Hoje é Terça-Feira, novidade? Google OS X (Google Chrome)

syMMys

Banido
erghhh... perdão, queria dizer novo browser open source da Google. Google Chrome.
Baseado no Webkit tal como o Safari.

Mais aqui: http://blogoscoped.com/archive/2008-09-01-n47.html

Site: http://www.google.com/chrome (indisponível por agora, segue dentro de momentos)


Porquê o título sensacionalista?

Com esta história das WebApps estaremos nós a caminhar para um futuro onde o sistema operativo e a plataforma computacional deixa de ser o mais relevante?

Qual o futuro dos Netbooks ou Tablebooks onde o Web Browser poderá passar a ser "o motor" do software? Chegará aos Desktops?

Estaremos longe do Macbook Net ou Macbook Table ?

Para já temos mais um novo browser, por enquanto apenas disponível para o sistema operativo dos 90%, Windows, mas as versões para Mac e Linux seguem dentro de momentos.
 
Última edição:
O Google Chrome foi desenvolvido sobre o Webkit da Apple, o core e o V8 está disponível para Mac, basta compilar, e só ainda não existe o browser em si, peça que é de facto importante pois é o que o cliente final vai usar.

Ainda não compreendi porque foi encerrada a thread mas ok.

Eu uso o Chrome em Mac sobre o vmware.

Alguns benchmarks
 
Última edição:
Quando li pela primeira vez a notícia não liguei muito... Mais um browser? Porquê? Já existem bastantes browsers para todos os gostos e feitios, tanto em Windows como em Mac. Não fazia qualquer sentido para mim no início, mas faz todo o sentido para a Google, integração de todos os seus serviços (google docs, google gears, gmail, google reader, google calendar, etc) num browser seu, simples, rápido, estável, em que a interface quase desaparece, parecendo que o site/web app que visualizamos é realmente um programa que está a correr no nosso PC, isto sim já me cativou um pouco mais... E começo também a entender a inevitabilidade da ideia do cloud computing, em que o sistema operativo não será essencial, e a experiência do utilizador com um computador será igual desde que tenha uma ligação à internet. Mas sinceramente só quando o tiver experimentado é que poderei dar uma opinião mais definitiva.
 
Última edição:
Eu já experimentei tanto no meu win xp no vmware como no windows vista noutro pc e gostei bastante do que vi. Super rápido a abir as páginas (safari 4 like), super leve (apesar do que andam por aí a dizer) e gostei muito de alguns pormenores como o posicionamento default das tabs, que apesar de não ser novidade nenhuma (Opera), é de louvar, porque arranja muito mais espaço livre no ecrã. Tens mais algus pormenores interessantes que só experimentando é que se pode ver mesmo. Eu gostei.

Acho é que a versão para Mac ainda vai demorar uns bons tempos, pelo paleio deles :(
 
No Mac temos o Safari 4 que é um bom substituto.

Bem, mas para isso escusamos de estar para aqui a falar no chrome ... Eu gostei, e estou com grandes esperanças com a versão Mac, porque sempre achei o Safari demasiado limitado em alguns aspectos que para mim são fundamentais (não sou a favor de ter que instalar addons para meter o browser como eu gosto). Claro que o Safari em Mac é aquela coisa, a nível de performance, mas não passa disso, imho.
 
Bem, mas para isso escusamos de estar para aqui a falar no chrome ... Eu gostei, e estou com grandes esperanças com a versão Mac, porque sempre achei o Safari demasiado limitado em alguns aspectos que para mim são fundamentais (não sou a favor de ter que instalar addons para meter o browser como eu gosto). Claro que o Safari em Mac é aquela coisa, a nível de performance, mas não passa disso, imho.

É um bom substituto temporariamente. Vamos lá ver se o Safari/SquirrelFish também entra na onda do multiprocesso.
 
Que saia a versão Mac para testar isto.
Tudo o que vem dos lados do Google costuma ser diferente e com qualidade. E parece que este caso segue essa "regra".
Estou curioso.
 
Segundo ouvi dizer, todas as informações que lanças online (formulários, dados pessoais, etc), utilizando este browser, entram "automáticamente" em bases de dados da empresa.. Ou seja, PRIVACIDADE?

Ainda se queixam do Safari..
 
Segundo ouvi dizer, todas as informações que lanças online (formulários, dados pessoais, etc), utilizando este browser, entram "automáticamente" em bases de dados da empresa.. Ou seja, PRIVACIDADE?

Ainda se queixam do Safari..

Pelo menos no modo de navegação privada, isso não deve acontecer.
Mas mesmo que acontece, sendo um browser open source, esse problema é facilmente resolvido (e por este motivo, parece-me que a coisa não é tão grave como querem fazer parecer).
 
Já esta disponível uma versão para Mac :D
Não vinda directamente do Google, mas sim do CrossOver.

Criaram uma App que utiliza o wine para emular o Chrome, até agora parece estar a trabalhar bem xD.
Também disponível para Linux...

CrossOver Chromium
 
Squirrelfish (Extreme) contra-ataca V8 (Chrome)

Link

sfx-perf.png


Vruuuuummmmmm...


engine-perf.gif


More
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo