Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Boa dica. Também vou experimentar. Tenho o mesmo problema se usar o device tracker para o router. Também uso um extensor de rede WIFI da TPLink.
A alternativa que tenho usado para detectar a presença para acções é o Owntracks sobre o mqtt, mas obriga a ter o gps activo no telemóvel para que funcione correctamente.
Podes transformar o Raspberry Pi num iBeacon e configurá-lo como região no Owntracks. Uso o Owntracks no modo Low Power com Bluetooth ligado consome muito menos bateria.
 
Última edição:
Boas, alguém pode partilhar o código do ficheiro customize.yaml, estou a testar mudar uns nome é uns ícone mas da me sempre erro.
 
Boas, alguém pode partilhar o código do ficheiro customize.yaml, estou a testar mudar uns nome é uns ícone mas da me sempre erro.
Tens vários exmplos no cookbook do home assistant.

customize:
sensor.alarm_time:
friendly_name: Alarm set for
icon: mdi:alarm-multiple

Tem em atenção a formatação yaml.
 
Sim tenho ido lá buscar ideias ao cookbook, mas não estou a conseguir implantar no meu, da me erro.
Vê se assim te ajuda a configurar.
7d7ad0cbc463af00452f8f0ff2d2156c.jpg
 
Alguém aqui tem experiência com os sensores de temperatura da xiaomi?

É o seguinte na casa que estou a construir vou instalar piso radiante eléctrico, para os ligar e desligar estou a pensar usar os sonoff TH16 agora para a temperatura estou indeciso entre usar o dth22 que existe para os sonoff TH16 ou se use os da xiaomi.
 
Já fiz o projeto eléctrico para a iluminação, irei usar sonoff 4ch, cada conjunto de lâmpadas vai a alimentação a um quadro onde estarão todos os sonoff 4ch e depois desse quadro sai tubos para os interruptores e deriva depois para vários pontos onde quero acender a mesma lâmpada em vários pontos, para isso tenho de soldar fios nos contactos dos botões físicos que existem nos sonoff 4ch, já testei isso é funciona 5 estrelas, conclusão fico com botões físicos para a iluminação em que ao acender as lâmpadas as mesmas ficam indicadas como ligadas no HA. Se quiserem mais logo partilho o projeto.
 
Já fiz o projeto eléctrico para a iluminação, irei usar sonoff 4ch, cada conjunto de lâmpadas vai a alimentação a um quadro onde estarão todos os sonoff 4ch e depois desse quadro sai tubos para os interruptores e deriva depois para vários pontos onde quero acender a mesma lâmpada em vários pontos, para isso tenho de soldar fios nos contactos dos botões físicos que existem nos sonoff 4ch, já testei isso é funciona 5 estrelas, conclusão fico com botões físicos para a iluminação em que ao acender as lâmpadas as mesmas ficam indicadas como ligadas no HA. Se quiserem mais logo partilho o projeto.

Quando puderes partilha, tenho muito interesse !!
 
Boas, pessoal.

Tropecei neste tópico por acaso, mas fico contente de existirem mais 'cromos' como eu em Portugal que gostam deste tipo de coisas. Iniciei este projeto em Dezembro do ano passado, e desde aí já tenho investido umas boas horas e uns trocos nesta brincadeira. Sempre gostei de informática, e antes disto andava mais virado para Android development, mas comprei uma casa há menos de um ano, e com ela veio um pouco deste bichino de automatizar tudo.

O meu HASS corre num Rpi3. Tenho um receptor e emissor RF ligado ao Pi, que controla umas tomadas RF super baratas, que comprei na Amazon. Enquanto os adaptadores Z-Wave para o mesmo efeito custam 50+€ por cada, estas tomadas custam aprox. 15€ por um pack de 5. Tenho também um disco rígido externo 2.5" ligado ao Pi e partilhado em rede via Samba, com umas boas centenas de filmes e séries. Não está directamente relacionado com o Home Assistant, mas é este disco que alimenta a biblioteca do meu Plex, que por sua vez também está ligado ao HA.

O que já tenho em casa:
- Lâmpadas Lifx em toda a casa (na minha opinião, Lifx é superior à gama Hue.);
- Ikea Tradfri Floalt na cozinha, a substituir a armadura que usava lâmpadas de tubo;*
- Ikea Tradfri Gateway (para incluir a Floalt e possíveis novas adições Zigbee ao HA);
- 5 tomadas controladas por RF;
- 2 Amazon Echo Dot;
- Chromecast;
- S3 Mini antigo a servir de camera de vigilância (quando necessário);
- 1 Camara Sricam na entrada de casa;
- 2 Cameras Xiaomi Xiaofang (não incluídas no HA, porque perderia algumas funcionalidades que me fazem falta. Estou a tratar de uma solução);
- Harmony Hub;
- Fibaro Motion Sensor;
- Z-wave Aeotec Stick (gen 5);
- Sensor de portas/janelas Aeotec.

