Problema High cpu usage no CS:GO (e provavelmente em mais jogos) - UPDATE após format

dRn

Power Member
i5 6600 + 16gb ddr4 + gtx 1070 @ w10 x64

Boas

Eu andava a notar que tinha o cpu usage muito alto para o CS:GO. andava pelos 80-100% de cpu usage nos 4 cores. Mas como usava alguns gráficos no maximo e assim não liguei.

Hoje resolvi verificar se era um problema. Dei update aos drivers da gráfica (usei DDU) e desinstalei o cs:go e ainda apaguei as pastas na steam. Meti os gráficos tudo no minimo e mesmo assim o cpu usage anda pelos 80-100% nos 4 cores.

Mesmo no rocket league me parece excessivamente alto.

No windows uso o esquema de energia no equilibrado. As temps estão mais que normais.

Tentei ainda fechar o processo do antivirus a ver se fazia diferença mas não.

O que poderá ser?

PS: meti os fps lockados a 200, portanto não é por aí
 
Provavelmente tens algum programa em background a chupar recursos do CPU não?
De qualquer modo mete o esquema de energia em elevado desempenho.
 
Já tive a ver os processos e não vejo nada de suspeito. Meter o esquema de energia em elevado desempenho não gosto pois não vale a pena estar a forçar o cpu quando o pc está em idle
 
Já não formatas o PC à quanto tempo? O CS:GO é que está a puxar os 80-100%?

Fiz um clean install do windows à cerca de 1 ano. E é o jogo que está a puxar pelo cpu.

O que tem a ver uma coisa com a outra? Não é por estar em elevado desempenho que o cpu não vais estar em idle

Mas escusa de estar sempre a 3.8ghz :p mas no cs:go fica nos 3.8ghz +- portanto não é por aí
 
Se o uso elevado se der apenas nos jogos considero normal, mesmo assim podes formatar o pc para ter a certeza.
No Cs (e a maioria dos jogos) quando se diminui as settings o peso vai cair mais para o cpu (mais fps mais o cpu vai trabalhar).
 
Se o uso elevado se der apenas nos jogos considero normal, mesmo assim podes formatar o pc para ter a certeza.
No Cs (e a maioria dos jogos) quando se diminui as settings o peso vai cair mais para o cpu (mais fps mais o cpu vai trabalhar).

Quando tiver paciência formato isto..

Mas no CS baixando os gráficos mas matendo o lock a 200fps o cpu não deveria "trabalhar" menos?
 
Desculpem a minha estupidez.. talvez.. mas o que é que os baixar ou aumentar os gráficos tem a ver com o CPU ?

Eu pensei que a GPU servia para alguma coisa.:n1qshok:
 
Mais uma questão dRn , verificaste a integridade dos ficheiros do jogo ? Apesar de teres instalado o jogo de novo eu aconselho a fazeres como despiste ;)
 
Desculpem a minha estupidez.. talvez.. mas o que é que os baixar ou aumentar os gráficos tem a ver com o CPU ?

Eu pensei que a GPU servia para alguma coisa.:n1qshok:

e serve, quando o GPU não esta a ser usado ao máximo é porque não ha trabalho a fazer, normalmente porque a imagem a renderizar é de baixa qualidade e não lhe custa muito, ou porque o cpu não lhe pede mais trabalho, no momento que a cena esta feita o cpu vai querer dar instruções para fazer outra.

Normalmente o cpu é mais rápido a pedir as cenas do que o GPU a fazelas, é por isso que na maioria das vezes tens o GPU a 100% e o CPU mais baixo enquanto estas a jogar.
Mas se tiveres a qualidade no mínimo e não tiveres um limite de FPS, o uso do CPU vai ser mais alto que o normal porque estas a querer fazer mais frames e o GPU nao demora quase nada a fazelos.

ps.: também tens certos jogos depois que usam muito o CPU e nao o gpu, normalmente é para calcular muitos objectos, jogos como por exemplo o cities skylines, puxa muito pelo cpu porque têm muitos objectos para calcular, graficamente nao é importante, mas ter de calcular as pessoas na rua é trabalho para o CPU e nao para o GPU.
 
Se é o CS:GO que está a puxar é muito estranho, ainda por cima se tens o fps_max 200. Experimenta pôr o fps_max 0 e vê o que acontece.

E se dizes que tinhas alguns gráficos no máximo ainda é menos normal. Mas o CS:GO também não é um exemplo de optimização por isso...
 
Mais uma questão dRn , verificaste a integridade dos ficheiros do jogo ? Apesar de teres instalado o jogo de novo eu aconselho a fazeres como despiste ;)

Eu faço-o regularmente

Se é o CS:GO que está a puxar é muito estranho, ainda por cima se tens o fps_max 200. Experimenta pôr o fps_max 0 e vê o que acontece.

E se dizes que tinhas alguns gráficos no máximo ainda é menos normal. Mas o CS:GO também não é um exemplo de optimização por isso...

Jogo com os gráficos em
High - Medium - Medium - High - 4x -4x fxaa enabled (por ordem do menu :p )

Se tiver fps unlocked ainda mais cpu usa. Fica praticamente a 95%/100%



No rocket league com tudo no máximo @ 1080p e fps lockados a 200 o cpu usage anda pelos 60/80% usage. É normal neste jogo ou também está estranhamente alto?
 
Última edição:
podes colocar prints do gestor de tarefas quando ele está a ser puxado dessa maneira ?
isso é tudo menos normal. esse PC tem capacidade para correr esse jogo sem suar...
 
Eu formataria pela via das dúvidas.

O "problema" é que neste momento não tenho pen nenhuma de 8gb. O hard reset através do próprio Windows vai dar ao mesmo? Ou deveria mesmo arranjar uma pen e fazer secure erase ao ssd e instalar o Windows por USB depois..?
 
Back
Topo