Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Boas,

Tenho lido aqui os vários posts, no entanto mantenho diversas dúvidas acerca deste assunto. Em minha casa o que de mais tecnológico tenho são os estores elétricos, no entanto gostava de automatizar algumas coisas, como por exemplo a abertura e fecho dos estores remotamente e programadamente, acender as luzes led que tenho atualmente também remotamente, por exemplo quando acendo a TV as luzes desligarem, etc.
A minha dúvida está em saber qual a melhor solução, sendo que nesta fase pretendia manter os interruptores e tomadas atuais, a solução é os relés?
E o cérebro para isto tudo qual é a melhor solução e a mais em conta?

Cumprimentos
João Duque
 
Assumindo que vais comprar tudo:

- Home Assistant + raspberry pi para cérebro
- Relays Fibaro para os interruptores e para os estores
- Pen z-wave para o pi para comunicar com os relays

Em teoria controlas quase td em casa com isso. Claro que se por exemplo a TV for antiga sem ligação à rede e só der para interagir com comando precisas de mais "apetrechos".
 
Assumindo que vais comprar tudo:

- Home Assistant + raspberry pi para cérebro
- Relays Fibaro para os interruptores e para os estores
- Pen z-wave para o pi para comunicar com os relays

Em teoria controlas quase td em casa com isso. Claro que se por exemplo a TV for antiga sem ligação à rede e só der para interagir com comando precisas de mais "apetrechos".


Obrigado pela resposta rápida, por exemplo e se depois quiser comprar uns sensores por exemplo da Xiaomi eles vão funcionar nesta configuração?

Cumprimentos
 
Acho que já existe alguma suporte para esses sensores xiaomi e foi falado algures (não sei se por este tópico).
Mas penso que tenhas que ter na mesma o gateway da xiaomi. Alguém que me corrija se tiver errado.

Edit: sim está a ser activamente updated pela comunidade este fork parece ser o mais activo. Possivelmente irá ser integrado no futuro na build oficial.

Description
This is an complete Home Assistant component for Xiaomi Gateway. It allows you to integrate the following devices into HA

  • Motion Sensor
  • Door and Window Sensor
  • Button
  • Plug
  • Aqara Wall Switch (Single)
  • Aqara Wall Switch (Double)
  • Aqara Wireless Switch (Single)
  • Aqara Wireless Switch (Double)
  • Cube
  • Gateway Light
  • Gateway Sensor
  • Battery
  • Ringtone play
What's not available?

  • Gateway Radio
  • Power Consumption

E sim precisas do gateway.
 
Última edição:
Ok. Imaginando que avançava nesta configuração teria que comprar relays, um para cada interruptor e para cada tomada que quisesse controlar, correto?
 
Comprei o Xiaomi Plant Tester, mas gostava de o integrar no HA. Sinceramente pensei que usava z-wave, mas parece que é Bluetooth, alguém conhece o material necessário para integrar no HA?
 
Boas! Estou a iniciar-me na "domótica". Mandei vir uma lâmpada RGB Yeelight da Xiaomi e agora estou a pensar mandar vir uma tomada inteligente da xiaomi (a xiaomi socket Zigbee Version).
Gostaria de saber duas coisas: se é uma boa compra (ou se há melhor por um preço igual ou inferior) e que adaptador preciso para ligar a uma tomada tradicional em Portugal (esta serve? http://www.*****.com/plugs-sockets/pp_281965.html)
Obrigado pela ajuda

EDIT: Peço desculpa se não é o local certo para esta questão mas foi onde me pareceu melhor
 
Última edição:
A tomada sendo zigbee precisa do gateway deles para funcionar. Não sei se existe versão Wi-Fi e se, a existir, funciona sem gw.
 
A tomada sendo zigbee precisa do gateway deles para funcionar. Não sei se existe versão Wi-Fi e se, a existir, funciona sem gw.
Já vi que há uma que funciona apenas por wi-fi e não necessita do gateway. Como é a captação de wifi destes equipamentos. É melhor que a de um telemovel. Pergunto isto porque no sitio onde tenho a ficha a cobertura de net não é grande coisa
 
Não me fiava nisso. Se queres apostar na domótica e com cobertura fraca de Wi-Fi não vais ter algo fiável.

Ou avanças para uma solução zigbee/zwave em que é criada rede mesh entre as várias fichas ou tens que melhorar a cobertura Wi-Fi
 
Também já tinha visto isso num artigo na internet.

Mas depois de ver os switchs/interruptores Z-Wave da Xiaomi, estou bastante mais inclinado para apostar nos interruptores no lugar das lâmpadas inteligentes.

Os varios artigos davam a entender que pode acontecer, eu confirmo, tive confirmação atraves da empresa que desenvolveu o chip usado pelo ikea
 
Bom dia,

Estupidamente comecei a minha "rede" para o HA... e falhei :D

Comprei os sensores de porta (Xiaomi), o sensor de plantas (Xiaomi) ... e a AETON Gen 5 , conclusão... nada funciona.

Para minimizar o dinheiro que deitei fora (estúpido!!!), estou a pensar comprar o HUB da Xiaomi, alguém me diz qual é, para não fazer asneira novamente :D Penso que não dá para integrar com um XBee normal, correcto?
 
Comprei o Xiaomi Plant Tester, mas gostava de o integrar no HA. Sinceramente pensei que usava z-wave, mas parece que é Bluetooth, alguém conhece o material necessário para integrar no HA?
Eu integrei com alguma facilidade no Home Assistant. Tens é que ter um RaspberryPI com Bluetooth ou comprar um dongle Bluetooth BLE (uns 2-3€) para poder comunicar com o sensor.
 
Boas! Estou a iniciar-me na "domótica". Mandei vir uma lâmpada RGB Yeelight da Xiaomi e agora estou a pensar mandar vir uma tomada inteligente da xiaomi (a xiaomi socket Zigbee Version).
Gostaria de saber duas coisas: se é uma boa compra (ou se há melhor por um preço igual ou inferior) e que adaptador preciso para ligar a uma tomada tradicional em Portugal (esta serve? http://www.*****.com/plugs-sockets/pp_281965.html)
Obrigado pela ajuda

EDIT: Peço desculpa se não é o local certo para esta questão mas foi onde me pareceu melhor

A nivel de tomadas, eu não aconselho Xiaomi por uma razão muito simples. Não tem tomadas com formato Europeu e obriga a adaptadores o que é mais sensível se tiveres que ligar equipamentos com alguma potencia como aquecedores por exemplo.
Existe a opção da Broadlink por exemplo que tem tomadas Wifi EU por uns 14-18€ e já com medidor de consumo (a nova versão da tomada SP3S) Eu tenho duas sem medidor (SP3) e não tenho notado falhas de sinal wifi. Tem funcionado bem com o HASS como pelo software da marca.
 
Back
Topo