Hipoteses de um reflow dar certo

ff1esta

Power Member
Boas.
Há tempos ofereceram-me 2 portateis supostamente avariados para eu tirar peças,ou se tivessem reparaçao, eu reparar(faço isso como hobbie e para trabalhos para amigos)e ficar pra mim. Testei os 2 e pelo que me pareceu, o problema era o chip grafico avariado nos 2.
Um deles, Toshiba,andei a ver boards e nao era viavel pelo preço. O outro,Acer, era viavel,mas pela pesquisa que fiz, a avaria que tinha do chip grafico era comum ao modelo,e as board que encontrei,ou eram recondicionadas( reballing do chip grafico) ou eram muito caras e entao há 6 meses que os tenho encostados.

Há dias, lembrei-me de desmontar o Acer e dar um calorzinho com a pistola da estaçao de retrabalho,200ºc durante 2 minutos. MOntei-o de novo e VOILA, Acer a bombar. Já há uns dias que funciona, formatei-o, já vi videos no Youtube, videos normais, drivers atualizadas da grafica e até agora,nem um sinal de falha da grafica.

Será que isto aguentará algum tempo? É que pelas pesquisas que tenho feito e tudo o que já li sobre reflows, isto nunca é uma reparaçao viavel,mas o certo é que o Acer está a bombar. Será uma questao de tempo????
 
ja fiz um reflow num hp dv6500 notórios por problemas gráficos e durou um ano. outros portáteis nem tanto. depende. reballing é que ja é uma reparação mais duradoira.
 
E durou exatamente um mês. Teve a funcionar bem, mas ontem guardei -o ainda quente dentro da bolsa e se calhar ele não gostou. Vou lhe dar mais um calorzinho a ver. Da me pena,porque tirando isso,é um portátil ainda jeitoso para o uso que lhe dou.
 
Boas.
Esta tarde fiz novo reflow. Resultou, logo na hora, tudo ok. Atualizou windows e tudo.
Agora de noite,fui voltar a liga-lo e já nao dava nada. É pena,acho que é caso perdido.
 
Novo ponto da situaçao. Como tenho tempo, desmontei-o de novo, e dei-lhe mais 3 minutos de calor a 230ºc e rescuscitou de novo, ate tou a escrever este post nele,neste momento.Vamos la ver durante quanto tempo.
 
Bota calor nisso, mete no maximo 450ºC (sim, quatrocentos e cinquenta graus)

Fica pra proxima.o gajo parece que gosta,enquanto der vou fazendo. Como tenho outros pcs, nao ha crise. Dá-me pena deste,porque está em excelente estado,tirando este pequeno/grande problema.
 
Para o reflow funcionar tem que derreter a solda em todo o chip. A 200 graus e por dois minutos não vai resultar a 100%, por isso funciona durante pouco tempo. Ficar fazendo aos bocadinhos vai acabar por danificar a motherboard. Verifique se esse modelo tem solda com ou sem chumbo ( a partir de 2006 começou a ser usada a solda sem chumbo), pois as temperaturas de fusão são diferentes.Outro factor é a qualidade da estação de ar.
 
Back
Topo