High Dynamic Range (HDR)

Bracket? Podes traduzir isso para linguagem corrente?

Imagina que tenho uma foto que gostaria de ver em HDR, só tenho uma imagem de JPEG e é muito dificil se não impossivel repetir essa foto, concluo que não há nada a fazer?
 
Bracket? Podes traduzir isso para linguagem corrente?

Imagina que tenho uma foto que gostaria de ver em HDR, só tenho uma imagem de JPEG e é muito dificil se não impossivel repetir essa foto, concluo que não há nada a fazer?

Bracket ou Bracketing é uma função que existe nas máquinas em que podes tirar várias fotos seguidas pressionando o botão prolongadamente. Por exemplo, a minha D70s tira até 3 fotos por segundo, existem outras que tiram mais. Essa técnica não é contudo aplicável quando em simultâneo queres fazer fotos para HDR. Isto porque tens de mudar ou o EV, ou a velocidade de obturação ou a abertura para teres, no minimo, uma imagem equilibrada, outra sub-exposta e outra sobre-exposta.

Podes fazer o HDR a partir de um JPEG da mesma forma que o farias a partir de um RAW. Tens a explicação que te dei na thread dos ensaios digitais.

Cumps
 
Com jpeg se a máquina fizer bracketing dá bem, a minha fz5 fazia isso e cheguei a fazer HDR com ela. Sem o bracketing ou sem RAW torna-se mais complicado e atingir um bom resultado.
Que máquina é que tens?
 
Com jpeg se a máquina fizer bracketing dá bem, a minha fz5 fazia isso e cheguei a fazer HDR com ela. Sem o bracketing ou sem RAW torna-se mais complicado e atingir um bom resultado.
Que máquina é que tens?

Mas então a máquina tinha alguma forma em que automaticamente mudava as definições do EV ou da velocidade de obturação? É que só vejo vantagens em utilizar bracketing para HDR se a máquina fizer esse ajuste de forma automática. Se não, na prática, tens de parar de disparar para mudares tu mesmo as definições, ou seja, não tiras partido do bracketing.

Cumps
 
A minha primeira tentativa com uma HDR. :D


está fixe a imagem... já agora como fizes-te o Tone Mapping???
Estou a fazer um tese de mestrado nesta àrea e vi ali os chamados Halos

Axo que estás a utilizar um TMO que não é o melhorzinho para a situação em causa. Se vires bem ali a transição dos bancos de pedra para o resto da calçada tens ali um zonas pretas à volta, parecem as sombras mas não são... são "artefactos" introduzidos pelo mapeamento ao tentar simular a adaptação que o olho humano faz...

O melhor programa que já vi para se mapear o HDR é o "qtpfsgui". Poderão andar a brincar com aquilo mas o mais real em comparação com a propria cena ao vivo é o TMO(Tone Mapping Operator) do Reinhard(2004) e para ver em disposivivos piorzinhos (LCD, PDA, telemoveis, etc) é o do Fattal

O melhor para compor o HDR é mesmo o Photomatix a partir de fotos com multiexposição... Podem tambem aventurar-se a renderizar uma imagem para a passar para HDR...
 
Mas então a máquina tinha alguma forma em que automaticamente mudava as definições do EV ou da velocidade de obturação? É que só vejo vantagens em utilizar bracketing para HDR se a máquina fizer esse ajuste de forma automática. Se não, na prática, tens de parar de disparar para mudares tu mesmo as definições, ou seja, não tiras partido do bracketing.

Cumps


Sim, obviamente era automático. Definias o intervalo (0.5/1/1.5/2, se não me engano) e depois tirava-te 3 fotos. Era muito útil. A D40 nem bracketing faz ... Ou tenho um tripé para tirar 3 exposições diferentes, ou vai pelo método do RAW único, que é o que uso sempre, e depois no camera raw faz-se a magia ...
 
está fixe a imagem... já agora como fizes-te o Tone Mapping???
Estou a fazer um tese de mestrado nesta àrea e vi ali os chamados Halos

Axo que estás a utilizar um TMO que não é o melhorzinho para a situação em causa. Se vires bem ali a transição dos bancos de pedra para o resto da calçada tens ali um zonas pretas à volta, parecem as sombras mas não são... são "artefactos" introduzidos pelo mapeamento ao tentar simular a adaptação que o olho humano faz...

