1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Discussão em 'Digital Life' iniciada por skinnedpt, 11 de Janeiro de 2017. (Respostas: 729; Visualizações: 58091)

1. skinnedpt

skinnedpt Power Member

O meu objectivo deste post é no fundo dar-vos a conhecer um software (não estou ligado em nada a ele) gratuito e extremamente versátil que se ajusta à casa de cada um a um preço acessível e trocarmos ideias, dúvidas, etc.
    O software está constantemente a ser actualizado com introdução de novas features e adicionando suporte a novos acessórios com uma comunidade extremamente prestável.

Hoje em dia já existem algumas hubs mais baratas, mas todas com sistema proprietário/fechado.
    Esta vai permitir adaptar o sistema às vossas necessidades e à vossa casa.

O que vão precisar:

- Raspberry Pi 3 Model B (Recomendado, embora possam instalar no Windows 10, Ubuntu, Mac OS X)
    - Cartão micro SD
    - Recomendo ligação por cabo RJ-45
    - Como vocês é que vão programar o software ao vosso modo, convém saber o básico de programação e ter tempo/paciência, porque muitas vezes só conseguimos chegar onde queremos através do método "try-error" até "try-successful", embora maioritariamente o log indica a causa e linha do erro.

Primeiro passo será instalar o Home assistant (baseado em Linux) no Sd card.

:arrow:Para isso recomendo seguir este tutorial:

:arrow:Como configurar e aceder remotamente e de forma encriptada à vossa HUB HA:

A partir daqui recomendo:

- https://home-assistant.io/getting-started/
    - https://home-assistant.io/getting-started/configuration/

:arrow:O meu configuration.yaml:
    http://pasted.co/fadbad3d

Actualmente suporta 496 componentes:
    https://home-assistant.io/components/#all

Como é óbvio para poderem usar Z-wave ou Zigbee vão continuar a precisar de um receptor. O mais barato e que é compatível é a Pen:

Aeon:
    https://www.amazon.co.uk/dp/B00YETCNOE/?tag=

ou mais recomendado:

Aeon Gen5:
    https://www.amazon.es/Aeon-Labs-Aeo...8&qid=1473176305&sr=8-6&keywords=gen+5+z+wave

Suporta também os Vera.

O meu setup actualmente:

- Netatmo estação + módulo + pluviômetro
    - Luzes philips Hue (2 amarelas, uma strip rgb e 8 rgb) com respectiva bridge
    - Belkin WEMO Insight Switch a tomar conta da TV e consolas com respectivo consumo.
    - Localização do Iphone
    - Uso juntamente com o Home Assistant o IFTT
    - Vera plus hub
    - Netatmo termóstato sem fios
    - Roller shutter 2
    - Apple TV para o homekit
    - Siri

Vou adicionar:

- Netatmo Anemómetro)
    - Roller Shutter 2 da Fibaro (Vários)
    - Trocar as duas Hue amarelas por as de nova geração que fazem Branco e amarelo.

O que não adicionar:

Actualmente estou também a montar um sistema de alarme, embora pudesse escolher sistemas compatíveis com zwave e ter tudo no home assistant optei e recomendo a não o fazerem.
    O motivo é simples:
    O Alarme é a nossa segurança. Um sistema tem de estar ligado à rede o que por si só já invalida parte dessa segurança se tivermos várias pessoas a usar o sistema, além do mais optei por um sistema completamente sem fios, com ligação 3G, com baterias de backup para falha de luz o que neste caso já envolveria a compra de pelo menos um UPS e não encontrei nada semelhante com 3G.

edit:

A nova HUB da Vera (Vera secure) já tem bateria e gsm incorporado. Sai ainda este mês e será entao uma maneira de ter o alarme com zwave de forma segura!

Recomendo optarem por sistemas que usem o IFTTT :
    Alguns exemplos que uso:
    A luz pisca quando recebo um email.
    Quando saio de casa o switch apaga as luzes associada a mim, assim com a TV, consolas, etc.
    Quando volto a entrar em casa volta a ligar o que quero.
    Acender as luzes ao por do sol.
    Aceder à temperatura interior da casa através do netatmo e ajustar ou apagar o aquecimento central/caldeira através do termostato.

Isto é contudo possível fazer através de automatizações também no homeassistant e por ventura mais tarde o farei (noto que o IFTTT tem algum lag por vezes) no entanto numa fase inicial é interessante enquanto não temos ainda o sistema a 100%.

Por fim mostro actualmente o estado do meu sistema:

Estou disposto para eventuais esclarecimentos e dúvidas.

Última edição: 17 de Janeiro de 2017
  2. macinblack20

macinblack20 Power Member

Podes indicar por quanto já ficou o teu Setup? :)

3. skinnedpt

skinnedpt Power Member

Tento sempre aproveitar promoções da amazon (para isso uso price trackers para me avisarem de descidas de preços).
    Mesmo assim já tenho algum dinheiro investido aqui.

