High Dynamic Range LCD

No meu caso os TFT's fazem "chorar" bastante, não aguento estar mais de uma hora a utilizar um pc que use TFT.
Como estou altamente contente com o meu monitor, jogo muitas cenas a 1600x1200 a 75hz no belo do crt 19' e nem chateia.
Se esta técnologia der as cores como eles prometem ai sim, os TFT's passam a ser de valor.
 
destr0yer disse:
Eu quando CRT de 17" e só usava 1024 x 768 @ 85 Hz, a 1280x 1024 tinha que por 60 hz e não aguentava!

normalmnte quem usa CRT, usa com o brilho no maximo.
todas as pessoas quando chegam ao meu dizem sempre "ehhh tens isto tão escuro"
no entanto, à excepção de alguns sites, tudo se ve convenientemente.
nos filmes e series, é so ajustar o brilho no WMP.

mas, eh pa, não me cansa nada a vista. com o brilho no maximo sinto-me muito mias afectado.

e isso de todos os CRT's fazerem mal é no minimo discutivel.
pela tua justificação entào um gajo com a taxa de actualizaçào a 120hz levaria com o dobro da "radiação" de um gajo que usa o monitor a 60hz... e esta mais que visto que quanto mais elevadas forem as taxas de actualização melhor.
nào é suposto os electrões passarem do ecrã.
 
Última edição:
Usar 1024x768 num crt de 17", não é um desperdicio de espaço, é o normal para quem, como eu, não gosta de pixeis distorcidos. 1280x960 já é outra conversa, mas nem todos a suportam com refresh rates decentes, por isso...
 
Isto já anda meio offtopic, mas pronto :p

Quanto a esses novos tft's, como é que conseguem os tais níveis de preto tão escuros? já não são usadas as lampadas de fundo? E isso das côres mais ricas realmente é bom, era outro ponto fraco dos tft. Os tempos de resposta penso que já não sejam grande problema.

Eu não tenho nada contra os tft, aliás, para "trabalhar" em coisas q não aplicações gráficas é o melhor pois cansa menos a vista. Por maior que seja a taxa de refrescamento dum crt o facto é q a imagem está constantemente a ser actualizada e isso acaba por cansar os olhos mesmo sem notarmos muito. O maior problema pra mim nos tft neste momento é mesmo os níveis de preto. Para ver um filme num quarto escuro nota-se logo aquela claridade de fundo..

Agora para quem diz que não nota cintilar num CRT a 60Hz só tenho a dizer... What?? :lol:
É que custa-me mesmo a perceber, mas pronto, se calhar são os meus olhos q são mais sensiveis ao movimento.. ou se calhar não. Mas pronto, não estou a duvidar da vossa palavra, se calhar não notam mesmo porque o vosso cérebro já aceita isso como sendo normal. Eu se baixar dos meus 100Hz para 60Hz até fico vesgo.

Mas já agora, para essas pessoas, façam o seguinte teste: abram um documento novo no word (de maneira a q o ecrã fique com uma grande zona a branco) e depois olhem para um ponto aproximadamente a 1 palmo de distância de um dos lados do ecrã. agora digam-me se não notam pela vista periférica o quanto o ecrã está a cintilar?

Quanto a resoluções, penso que para um CRT de 17'' resoluções acima de 1152x864 para o windows tornam as coisas demasiado pequenas. Mas pronto, podemos sempre aumentar os dpi de maneira a compensar isso. Mas para mim, 1152x864 a 100Hz tem sido o ideal.
 
Última edição:
Koncaman disse:
e isso de todos os CRT's fazerem mal é no minimo discutivel.
pela tua justificação entào um gajo com a taxa de actualizaçào a 120hz levaria com o dobro da "radiação" de um gajo que usa o monitor a 60hz... e esta mais que visto que quanto mais elevadas forem as taxas de actualização melhor.
nào é suposto os electrões passarem do ecrã.

boas

acho q estas um pouco enganado aqui
o refresh rate é a quantidade de vezes que o ecrã é varrido por minuto (se nao estou em erro)
o minimo aceitavel que supostamente o olho humano deixa de detectar é 75Hz (na generalidade. existem pessoas mais sensiveis e outras menos)

qualquer pessoa nota o refresh rate a 60Hz digam o que disserem. se nao notam das duas uma
ou ja tao todos f*d*d*s da vista q ja nem notam ou entao nao sabem o q estao a dizer

abraços
 
so uma correcçao: 60 Hz significa 60 varrimentos por segundo, nao por minuto.

e uma mensagem aos users de ecras com taxas de refrescamento de 60 Hz: o masoquismo sai caro.


cumprimentos.
 
Já nem consigo andar com resoluções abaixo de 1600x1200...por isso que é raro encontrar lcd's à minha medida.

