Problema High RAM e Disk usage

CervejaMan

Power Member
Boas,

Tenho notado que o PC de vez em quando breca e tem andado mais lento que o habitual. Hoje, então, deu-se o cúmulo. Sem aplicação nenhuma aberta (excepto o NOD32), tinha 73% de RAM utilizada. Não faz qualquer sentido. Quando fui para tirar print, abri a barra do windows e fiz search pelo Paint e eis que ele puxa 90%+ do disco, levando, inclusivamente, a um breco (de segundos mas irritante). Fica aqui uma print:

http://imgur.com/a/xBLBJ

Com o chrome aberto:

http://imgur.com/a/5yh0u

Não consigo perceber... Alguém tem umas ideias?

O meu PC:

i5 2500
8GB RAM 1333MHz
P8H67
HDD WD 1Tb 7200RPM
 
Que processos tens a comerem-te a RAM? Vai à aba dos detalhes, ordena por uso de memória e mete print aqui.

A cena do disco pode ser o disco a dar as últimas. Saca o CrystalDiskInfo e mete print aqui.
 
O disco aparentemente está bom. Isso provavelmente é virose.

Não era essa print que eu queria do Gestor de Tarefas. Tira a isto:

165ff5226538016439b50365878bd8e6.png



E já agora, vens aqui:

c6c3cce50dc3681b9314df349feda761.png


Esperas uns segundos e tiras print a isto:

c3a0cb4bbd084aadcca4b972698c0bac.png



Não sei porque é que tens isso a mostrar em percentagem, mas fazendo umas contas rápidas, o teu teamspeak está a comer-te uns 2gb de ram? Estou neste momento dentro de um server relativamente grande e o meu só usa 16mb de ram.

Tens a certeza que tens os 8gb de ram utilizáveis? Tira print a isto também já agora:

d17ea301c5ff03a26a21be75fda6539e.png
 
O problema de parar é do disco. Infelizmente é um problema grande a partir do Windows 8. Também tive esse problema, mesmo com um SSD. Quando abria qualquer coisa o PC durante 3 segundos ficava com tudo sem responder e depois continuava. Mesmo em fresh installs. Tentei muita coisa, a única coisa que resolveu de vez foi instalar o Windows 10 UEFI, desligar todas as opções de tracking da microsoft, cenas de recolher dados, etc., instalar os drivers atualizados do chipset e deixar o Windows fazer os updates todos. Nunca mais tive problemas.

Em relação à RAM, eu diria que tens muito vírus a correr em background. Por essas prints não se vê processos a usar RAM que justifiquem os 90%. Eu tenho basicamente as mesmas coisas que tu: umas 10 abas no opera, stream, ts3, steam, msi afterburner, visual studio, hwinfo e neste momento está a usar 3.8 GB.

A RAM sobe assim logo que inicias o PC? Ou demora um tempo? Também pode ser um memory leak qualquer, mas é improvável.

Saca o Process Hacker (é portable), ordena por Private Bytes e tira print.
 
Sim, sem dúvida aqui o problema é com a utilização do disco ir aos 100%, pois é aí que o computador pára. Tens algum tutorial para desligar essa tretalhada toda?

http://imgur.com/TDOzL9b - chrome com 3 abas + paint + teamspeak 3 + nod32 a correr em background.

Sim, assim que inicio o PC a ram fica logo toda ocupada. E fica assim mesmo em Idle.
 
Já nem sei o que te diga. Tudo aponta para que não tenhas nada que não devias a correr em background. Tive a procurar na net e há gente que diz que é um memory leak em drivers, o que explicaria não te aparecer nenhum processo estranho.

Queres o meu conselho? Formata tudo, e instala o Windows 10 como eu te disse acima. Vais ver que vai ficar bom. E quando fores instalar, instala sempre os drivers mais recentes e deixa o Windows fazer os updates que tem de fazer.
 
Back
Topo