O melhor programa que já vi para se mapear o HDR é o "qtpfsgui". Poderão andar a brincar com aquilo mas o mais real em comparação com a propria cena ao vivo é o TMO(Tone Mapping Operator) do Reinhard(2004) e para ver em disposivivos piorzinhos (LCD, PDA, telemoveis, etc) é o do Fattal

O melhor para compor o HDR é mesmo o Photomatix a partir de fotos com multiexposição... Podem tambem aventurar-se a renderizar uma imagem para a passar para HDR...

O qtpfsgui é muito bom mesmo, já falei com o gajo que o faz e tudo, muito simpático, tem é o problema de ter "demasiadas" opções e um interface confuso. Mas é muuuuuito bom.
 
Sim, obviamente era automático. Definias o intervalo (0.5/1/1.5/2, se não me engano) e depois tirava-te 3 fotos. Era muito útil. A D40 nem bracketing faz ... Ou tenho um tripé para tirar 3 exposições diferentes, ou vai pelo método do RAW único, que é o que uso sempre, e depois no camera raw faz-se a magia ...

Isso era muito porreiro de facto. Por acaso já me tinha lembrado que deveriam haver máquinas com uma função desse genero. Não sabia que a D40 não fazia bracketing. Sendo assim é como dizes. Ou tens tripé ou fazes mesmo a partir de um RAW único que também não é nd mau. Eu por acaso ainda não experimentei fazer um HDR autêntico mesmo.

Quando tiver tempo talvez faça uma experiência. Usando tripé e fotografando em RAW vou tirar tres fotos com diferentes EVs. Depois faço um HDR a partir dessas três fotos e outro a partir só do RAW equilibrado. Assim talvez se consigam ver as diferenças.

Cumps
 
So com um jpeg não fazes. Precisas de vários do mesmo motivo (daí ser aconcelhavel um tripé, ou pelo menos uma superficie batante estável) com exposiçoes diferentes. Podes fazer hdr's a partir de um só raw, porque na conversao do mesmo para imagem podes aplicar compensações de exposição.
 
So com um jpeg não fazes. Precisas de vários do mesmo motivo (daí ser aconcelhavel um tripé, ou pelo menos uma superficie batante estável) com exposiçoes diferentes. Podes fazer hdr's a partir de um só raw, porque na conversao do mesmo para imagem podes aplicar compensações de exposição.

Por acaso no Photoshop também podes definir compensações de exposição mesmo que se trate de um JPEG. Depois é guardar 3 JPEGs diferentes feitos a partir do mesmo JPEG e fazer o HDR. Vais é ter naturalmente perdas de qualidade que não terias se tivesses a trabalhar com um RAW, mas fazer fazes na mesma.

Cumps
 
A minha máquina é uma FujiS5700 e não me apercebi ainda que tenha bracketing.

Vou tentar brincar com photoshop na imagem que quero (tirada por uma olympus) para ver se consigo alguma coisa.

Depois de ter os 3JPEGs com varias exposições, que programas utilizam para a conversão para HDR?
 
A minha máquina é uma FujiS5700 e não me apercebi ainda que tenha bracketing.

Vou tentar brincar com photoshop na imagem que quero (tirada por uma olympus) para ver se consigo alguma coisa.

Depois de ter os 3JPEGs com varias exposições, que programas utilizam para a conversão para HDR?

Podes utilizar o próprio photoshop (também encontras a explicação de como o fazer na thread dos ensaios digitais) ou então um programa como o Photomatix.

Cumps
 
Por acaso no Photoshop também podes definir compensações de exposição mesmo que se trate de um JPEG. Depois é guardar 3 JPEGs diferentes feitos a partir do mesmo JPEG e fazer o HDR.

