High Dynamic Range (HDR)

Bem... Deixo aqui uma experiencia com o Qtpfsgui...

pregamma1fattalalpha01bep1.jpg



Original:
dsc0837pp3.jpg



Para os efeitos exagerados até se sai bem.. Para edições mais subtis é que ainda tenho que experimentar muito porque não me sai nada de jeito..

Também não ajuda haver 8 metodos diferentes de tonemapping, cada um com sliders e opções diferentes e tudo sem qualquer tipo de ajuda util para entender o que faz cada opção..
 
Eu sinceramente instalei esse programa ontem e passado 5 minutos fechei. Provavelmente será bom mas usável...nem por isso. E quando as coisas são dificeis de usar eu tenho tendencia a me fartar depressa. Se conseguirem descobrir como se trabalha o tone mapping e como se consegue um preview nisso eu agradeço.

Para ser sincero, tendo feito até agora 3 HDRs o programa que mais gostei para o fazer foi mesmo o Photomatix. Simples de usar e com grande controlo sobre o HDR que estamos a produzir.

Cumps
 
Eu sinceramente instalei esse programa ontem e passado 5 minutos fechei. Provavelmente será bom mas usável...nem por isso. E quando as coisas são dificeis de usar eu tenho tendencia a me fartar depressa. Se conseguirem descobrir como se trabalha o tone mapping e como se consegue um preview nisso eu agradeço.

Para ser sincero, tendo feito até agora 3 HDRs o programa que mais gostei para o fazer foi mesmo o Photomatix. Simples de usar e com grande controlo sobre o HDR que estamos a produzir.

Cumps

Sim, sem dúvida, mas o photomatix não é à borliu, e se este desse para usar bem era porreiro :sad:
 
Bem... Deixo aqui uma experiencia com o Qtpfsgui...

Para os efeitos exagerados até se sai bem.. Para edições mais subtis é que ainda tenho que experimentar muito porque não me sai nada de jeito..

Também não ajuda haver 8 metodos diferentes de tonemapping, cada um com sliders e opções diferentes e tudo sem qualquer tipo de ajuda util para entender o que faz cada opção..
O original era raw ou jpg? bons resultados c jpg so se for c/ varias fotos em diferentes exposicoes.

dps depende mt das situacoes, a tua foto nao e um bom exemplo ja k no original a luminosidade e relativamente uniforme, tirando a area onde incide o sol, mas nessa zona tb nao ha nada de interessante para realcar no HDR, so se for mesmo escurecer as nuvens...mas ai, na minha opiniao o teu original e melhor k o efeito HDR gerado, axo k ficava melhor era se tivesses utilizado um filtro polarizador.

tento usar HDR em situacoes em k numa foto, certas partes da mesma ficam sobre-expostas enkanto outras sub-expostas, nao havendo possibilidade de acertar num tempo de exposicao possivel.
 
Se derem uma volta nas fotos do grupo do qtpfsgui no flickr pode-se ver fotos bem boas, com resultaos muito bem conseguidos, a maioria obviamente cai no exagero e são autêntico lixo, mas tal como a foto aí do Mundano dá para ver que se pode fazer qq coisa com o programa.

Um exemplo:
2302677563_cf880012d4_d.jpg
 
O autobracketing, pelo menos na minha máquina, tira automaticamente desde que mantenha o botão pressionado, nos intervalos de EV que eu quero, bem como no número de fotos (configurando previamente).
 
O original era raw ou jpg? bons resultados c jpg so se for c/ varias fotos em diferentes exposicoes.

dps depende mt das situacoes, a tua foto nao e um bom exemplo ja k no original a luminosidade e relativamente uniforme, tirando a area onde incide o sol, mas nessa zona tb nao ha nada de interessante para realcar no HDR, so se for mesmo escurecer as nuvens...mas ai, na minha opiniao o teu original e melhor k o efeito HDR gerado, axo k ficava melhor era se tivesses utilizado um filtro polarizador.

tento usar HDR em situacoes em k numa foto, certas partes da mesma ficam sobre-expostas enkanto outras sub-expostas, nao havendo possibilidade de acertar num tempo de exposicao possivel.


O original era um RAW... Eu fotografo tudo em RAW ;) .. Aquilo que coloco aqui como "original" é o Raw processado sem nenhum tipo de ajustes especiais.. Subi apenas um pouco o contraste e a saturação das cores, porque se tivesse fotografado em JPG a máquina também o teria feito.

Quanto à foto.. Eh pá.. Eu normalmente não tiro fotos a pensar em fazer HDR's.. Talvez venha a experimentar num futuro proximo.. Esta era uma das fotos que tinha à mão e para experimentar pareceu-me suficientemente boa, com os brancos das nuvens e o escuro dos montes para dar algum alcance dinamico..


Quanto ao filtro concordo totalmente.. Só que estava um dia completamente nublado.. De repente abriu aquela brecha nas nuvens, que durou uns 2 minutos no máximo... O tempo que me demorava a colocar o filtro teria sido o suficiente para perder a foto.
 
Última edição:
Se derem uma volta nas fotos do grupo do qtpfsgui no flickr pode-se ver fotos bem boas, com resultaos muito bem conseguidos, a maioria obviamente cai no exagero e são autêntico lixo, mas tal como a foto aí do Mundano dá para ver que se pode fazer qq coisa com o programa.

Um exemplo:


Acho que o que aconteceu aí é que esse cavalo já não é deste mundo. Morreu e está no céu, virou um cavalo-anjo!


:lol:

Cumps
 
Quanto à foto.. Eh pá.. Eu normalmente não tiro fotos a pensar em fazer HDR's.. Talvez venha a experimentar num futuro proximo.. Esta era uma das fotos que tinha à mão e para experimentar pareceu-me suficientemente boa, com os brancos das nuvens e o escuro dos montes para dar algum alcance dinamico..
o exemplo mais classico sao fotos em interiores que apanhem uma janela onde, atraves do HDR, se torna possivel ter o interior iluminado e ver o k esta do lado de fora da janela.

e kestao de procurares ai no bau se tens alguma nestas condicoes ;)
 
o exemplo mais classico sao fotos em interiores que apanhem uma janela onde, atraves do HDR, se torna possivel ter o interior iluminado e ver o k esta do lado de fora da janela.

e kestao de procurares ai no bau se tens alguma nestas condicoes ;)


Quando disse que não tinha fotos boas para HDR queria dizer que não tinha bracketings de cenas com muito contraste, que é onde o HDR mostra todo o seu potencial..

Um RAW acaba por ser sempre uma unica exposição.. Porque muito que seja esticado não faz milagres..
 
Estive a experimentar mudar a exposição de um JPEG no photoshop e tentar criar um HDR no photomatix mas aquilo que saiu era horrivel :(

para conseguir um HDR decente, acho que é preferivel partir de uma foto tirada ao mesmo objecto, mas com exposições diferentes (aí uns .7 ou 1EV).
Muitas maquinas hoje em dia ja dão a hipotese de fazer bracketing automatico.

Partir de uma foto, subir a luminusidade, depois pegar na mesma foto, e "misturar", geralmente n sai grande espingarda.
 
Ainda não experimentei esta técnica mas só oiço falar em diferentes exposições para se conseguir o efeito pretendido. Não se pode jogar tambem com a distancia focal?

ermmmm...

Queria dizer zonas de focagem diferentes :D
 
Última edição:
Back
Topo