PC Hogwarts Legacy (Avalanche Software)

O jogo aqui não está deslavado, não precisa desse disparate. Talvez o pessoal que quer jogar jogos a sério não devesse comprar TNs :D

Por acaso está
Tive oportunidade de experimentar num VA com hdr e nota-se muito a diferença de cores.
Usando esse "truque" há uma diferença enorme.
Também vi que de facto está mal optimizado, portanto vai mesmo para o fim da lista.
 
Por acaso está
Tive oportunidade de experimentar num VA com hdr e nota-se muito a diferença de cores.
Usando esse "truque" há uma diferença enorme.
Também vi que de facto está mal optimizado, portanto vai mesmo para o fim da lista.
Por haver diferença não significa que a maior saturação sejam as cores corretas. Aqui o jogo tem boa cor, tenho um VA e jogo com o HDR desligado.
O jogo tem problemas de performance devido ao Denuvo, como é o normal hoje em dia, mas aplicando as definições coloquei há uns posts atrás, fica bastante bom.
Nada disto estraga a experiência de jogo, não é por aí que se coloca no topo ou no fim da lista. Ou se gosta de RPG e se tem interesse pelo universo Harry Porter, ou então não interessa.

Ontem saiu um driver novo da NVIDIA e há muita gente a dizer que melhorou bastante a performance do Hogwarts Legacy.
 
Última edição:
Não me parece que o Denuvo seja o único culpado, há como é normal hoje em dia, algum laxismo no que toca á optimizaçao.
Em defesa do jogo os interiores com reflexos RT são do melhor que já vi.
 
Para já a minha experiência tem sido positiva e, mesmo que não gostasse da saga, existem coisas suficientes para me cativar. Gosto principalmente do artwork, da música e da exploração.
Não tenho um PC ao nível de maior parte dos users que comenta aqui (i5-8400, 1070ti e 16 GB de RAM) e até agora as quebras de performance não foram nada que estragasse a experiência, mesmo em Hogsmeade. E faço captura do jogo e câmara.
Apenas estou a usar os tweaks do reddit que foram postados aqui. É possível que possa ser menos sensível a esse tipo de problemas pois estou habituado a jogar jogos com 20-30 anos.

A história passa-se muito antes dos acontecimentos dos livros/filmes Harry Potter e podem entrar neste jogo ignorando a ligação à franquia. Aliás até pode ser positivo por um lado pois vão descobrir muitas coisas novas.

No entanto só recomendo comprar nos primeiros meses se tiverem uma grande curiosidade e interesse em experimentar, nem é preciso serem fãs da saga basta que gostem deste género de jogo.
No meu caso é raríssimo comprar jogos no lançamento e só o fiz pois era um jogo que aguardava com alguma expectativa.
 
Tenho um 5700X, 16GB e 3080 ti, e já apliquei os tweaks que fui apanhando, e mesmo assim tenho drops brutais. De cerca de 100-110FPS para 40 FPS e de volta, enquanto estou em movimento. Já reduzi uma série de coisas, incluindo o ray tracing, que ajudou um bocado e fiz o lock para 60FPS, mas vejo o GPU a ser bastante subutilizado, e o CPU também na maior parte do tempo.

Isto quando outros jogos que sairam agora como o Wo Long ou o Atomic Heart têm corrido sem grandes dramas.

Não estou nada impressionado com o jogo.

EDIT:
---------------------------------------------------------------------------------------------
Okay, fiz uma série de coisas hoje, que ajudaram a estabilizar os FPS, embora não seja perfeito.

=> O mod Ascendio, que já falaram cá, melhorou bastante: https://www.nexusmods.com/hogwartslegacy/mods/69. Recomendo vivamente se tiverem problemas.
=> Instalei a app ReduceMemory que trabalha em background, e vai libertando a RAM alocada no jogo e que não é utilizada. Não sei se faz grande diferença, mas deu para entender que o jogo não necessita de tanta memória, nem os 32GB que alguns recomendaram. Sem a app, no meu sistema de 16GB o jogo estava a consumir 12GB. Com a aplicação em funcionamento, o jogo consome 4-6GB durante o jogo.
=> Instalei a última versão do driver da nvidia
 
Última edição:
Alguém sabe o significado deste chime aos 5 segundos que se houve de vez em quando ao passar por certas áreas? Há quem diga que é a indicar a presença de uma página do guia, mas faço Revelio quando oiço e ando à procura na zona do som mas não encontro nada que já não tivesse encontrado.