De cabeça, só me lembro disto. Penso que está o mais importante.

O que ainda gostava de incorporar, no futuro:
- Mais tomadas RF. (são perfeitas para criar automatizações e desligar/ligar equipamentos conforme está ou não alguém em casa. Sempre se poupa nos consumos de stand-by);
- Mais sensores Z-wave, para portas e janelas;
- Um sistema de monotorização de consumo energético Efergy.(em princípio vou colocar painéis solares brevemente, pelo que deverei poder criar alguns sensores de consumo vs produção, numa nova aba dedicada a isso mesmo).

Deixo também alguns prints do meu setup, de momento:
https://imgur.com/a/h5VzS

O sensor do mapa de tempo já foi roubado ao skinnedpt agora mesmo. Por acaso já andava para fazer algo parecido, mas a paciência tem sido pouca :p

Tenho algumas divisões da casa um pouco vazias nas tabs, mas isto é um projeto em constante crescimento. O que fascina neste sistema é que as possibilidades são infinitas, e o céu é o limite. :)

*Aconselho quem ainda não conhece a ir dar uma vista de olhos na gama Tradfri do Ikea. Já existe forma (bastante simples) de incorporar as lâmpadas no HA, e neste momento é a solução mais barata e disponível a qualquer um para automatizar as luzes lá de casa.
Por acaso não tem a sua configuração partilhada no Github, não? Tinha interesse nalgumas coisas que vi no seu frontend...
 
Sim, criei um Hum mqtt com um nodemcu e um receiver rf433mhz,que está em casa.
E na porta do prédio "Eliminei" a campainha, fazendo que quem queira tocar, toque nesta campainha.
HTB1r3P.LpXXXXaOXpXXq6xXFXXXS.jpg


na caixa do correio coloquei por dentro este sensor:
New-White-433-Mhz-Sensores-Alarmes-Contato-Sem-Fio-Porta-Janela-Magnet-Sensor-Detector-de-Entrada.jpg


O funcionamento de ambos é simples ...quando activam enviam um sinal forte Rf para casa o Hub recebe...depois de recebido é só puxarmos pela cabeça para nascer ideias......depois é fazer automações.
Seria pedir muito, que partilhasse algum detalhe adicional sobre como está a "mastigar" a info enviada por esse sensor (o seu post fez-me comprar um igual :p) e como a integrou no Home Assistant (que component?).

Já tenho o receptor/emissor RF para ser montado e ligado ao Pi, mas ajudava se pudesse partilhar mais alguma info.

Obrigado desde já.
 
Última edição:
É fácil a sua integração no HÁ? Funcionam bem?

Sim, muito fácil.

Tendo o gateway da Xiaomi com developer mode ativo e já integrado no HA, é só uma questão de adicionar o sensor na app Mi Home e depois o discovery do HA faz o favor de disponibilizar vários sensores (temperatura+humidade ou temperatura+humidade+pressão no caso dos Aqara).
 
Eu consegui fazer a integração da gateway da Xiaomi no HA mas detectei dois problemas:

  • Não consigo adicionar o sensor de temperatur/humidade, diz que nao é encontrado
  • Os Switch Wireless Aqara sao encontados mas nao funcionam

Alguem com integração da Xiaomi pode enviar a sua configuraçao?
 
Eu consegui fazer a integração da gateway da Xiaomi no HA mas detectei dois problemas:

  • Não consigo adicionar o sensor de temperatur/humidade, diz que nao é encontrado
  • Os Switch Wireless Aqara sao encontados mas nao funcionam

Alguem com integração da Xiaomi pode enviar a sua configuraçao?

O gateway Xiaomi e os respetivos sensores vão passar a ser suportados nativamente pelo HA a partir da versão 0.50 (até agora é necessário um custom_component), sendo que o componente já vai suportar esses sensores Aqara (os que têm uma forma mais quadradona).

A razão pela qual esses sensores não aparecem/não funcionam tem a ver com o facto da repo/commit não os suportar, dado que isso é relativamente recente e inclusivamente implica ter o gateway no último firmware disponível.

Não me parece que seja um problema de configuração, mas se depois da versão 0.50 - expectável que seja lançada este fim de semana, continuar a não funcionar, posso partilhar a configuração que precisarem.
 
Back
Topo