAD, mas que recebe sinais analógicos. Ou seja, a conversão tem de ser feita antes e, como tal, quero uma placa que de um sinal digital me mande um sinal analógico de excelente qualdidade.

A questão do dinheiro coloca-se se me indicarem placas de som de 500€ :P agora 120€ é um valor bom. Mas dar 120€ por uma placa 5.1 em q só vou usar a saída stéreo, ou dar 120€ por uma placa com saída 2.0 de grande qualidade, prefiro a segunda opção.

Quanto a ligar lá alguma coisa, para já n é preocupação. Poderei ligar lá depois a guitarra acustica...
 
mas repara não disses te que mais tarde estavas a pensar em "bolo rei" e HD DVD :p?

depois ai um sistema 5.1 fica te 5*

já agora pensava que a e-mu ficava mais cara.
 
Depende dos modelos das E-MU, a 1212 n é o mais baixo, mas é o segundo mais baixo, mas mesmo assim tem muita qualidade.

http://www.soundonsound.com/sos/mar05/articles/maudiophile192.htm

http://www.esi-pro.com/viewProduct.php?pid=43

http://www.creative.com/products/product.asp?category=237&subcategory=239&product=9872

Estão aqui alguns links.

Depois, se um dia quizer 5.1, vou precisar de um amplificador 5.1 e aí uso uma saída digital do HTPC para o amp e os conversores D/A são os do amp. :)
 
A auzentech lançou agora uma placa com chipset X-fi, PRELUDE. Ronda os 200€, mas parece me ideal para saída digital. De qq modo, nao sei como será a prestaçao em analogico, ou ate se perde alguma coisa!

É 7.1 e ficas ja com uma placa de topo preparada para o futuro upgrade!
 
valores médios:

caixa: até 100€ +- (deve permitir instalar no mínimo 2 discos) e ser desktop. ter possibilidade de 2 drives tb é preferencial (uma para HD DVD e outra para bluray, quando tiverem baratas, ou para leitores de cartões, enfim, para o q kizer :P)

processador / board: o mínimo possível, desde q possa correr 1080p sem grandes problemas

memória: 1G parecem-me suficientes, o mais barato possível +-

placa de som: até 150€ desde q tenha uma qualidade de som, stéreo, bastante boa (bons conversores D/A)

gráfica: capaz de fazer bom decode/reprodução de HD, acho q 100€ chega para isto. Saída HDMI.

Básicamente o q eu kero é o q preciso para ter uma excelente capacidade de leitura de audio, cds mesmo ou formatos de qualidade boa, e capacidade de ler filmes em alta definição.

Imaginem q ia comprar um leitor de cds da denon e pagar 800€ por ele...... em vez disso prefiro investir no pc. será q com uma boa placa de som n consigo ter a mesma qualidade? fazendo a extracção digital dos dados. poderei esticar mais o valor da placa de som, mas como já disse n kero 5.1 nem acima, kero stéro de qualidade superior.

Quero também saber q formatos / programas usar para pode gravar / repoduzir as músicas do disco. Os mp3 têm perda de informação... interessa que n exista perda de informação.
 
Última edição:
Esquece as actuais X-Fi (sub-200€) se queres boa conversão digital-analógica.

A e-mu 1212 com SNR 120dB e THD 0.0006% anunciados parece ser a escolha ideal para quem quer stereo de boa qualidade.
No entanto, tens uma opção mais barata que é a 0202 USB. Não tem tantas funcionalidades em termos de conecções quanto a 1212 mas é mais barata e tem a vantagem de ser externa, escapando ao ruído electromagnético do computador (graças a isto tem resultados de conversão D/A e A/D praticamente iguais aos da 1212).

Numa gama de preços completamente diferente (+- 65€), tens a Terratec Aureon 7.1 cujos DACs da Wolfson receberam muito boa classificação , principalmente na reprodução de fontes 16 bit 44/48Khz (CD-Audio, Dolby Digital e DTS). Usa o VIA Envy24HT, que é o DSP de desktop favorito entre o pessoal do avsforum com HTPCs, e é bastante superior à M-Audio Revolution 7.1 que referiste.



Uma coisa importantíssima que não referiste é o ruído do PC.
Se dás importância ao som, então de certeza que não queres um PC ruidoso. Deves investir num PC arrefecido de maneira completamente passiva, ou então com apenas 1 ou 2 ventoinhas de 120mm a baixas rotações.
Para isso precisas de lhe meter um CPU com um TDP baixo (aconselho vivamente os Athlon X2 BE com um TDP de 45W) e um cooler grande que funcione bem passivamente (por exemplo o Scythe Ninja).
É preciso também muito cuidado a escolher a fonte. Para o efeito, não te interessa uma fonte com muitos watts mas sim uma que seja muito silenciosa. Passiva era o ideal, mas essas geralmente são bastante caras.

