Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

O gateway Xiaomi e os respetivos sensores vão passar a ser suportados nativamente pelo HA a partir da versão 0.50 (até agora é necessário um custom_component), sendo que o componente já vai suportar esses sensores Aqara (os que têm uma forma mais quadradona).

A razão pela qual esses sensores não aparecem/não funcionam tem a ver com o facto da repo/commit não os suportar, dado que isso é relativamente recente e inclusivamente implica ter o gateway no último firmware disponível.

Não me parece que seja um problema de configuração, mas se depois da versão 0.50 - expectável que seja lançada este fim de semana, continuar a não funcionar, posso partilhar a configuração que precisarem.

Eu tenho o custom componente

Pois eu optei pelos sensores mais recentes.vou estar atento para fazer a atualizaçao.

E em relaçao ao interruptores (uso de parede e os switch wireless)?
 
Eu tenho o custom componente

Pois eu optei pelos sensores mais recentes.vou estar atento para fazer a atualizaçao.

E em relaçao ao interruptores (uso de parede e os switch wireless)?

O melhor é mesmo verificar a documentação do componente oficial, que pode ser consultada aqui.

Ainda assim, este post resume tudo o que é suportado, com links de exemplo para vários sites.
 
Última edição:
Boas, ainda não encomendei o meu kit xiaomi gateway pq tenho a dúvida se consigo implementar o que quero. Deixo a minha ideia e peço aos entendidos que dêem a sua opinião, obrigado!

Tenho um estore electrico que gostava de abrir remotamente, ou seja, é um estore que dá acesso à casa mas que, claro está, só tem interruptor do lado de dentro. Eu queria poder abri-lo do lado de fora pois a minha garagem é por trás da casa, mas como fecho sempre o estore quando saio, quando chego tenho sempre de ir a volta da casa e entrar pela frente! Alguem sabe se isto é possível de fazer com um kit xiaomi? O que é preciso? A parte de programação não será problema, quero mesmo saber se em termos de hardware isto é possível pois ainda não tenho experiência com isto.

Thanks!
 
Boas, ainda não encomendei o meu kit xiaomi gateway pq tenho a dúvida se consigo implementar o que quero. Deixo a minha ideia e peço aos entendidos que dêem a sua opinião, obrigado!

Tenho um estore electrico que gostava de abrir remotamente, ou seja, é um estore que dá acesso à casa mas que, claro está, só tem interruptor do lado de dentro. Eu queria poder abri-lo do lado de fora pois a minha garagem é por trás da casa, mas como fecho sempre o estore quando saio, quando chego tenho sempre de ir a volta da casa e entrar pela frente! Alguem sabe se isto é possível de fazer com um kit xiaomi? O que é preciso? A parte de programação não será problema, quero mesmo saber se em termos de hardware isto é possível pois ainda não tenho experiência com isto.

Thanks!

Sim é possível mas Vais precisar mais que os equipamentos da Xiaomi, pois se tens um estore electrico vais ter que o tornar acessivel "remotamente". Secalhar aquilo que pretendes nem vais precisar de nada da Xiaomi, bastará ativares o motor via telemóvel
 
Seria pedir muito, que partilhasse algum detalhe adicional sobre como está a "mastigar" a info enviada por esse sensor (o seu post fez-me comprar um igual :p) e como a integrou no Home Assistant (que component?).

Já tenho o receptor/emissor RF para ser montado e ligado ao Pi, mas ajudava se pudesse partilhar mais alguma info.

Obrigado desde já.


Viva só agora vi a mensagem, ainda estás interessado no código?
Primeiro que tudo, já montaste o gateway para receberes os sinais rf?
 
Sim é possível mas Vais precisar mais que os equipamentos da Xiaomi, pois se tens um estore electrico vais ter que o tornar acessivel "remotamente". Secalhar aquilo que pretendes nem vais precisar de nada da Xiaomi, bastará ativares o motor via telemóvel
Humm. O sim penso que está a fazer referencia ao Hass :D. Eu diria não com respeito a marca Xiaomi. Neste momento, não conheço equipamentos que permitem abrir e fechar estores. Mas como estão sempre a lançar novos produtos, até pode ser que esteja enganado. De outras marcas, já se consegue isso.
Eu faço isso com o broadlink rmpro e um modulo de comando/interruptor de estores da Livolo.
Dá jeito para lavar os estores da parte de fora. :rolleyes::hehehmn:
 