 
Alguém sabe o significado deste chime aos 5 segundos que se houve de vez em quando ao passar por certas áreas? Há quem diga que é a indicar a presença de uma página do guia, mas faço Revelio quando oiço e ando à procura na zona do som mas não encontro nada que já não tivesse encontrado.

Sim, esse som é quando aparece uma página do guia. Parece estar nas tuas costas. Se calhar é um bug?


Não sei se alguém já publicou aqui, mas este vídeo mostra como colocar as legendas e os menus em português do brasil, mantendo o áudio em inglês:

 
Eu estava a jogar bem em 4k dlss, até que cheguei a hogwarts, e numa cutscene começou a fazer alto stutter. Fiz alt+f4, colei a cena do reddit, e resolveu-me logo os problemas. Tenho, em DLSS Quality 4k, tudo em ultra, e consigo uns estáveis 70/80fps. Para mim, está perfeito.
 
O problema não é a média dos fps. O problema são as quebras, e os stutters. E isso vê-se mais nos 1% lows do que nas médias.
 
O problema não é a média dos fps. O problema são as quebras, e os stutters. E isso vê-se mais nos 1% lows do que nas médias.

Também depende da tolerância de cada um. Existe pessoal que só joga com tudo perfeito e ao minimo stutter já está a bater mal e existe outros que não lhes faz a minima diferença, a não ser que seja algo exageradamente mau.

Eu que joguei PS1, PS2, X360, PS3, etc, já fui mesmo muito tolerante a stutters e a 1% lows. Só que nessa altura nem se usava esses termos, era normal os jogos serem assim :D
 
Digo média a olho. Não faço ideia qual o 1% mínimo, mas sinto mesmo grande fluidez, que em muitos jogos não sinto. Para mim está bom. Se aparece um stutter a meio, não me incomoda, mas não tenho notado nada.
 
No entanto só recomendo comprar nos primeiros meses se tiverem uma grande curiosidade e interesse em experimentar, nem é preciso serem fãs da saga basta que gostem deste género de jogo.

O jogo é mais um que segue a fórmula do open-world, o mundo é detalhado e imersivo cheio de atividades, várias histórias que estão interlaçadas, e o combate de magia é interessante e até agora tem sido divertido. O problema para mim tem sido os drops e stutters, e olhando para a net não sou o único, pelo que o melhor é esperar um mês ou dois até aparecer um patch que resolva isto. A questão é que tenho de baixar as specs do jogo para amortizar os picos que me parecem estar ligados à memória.
 
Também depende da tolerância de cada um. Existe pessoal que só joga com tudo perfeito e ao minimo stutter já está a bater mal e existe outros que não lhes faz a minima diferença, a não ser que seja algo exageradamente mau.

Eu que joguei PS1, PS2, X360, PS3, etc, já fui mesmo muito tolerante a stutters e a 1% lows. Só que nessa altura nem se usava esses termos, era normal os jogos serem assim :D
Verdade, por acaso estava a mostrar o jogo à moça e a queixar-me que de vez em quando dava uns breaks e ela dá-me um "cachaço" pa aproveitar masé o jogo que estava a correr decentemente :winknu:

Para quem já jogou jogos como o Wolfenstein 3d com 30 fps há uns anos estava-me a queixar muito.
 
Não há previsões de updates? deixei passar uns tempos a ver se o jogo melhorava, ontem peguei nele, com os mods e dicas que deram, cheguei a hogsmeades fps baixam de media de 120 para uns 80 e pouco opa tudo tranquilo, agora o stuttering é que é irritante -.-
 
Não há previsões de updates? deixei passar uns tempos a ver se o jogo melhorava, ontem peguei nele, com os mods e dicas que deram, cheguei a hogsmeades fps baixam de media de 120 para uns 80 e pouco opa tudo tranquilo, agora o stuttering é que é irritante -.-

Tens o RT ligado?
 
Back
Topo