Memória não vejo razão para não serem 2Gb. Ao preço a que estão (2Gb 667Mh ~ 90€), valem bem a pena pois começa a ser o valor standard e os programas começam a ser feitos a pensar nisso. Aliás, era melhor comprar já os 2Gb porque com o crash de memórias que se avizinha é bem possível que os preços disparem na altura do Natal.


A placa gráfica é, claramente, a HD2600XT (~100€). De preferência uma versão passiva ou então se não encontrares compras uma versão normal barata e mudas o cooler para um muito silencioso ou passivo (os da arctic cooling são bastante baratos).
O pouco que gastas a mais nesta placa gráfica poupas bastante na compra de um CPU mais económico, pois a 2600XT faz praticamente sozinha todo o processamento de vídeos a 1080p, com pouca utilização do CPU. Já traz HDMI e inclusive faz passagem de audio digital através do mesmo.
 
Estes leitores multimedia (Tvix ou Tomacro) devem custar metade do preço e aparentam ler tudo o que é preciso, HD a 1080p incluído, claro está
http://www.tvix.co.kr/Eng/products/4100sh.aspx
http://www.tomacro.com/english/Product_Para.htm

Metade do preço?.... a última vez q vi custavam cerca de 500€ os que reuniam as condições mínimas, mas com isto arricas-te sempre a q saia um codec novo, e pronto, lá se vai o media center. Aconteceu isso com os media center da pinnacle, n dão os novos codecs.

E mais, a saída de som disso, os conversores D/A, n são nada de especial. Suporta codecs lossless de audio?...

E possibilidade de ler bluray ou hd-dvd?... num HTPC é só colocar lá a drive. E ver dvds?

Edit: estive a ver e esses tvix, pelos vistos, ainda têm alguns problemas com .mkv
 
Última edição:
Nox Media Preta Imon - 88.90€
2x Seagate 250GB SATA II 7200.10 - 2x 69,90€
2x Nec AD-7170S Dual Layer 18x Preto - 2x 36.30€
LC Power Fonte 550W Silent Giant - 47.90€
Teamgroup DDR2 Elite PC2-5300 2GB Kit 4-4-4-12 - 90.75€
Asus P5K - 121€
AuzenTech Digital Xplosion 7.1 DTS - 79.90€
Sapphire ATI HD2600 XT 256MB PCIE - 99.90€
Intel Pentium E2180 - 90.75€


Total: 831.50€

Podes sempre mudar alguns componentes, cm por exemplo mobo e cpu para sistema amd64...
Espero ter ajudado
 
Pois, também n percebi isso dos dois discos e das duas drives. Em relação à caixa parece-me fixe, mas 2G de ram tb dispenso. 1G é mais do q suficiente. A board tb se arranja mais barata.

Portanto daí alterava os dois discos, a ram e a board. E ponho apenas uma drive. Fonte de alimentação já tenho uma a mais também, a placa de som é q n me convense mto.

Poranto, assim por alto:

Nox Media Preta Imon - 88.90€
1x Seagate 250GB SATA II 7200.10 - 1x 69,90€
1x Nec AD-7170S Dual Layer 18x Preto - 1x 36.30€
Teamgroup DDR2 Elite PC2-5300 1GB Kit 4-4-4-12 - 90.75€ -> 45€
Asus P5K - 121€
AuzenTech Digital Xplosion 7.1 DTS - 79.90€
Sapphire ATI HD2600 XT 256MB PCIE - 99.90€
Intel Pentium E2180 - 90.75€

Dá qq coisa como 620€.. mas ainda vou reduzir mais, por exemplo a nox acgio q prefiro a versão sem comando, custa 50€.

Mas obrigado pela dica, já é um bom ponto de partida.
 
Última edição:
Pois, também n percebi isso dos dois discos e das duas drives. Em relação à caixa parece-me fixe, mas 2G de ram tb dispenso. 1G é mais do q suficiente. A board tb se arranja mais barata.

Portanto daí alterava os dois discos, a ram e a board. E ponho apenas uma drive. Fonte de alimentação já tenho uma a mais também, a placa de som é q n me convense mto.

Poranto, assim por alto:

Nox Media Preta Imon - 88.90€
1x Seagate 250GB SATA II 7200.10 - 1x 69,90€
1x Nec AD-7170S Dual Layer 18x Preto - 1x 36.30€
Teamgroup DDR2 Elite PC2-5300 1GB Kit 4-4-4-12 - 90.75€ -> 45€
Asus P5K - 121€
AuzenTech Digital Xplosion 7.1 DTS - 79.90€
Sapphire ATI HD2600 XT 256MB PCIE - 99.90€
Intel Pentium E2180 - 90.75€

Dá qq coisa como 620€.. mas ainda vou reduzir mais, por exemplo a nox acgio q prefiro a versão sem comando, custa 50€.

Dois discos deve ser para fazer Raid.

Ja as duas drives nao sei.

cumps
 
Back
Topo