Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Boas malta,

alguém tem controlo remoto, a minha ideia era que tivesse no máximo 4 botões, que integre com uma rede z-wave? Que tipo de controlo é que costumam usar para desativar ou ativar um determinado dispositivo? (por exemplo um alarme)
 
Boas malta,

alguém tem controlo remoto, a minha ideia era que tivesse no máximo 4 botões, que integre com uma rede z-wave? Que tipo de controlo é que costumam usar para desativar ou ativar um determinado dispositivo? (por exemplo um alarme)

As possibilidades são infinitas. Podes controlar dispositivos através de voz (GH ou Echo da amazon), através de telefone/tablet, através de comandos físicos (pesquisa os da xiaomi, tem bons produtos)...
 
Precisava de alguma ajuda.
Tenho curiosidade sobre automatização da casa e controlar diversos aparelhos da casa.
Para já não tendo nada e se eu quisesse começar por estas luzes Yeelight RGB o que precisava? Qual era o kit?

Bastava comprar uma lâmpada LED inteligente da Yeelight, enroscar no casquilho do candeeiro, pegar no telemovel e no software da marca ou outro que reconhecesse o aparelho e já estava?

Como é que a lâmpada ou qualquer outro dispositivo de automatização se liga à rede wifi?
 
@Forward a lampada tem app para o telemovel e é lá que vai configurar. Faz ligação ao telemovel para depois configurares a lampada à tua rede wifi.

Era muito mau que uma lampada wifi simplesmente ligasse a qualquer wifi com pw sem necessitar da mesma ;)
 
@Forward a lampada tem app para o telemovel e é lá que vai configurar. Faz ligação ao telemovel para depois configurares a lampada à tua rede wifi.

Era muito mau que uma lampada wifi simplesmente ligasse a qualquer wifi com pw sem necessitar da mesma ;)
Sim foi parvo da minha parte [emoji14]

mas então também tem sistema Bluetooth ou algo do género para reconhecer a lâmpada via app
 
@Forward (não tenho nenhuma yeelight, mas baseado na exp com equipamentos identicos) a app vai pegar na wifi do teu tlm e criar um hotspot para a lampada. A lampada liga a esse hotspot e liga ao teu tlm. Na app, nesse momento, configuras a yeelight à tua rede e depois disso o teu hotspot desliga e liga na tua wifi e a yeelight igual.
 
Lolol ya podes ficar tranquilo que o vizinho n te vai controlar as lampadas.

Gosto muito da relação preço/qualidade das yeelight RGB. Comprei duas recentemente a 8 eur cada.
Existe malta que acha os 600lms pouco, já vai depender muito do que precisas e do que consideras luz suficiente
 
Tentei configurar o Home Assistantno meu RPI3 sem sucesso.

Segui os passos do vídeo e o do tutorial do Home Assistant e nada, não liga à rede ao que tu indica. Não o encontro nos dados do router da vodafone, liguei no HDMI para ver o que aparecia e pelo menos tem a imagem mas nada de ligação.
 
Lolol ya podes ficar tranquilo que o vizinho n te vai controlar as lampadas.

Gosto muito da relação preço/qualidade das yeelight RGB. Comprei duas recentemente a 8 eur cada.
Existe malta que acha os 600lms pouco, já vai depender muito do que precisas e do que consideras luz suficiente


Podes-me mandar o link ? :D Obrigado
 
@Forward estás a instalar hass.io ou homeassistant?

Se o primeiro, que a ligar por hdmi só tens o logo, então deves ter lido que wifi não vem a funcionar em default. Tens que configurar manualmente um ficheiro para acrescentar a wifi. Podes fazer isso no teu pc com o sd card lá ou ligar o rpi3, temporariamente, por ethernet e editar o ficheiro remotamente.
 
@Forward estás a instalar hass.io ou homeassistant?

Se o primeiro, que a ligar por hdmi só tens o logo, então deves ter lido que wifi não vem a funcionar em default. Tens que configurar manualmente um ficheiro para acrescentar a wifi. Podes fazer isso no teu pc com o sd card lá ou ligar o rpi3, temporariamente, por ethernet e editar o ficheiro remotamente.

@jamiro estou a instalar o hass.io mas segui os passos que eles indicaram, alterar o ficheiro de configuração para connectar ao WIFI.
Vi que muita gente tem tido problemas também do género, ainda forcei um range de IPs para ele connectar e nada.

A minha dúvida é se não haverá problemas com caracteres especiais na password que tenha de ser encoded.

Já agora, hass.io ou homeassistant não são a mesma coisa? Pelo que me pareceu é que o hass.io já tem uma build completa de SO enquanto o homeassistant teria de instalar o raspbian primeiro e fazer install do repositório.
 
São a mesma coisa em termos de HomeAssistant. A desvantagem do Hass.io é que ficas limitado a apenas usar HA e nada mais. Enquanto a instalar home assistant sobre raspbian, podes ainda usar o rpi para outras small tasks. Para muitos não é problema, pois o rpi é apenas para HA, no entanto há quem goste de dar mais uso.

Sobre a configuração, tenta no teu router meter IP fixo para o rpi usando a macaddress dele.
 
São a mesma coisa em termos de HomeAssistant. A desvantagem do Hass.io é que ficas limitado a apenas usar HA e nada mais. Enquanto a instalar home assistant sobre raspbian, podes ainda usar o rpi para outras small tasks. Para muitos não é problema, pois o rpi é apenas para HA, no entanto há quem goste de dar mais uso.

Sobre a configuração, tenta no teu router meter IP fixo para o rpi usando a macaddress dele.

E mesmo instalando Home Assistant, podes fazê-lo via Hassbian (imagem Raspbian com Home Assistant "pré-instalado") ou All-in-One (és tu que tens de instalar tudo à mão via Raspbian). Depende muito do uso que queres dar ao Pi e de se já tens lá alguma coisa q precises de manter ou não.

Relativamente ao hass.io, nunca me convenceu. Aquilo corre sobre um sistema operativo "fechado", que não me permite fazer quase nada. O que podes adicionar, é via add-ons, que ou já existem para o que queres, ou têm de ser criados.
 
@pplucky eu vejo o hass.io com uma grande vantagem: para alguém que nunca usou raspbian/rpi3 e procura começar apenas a usar HA.

Com isto, acho que depois que se veja potencialidades e se veja tranquilo com o HA, talvez seja o próximo passo, dar o salto para raspbian+ha.
 
@pplucky eu vejo o hass.io com uma grande vantagem: para alguém que nunca usou raspbian/rpi3 e procura começar apenas a usar HA.

Com isto, acho que depois que se veja potencialidades e se veja tranquilo com o HA, talvez seja o próximo passo, dar o salto para raspbian+ha.
Eu também achava que deveria ser mais fácil e tentei fazer a instalação num novo RPi3. Já tenho o Hass a funcionar no RPi1 há mais de 1 ano, pelo método antigo, mas queria fazer upgrade para uma versão dedicada só ao Hass.
Mas andei a luta a tentar instalar directamente ligado por ethernet, a rever os procedimentos e não gostei nada. Demasiado fechado e sem acesso as configurações para visulaização/correção.
Ainda consegui abrir a pagina uma vez, mas deixei de conseguir aceder (mensagens de acessos recusado) e fartei-me.
Vou ter que instalar no RPI3 o HAss em cima do Raspbian.
 
Boa tarde a todos,

Queria começar a pôr um pouco de domotica em casa, e gostava de começar pelas persianas. Elas já são eléctricas com o interruptor clássico manual de subir e descer.

O que me aconselham para ser controlado por wifi?

Obrigado
 
Back
Topo