Isso são pseudo-compensações. O photoshop não pode ir buscar tons onde eles não existem. Tenta fazer isso e o mais provável é levares com um erro a dizer que as fotos não têm alcance dinamico suficiente para gerar o hdr.
 
Isso são pseudo-compensações. O photoshop não pode ir buscar tons onde eles não existem. Tenta fazer isso e o mais provável é levares com um erro a dizer que as fotos não têm alcance dinamico suficiente para gerar o hdr.

Já o fiz e não dá erro nenhum, garanto-te. É como te digo, acabas por perder algum detalhe porque a foto já levou compressão.

Cumps
 
O maior problema de se fazer um HDR a partir de um JPEG é a posterização que vai acontecer quase de imediato assim que se aumentar a exposição no Photoshop. Ou seja, faz-se, mas é quase impossível fazer uma coisa com um mínimo de qualidade.

O brackting automático de exposição (AEB) é uma função em que a máquina tira X fotos seguidas e em que automaticamente altera a exposição de acordo com intervalos EV pré-programados. Caso a máquina não altere os intervalos EV sozinha, não é bracketing, apenas é disparo contínuo.
Se a pessoa tirar uma foto, alterar a exposição, e tirar outra foto, também se chama bracketing, simplesmente não é bracketing automático.

E não é obrigatório ter um tripé para fazer bracketing. É possível realinhar as imagens no Photoshop. O próprio Merge to HDR faz isso, ou então colocam as imagens em duas layers diferentes, a de cima transparente, e alinham manualmente.
 
a minha so tira jpg e nao tem auto-bracketing, o k faco e tirar 3 fotos e entre cada uma alterar manualmente o EV. Geralmente tento apoiar a makina sobre algo (na falta de tripe) para k as fotos saiam o mais parecidas possivel. o photomatix encarrega-se de as alinhar automaticamente bastando seleccionar uma checkbox. deve-se alterar o tempo e exposicao e nao a abertura.
 
O melhor programa que já vi para se mapear o HDR é o "qtpfsgui". Poderão andar a brincar com aquilo mas o mais real em comparação com a propria cena ao vivo é o TMO(Tone Mapping Operator) do Reinhard(2004) e para ver em disposivivos piorzinhos (LCD, PDA, telemoveis, etc) é o do Fattal


Agora deixaste-me um bocado confuso...

Já experimentei o qtpfsgui e achei o programa péssimo.. Mas também confesso que não experimentei muito.. Se calhar deixei-me influenciar pelo aspecto amador da interface e não explorei a fundo..

Mas depois deste comentário fiquei com vontade de voltar a testar.
 
Agora deixaste-me um bocado confuso...

Já experimentei o qtpfsgui e achei o programa péssimo.. Mas também confesso que não experimentei muito.. Se calhar deixei-me influenciar pelo aspecto amador da interface e não explorei a fundo..

Mas depois deste comentário fiquei com vontade de voltar a testar.

O interface foi feito por u programador, que não perceberá muito de usabilidade :). Já não usava há algum tempo, instalei ontem a versão Mac e infelizmente continua na mesma, a nível de interface, e não consigo grandes resultados com ele, apesar de já ter visto grandes fotos resultantes deste programa, daí eu ter dito anteriormente que era muito bom. É uma besta que precisa de ser domada :)
 
O interface foi feito por u programador, que não perceberá muito de usabilidade :). Já não usava há algum tempo, instalei ontem a versão Mac e infelizmente continua na mesma, a nível de interface, e não consigo grandes resultados com ele, apesar de já ter visto grandes fotos resultantes deste programa, daí eu ter dito anteriormente que era muito bom. É uma besta que precisa de ser domada :)

Estive aqui a ler um bocado e a experimentar...

É bem melhor do que me pareceu na primeira vista, mas a nível de usabilidade é uma tristeza total..

Se alguém tiver dicas sobre como obter bons resultados neste programa, agradeço ...
 
Back
Topo