Para quem está a pensar (como eu) em ter interruptores inteligentes, seria melhor aguardar.
    A legrand em parceria com a netatmo apresentou na ces 2017 interruptores e tomadas inteligentes (com sensor) com design sóbrio e acabando por tapar os buracos dos outros. Esperam ter à venda até ao final do ano:

https://www.netatmo.com/partners/legrand

4. Paulo106

Paulo106 Power Member

Boa. Finalmente temos um tópico próprio para esclarecer-debater temas e apresentar as nossas duvidas soluções.

Quanto ao programa, convém esclarecer que é também compatível windows 8.

5. Paulo106

Paulo106 Power Member

Uma das minhas primeiras duvidas. Ando as voltas para configurar uma câmara onvif. Alguém já conseguiu e podia ajudar a escolher as configurações apropriadas? Já tentei varias opções , mas sem sucesso. Consigo utilizar a aplicação da SRICAM e ir buscar a câmara sem problema. Também consegui detectar a câmara na aplicação Onvifer. As configurações foram as seguintes "Onvif device discovering" Ficou descoberta e configurada com o nome da camara, ip:5000, username e password do wifi. No Home assistant, não aceita as configurações que coloco. Já tentei umas quantas, entre elas câmara genérica, o Fffmeg, Foxcom ...

6. NightShade

NightShade Power Member

@skinnedpt podes colocar o código da parte da Meteorologia?
    Queria adicionar ao meu, e o teu está porreiro :D

7. PiKa_

PiKa_ Power Member

Tenho neste momento configurado o hass num Pi1. Tenho a caminho o gw da xiaomi com alguns sensores (o bundle) e tambem 2 fibaro fbr 222 e a Aeon Gen5:
    Tenho um step by step feito por mim para instalar tudo á unha se alguem precisar. É capas de estar algo confuso mas se justificar posso tentar limpar para ficar mais claro.

@skinnedpt podes partilhar o teu configuration.yaml?

Última edição pelo moderador: 13 de Janeiro de 2017
  8. Kookie_Monster

Kookie_Monster Power Member

Seguir tópico

Quando tiver algum tempo deixo o meu contributo.

:beerchug:

9. Pheux

Pheux Suspenso

Tópico subscrito! A acompanhar. Tenho muito interesse nisto para adicionar na minha futura casa. :)

10. Heijafost3

Heijafost3 I fold therefore I AM

Deixar aqui mensagem para ir acompanhando :)

11. rodolfovieira

rodolfovieira Power Member

@skinnedpt se puderes partilha o teu yaml, tenho interesse na parte da "psp" e no cambio.

12. NightShade

NightShade Power Member

Visto que tudo no HA é feito pelo ficheiro YAML, podemos facilmente partilhar os nossos projetos.. :)
    Assim que tiver o meu funcional também partilho aqui :)

13. skinnedpt

skinnedpt Power Member

Desculpem a demora mas tive a acabar o meu primeiro video tutorial que foi adicionado ao post inicial.

Se gostarem dêem o vosso apoio para continuar com vídeos.
    O Próximo será poder aceder remotamente ao HA fora de casa por HTTPS.

Vou também publicar a configuração no github e actualizar o post inicial.

14. macinblack20

macinblack20 Power Member

Já vi e subscrevi :) bota mais tutoriais que mesmo que o pessoal não dê muito seguimento agora, serão úteis no futuro :)

15. skinnedpt

skinnedpt Power Member

Obrigado! Sim agora ao início é normal que chegue a pouca gente mas também não é de todo o meu objectivo, pelo menos por agora, mas sim melhorar a qualidade dos tutoriais, reviews de tecnologia ligado às smart homes.

16. RS

RS Power Member

@skinnedpt activa o playback in other sites, caso contrário não dá para ver o video aqui inline no forum.
    Também está subscrito este tópico! No meu caso estou só à espera das minhas lampadas xiaomi para fazer coisas mais engraçadas :)

@skinnedpt
    Como estás a controlar o "estar em casa" e "fora de casa"?
    Neste momento fiz uma coisa básica que quando o tlm se liga à minha rede wifi considera em casa e vice versa. Mas não é de todo super eficaz às vezes o tlm pode perder a ligação e já me aconteceu ligar-me a tv e o pc quando estou na cama lol

17. skinnedpt

skinnedpt Power Member

Escrevi "num" na thumbnail lol. Tenho de corrigir também isso.

Tenho o iCloud e localização GPS. Até ver funciona 99% das vezes.

18. NightShade

NightShade Power Member

Qual é o link do github onde vais por?

19. skinnedpt

skinnedpt Power Member

Estou a tratar disso. Quando tiver tudo ok meto aqui.
    Houve algumas modificações nas últimas builds e estou a checkar tudo antes de meter o código online.

20. whitelines

whitelines Power Member

Para ja o meu apoio é sub este topico e um like :p
    Quando tiver isto instalado vou tentar participar mais.

PS Offtopic: Porra que ecra gigante e que tu tens? LOL

Partilhar esta Página