Sim é possível mas Vais precisar mais que os equipamentos da Xiaomi, pois se tens um estore electrico vais ter que o tornar acessivel "remotamente". Secalhar aquilo que pretendes nem vais precisar de nada da Xiaomi, bastará ativares o motor via telemóvel

Pois, se calhar isto é mais um projecto do género arduino né? Estive a pensar e a ideia do remotamente é muito gira, mas acho que vou simplificar e colocar um interruptor dos estores na garagem. Acho que a parte electrica até é partilhada, portanto não fica tão fancy mas resolve o problema ;)
 
Pois, se calhar isto é mais um projecto do género arduino né? Estive a pensar e a ideia do remotamente é muito gira, mas acho que vou simplificar e colocar um interruptor dos estores na garagem. Acho que a parte electrica até é partilhada, portanto não fica tão fancy mas resolve o problema ;)

Podes por um simples interruptor no exterior mas isso faz com que "qualquer pessoa" tenha acesso a ele.

tens diversas formas de poder ativar no exterior os estores apenas teras que ter cuidado com a segurança pois como dizes dá acesso á casa
 
Viva só agora vi a mensagem, ainda estás interessado no código?
Primeiro que tudo, já montaste o gateway para receberes os sinais rf?

Boas. Sem stress.

Sim claro que estou interessado, mas neste momento tenho o recetor ligado a um RPi3 e não tenho grande sucesso em tentar pô-lo a comunicar com um comando e com um sensor RF. Alguma dica?

Obrigado desde já
 
Boas. Sem stress.

Sim claro que estou interessado, mas neste momento tenho o recetor ligado a um RPi3 e não tenho grande sucesso em tentar pô-lo a comunicar com um comando e com um sensor RF. Alguma dica?

Obrigado desde já


Primeiro que tudo deves montar este gateway
https://github.com/1technophile/OpenMQTTGateway

Não te fica caro, precisas de comprar um nodemcu, e mais um receptor/emissor superheterodine com antenas.
Não te deve chegar ambas as coisas aos 5 eur.

Depois de montares isso, eu forneço-te todas as automações.

O gateway funciona por MQTT..

Tenho de momento a funcionar com esse gateway mqtt, vários sensores de Porta em casa, campainha de rua, e de casa dentro da escada, aviso de cartas novas, sensor na caixa do correio, sensores pir etc tudo 433mhz.
Os interruptores tenho também por mqtt mas já não passa pelo gateway.
 
comprei um 1 CHANNEL INCHING /SELF-LOCKING WIFI WIRELESS SWITCH 5V 12V mas não estou a conseguir emparelhar isto com a rede de casa, na ap E-welink, o aparelho aparece-me sempre offline.
para melhorar isto, resolvi remover a app e voltar a instalar e agora não consigo fazer log in nem novo registo.
ha algum problema com isto ou estou a falhar nalguma coisa?
dá para controlar estes equipamentos pelo pc ou tem que ser pelo telemóvel?

o meu aparelho é este:
Self-lockIing-Inching-Mode-Wireless-Switch-5V12V-1.jpg
 
Boas maltinha, alguém me pode dar uma ideia do que deva utilizar para controlar estores eléctricos?

Soluções lol cost hehe.

Alguém sabe como posso colocarmos HA 3 comandos para cada estore? Tipo será para cima, stop e será para baixo?

Alguém pode ajudar?
 
Primeiro que tudo deves montar este gateway
https://github.com/1technophile/OpenMQTTGateway

Não te fica caro, precisas de comprar um nodemcu, e mais um receptor/emissor superheterodine com antenas.
Não te deve chegar ambas as coisas aos 5 eur.

Depois de montares isso, eu forneço-te todas as automações.

O gateway funciona por MQTT..

Tenho de momento a funcionar com esse gateway mqtt, vários sensores de Porta em casa, campainha de rua, e de casa dentro da escada, aviso de cartas novas, sensor na caixa do correio, sensores pir etc tudo 433mhz.
Os interruptores tenho também por mqtt mas já não passa pelo gateway.
MQTT já tenho Mosquitto instalado.

Vou então tratar de comprar as peças para montar o gateway. Tens alguma sugestão/link?

Obrigado mais uma vez.
 
Back
Topo