Ainda por cima, tenho de comprar logo aos pares senão não me safo :p
 
bem... eu limito-me a ter o meu liiindo crt 15" comprado em 2000, com um max de 1024x768 e 75Hz max:)
a ver se este verao compro um lcd 19":-D
 
limitem-se a ficar no topico essa conversa Crt vs Tft já´e velha e nao leva a lado nenhum há quem prefira os tft's e há quem prefira os crts ponto final :007:
 
Mefisto disse:
boas

acho q estas um pouco enganado aqui
o refresh rate é a quantidade de vezes que o ecrã é varrido por minuto (se nao estou em erro)
o minimo aceitavel que supostamente o olho humano deixa de detectar é 75Hz (na generalidade. existem pessoas mais sensiveis e outras menos)

qualquer pessoa nota o refresh rate a 60Hz digam o que disserem. se nao notam das duas uma
ou ja tao todos f*d*d*s da vista q ja nem notam ou entao nao sabem o q estao a dizer

abraços

o fosforo (eu acho que é fosforo o que sta por trás do ecrã, na volta to a fazer confusão) quando recebe um feixe mais intenso de electrões irradia mais, mas também perde a luminusidade mais rapidamente (não perde completamente, mas baixa mais depressa, ate um certo ponto).
a refresh rate, basicamente, é o nº de vezes que esse feixe inside na mesma linha da camada de fosfro, ora para uma luminusidade maior, convem ter uma refresh rate mais elevada, para manter o fosforo com a mesma intencidade o mais tempo possivel.

o que faz mal, é mesmo a variação de luminusidade, não é o facto da imagem ter algum arrastamento...
trabalhar o dia todo à luz de lampadas fluorescentes também não é grande coisa, por razões semelhantes.
 
Desculpem lá estragar a euforia mas este ecran não é o primeiro nem é o melhor lcd HDR do mundo.
Este sim é o unico e mais poderoso LCd HDR do mundo,

http://www.bit-tech.net/hardware/2005/10/04/brightside_hdr_edr/5.html

contraste : infinito (o numero que eles dão de 200 000:1 é só para mostar um numero já que em teoria este ecran tem contraste infinito leiam o artigo para perceber)
Luminance - minimo:0 cd/m2 (sim tão a ler bem, este ecran mostra preto a sério 100% preto)
maximo:4000 cd/m2 (tão brilhante que tem o mesmo efeito nos nossos olhos de olhar para o sol)
cor 48 bits

Ésta tecnologia já está licenciada a varios fabricantes, espero que nos procimos tempos os grandes fabricantes de tv's comecem a vender lcd's com isto incorporado.

Quem fez o artigo alerta para o facto de as imagens mostradas no artigo não fazerem justiça ao ecran já que nem a maquina fotografica consegue fotografar em HDR nem os ecrans dos computadores conseguem mostrar HDR, aquele efeito de Blooming que se ve nas imagens é a maquina fotografica a ser sobrecarregada com o brilho do LCD, simplesmente não consegue fotografar o ecran como deve ser.

É pena é este LCD custar o mesmo que um carro de luxo8o

Não existe discussão possivel, isto é o melhor ecran do mundo, o unico com capacidade para mostrar imagens 100% fieis á realidade.
 
Última edição:
Este sim, é preciso oculos escuros para jogar :D

mas 49k é um abuso, dasss é daquelas coisas que só vai estar acessivel daqui uns 20 anos :|
 
Obviamente que o preço actual não terá nada a ver com preços finais de consumidor. Uma coisa é preços de 1º linha, outra é massa. Deixem lá de refilar com o preço.
 
VVhat disse:
Obviamente que o preço actual não terá nada a ver com preços finais de consumidor. Uma coisa é preços de 1º linha, outra é massa. Deixem lá de refilar com o preço.


Exactamente, este modelo especifico que foi mostrado tem aquele preço porque é edição muito limitada e usa tecnologia "ainda com fraldas":-D

Produção em massa, optimização e maturação da produção de componentes, licenciamento da tecnologia a varios fabricantes com consequente aumento da concorrencia, etc
tudo isto faz o preço cair a pique para qualquer produto.


Um pormenor interessante é que a luz trazeira daquilo é tão potente que tem de ser arrefecido a água por 2!! radiadores 120x240mm parecidos com o Black Ice Xtreme 2.

Tenho a certeza que vão arranjar uma maneira de fabricar um modelo mais "fresco" ou então aquela coisa para alem de TV tambem vai servir de grelhador:joker:
 
Última edição:
A luz produz muito calor por causa da tecnologia de WBLED's que eles usam. Não falta muito para estes LED's deixarem de ser assim.
 
Back
Topo