Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Quê, via powerline? No meu caso tenho um contador para o apartamento e outro para a garagem, já não ia dar, certo?
Só precisas de uma alimentação USB e claro de um ponto de acesso wifi onde ligar. Até dá para ser do teu carro. Já experimentei ligar o RMpro na porta USB do carro e funcionou. :rolleyes: Mas tive que emular um acesso WIFI no meu smartfone. Foi só para teste. Como estou num andar alto, não consigo colocar o acesso na garagem. Só eventualmente pedindo a um vizinho do rez do chão.
 
Pois o problema é mesmo o acesso net, eu também estou no 4º andar. Não deve dar para meter aquelas wifi partilhadas da Meo ou Zon, né?
 
Bom dia,

Tenho um XIAOMI Gateway e o HA a correr num NAS, e queria automatizar os estores através dos Fibaro FGR 222 (ou semelhante).

Contudo encontro muito pouca informação sobre como criar a automação. Poder-me-iam ajudar?
 
Boas,

Alguém pode esclarecer a diferenças entre...

  • Aqara Wall Switch (Single)
  • Aqara Wall Switch LN (Single)
  • Aqara Wireless Switch (Single)
  • ?
158Ish9.png



Neste momento já tenho:

-Gateway
-Sensor temperatura, humidade, pressão atm (aqara)
-Aqara Wireless remote switch (2 uni)
-Lampada Xiaomi Yeelight
-Aspirador Xiaomi v1

-4x Sonoff touch switch
-2x Sonoff pow

À espera que chegue:
-Sensor de porta/janela
-Aqara Smart Wireless Switch

Tenciono comprar:
-Xiaomi Smart Human Body Sensor
-AQara Cube Smart Home Controller
-Lampada Xiaomi Yeelight

--------

Pedia a vossa ajuda/opinião para:
-Vejo que os botões que comprei, mesmo o smarts switch que ainda não chegou... só tem 'single-click' Haverá modo de criar double-click ou long press? (Cube fará isso de forma diferente, mas gostaria de saber se os interruptores não dão mesmo hipotese)

-Qual a maneira que me recomendam, para conseguir interligar a gateway e tudo xiaomi com sonoff? O @jamiro sugeriu Smarthings, mas pareceu ser um bocado caro.
-Li algures sobre openhab... se eu entendi bem, não necessite de um gerenciador fisico, mas dependerei de internet não é?
-Tendo em conta esta integração que procuro entre sonoff e xiaomi... o que fariam?
-Gostaria de fazer activar o meu AC conforme temperatura, com manualmente de modo remoto... Já me sugeriram o Broadling RM, mas parece-me que terei o problema de integração...(estou a pensar bem)? da marca xiaomi existe o Xiaomi Mi Smart Remote Control, mas não vejo exactamente à venda como outros artigos, o que me faz pensar sobre a sua qualidade. Alguém o tem? Com esse a integração é chapa 5? Ou não dará, visto que não o vejo nas opção de adição 'child' à gateway (apesar de estar disponível nos artigos fora da gateway) ?

Então existe a versão que não precisa de neutro (que se liga na parede)
a versão wireless (é tipo comando não se liga na parede)
e a versão que precisa de neutro (que se liga na parede)

Não percebi se falas de interruptores ou de botões.
Quanto ao botão da xiaomi, o aqara tem single click e double click. A versão antiga xiaomi (n aqara) tem long press e mais outros acho.
Os interruptores de parede só clickas e mais nada.

O melhor para integrar isso tudo quanto a mim é o HomeAssistant (é o que uso)

No caso dos interruptores europeus (em Portugal mais específico) precisamos ou não do neutro?
Para que serve o neutro?

Estava a pensar em adquirir esses interruptores da aqara, mas deixa me o pé atrás o facto de não terem os encaixes europeus... será q irão lançar uma versão europeu em breve ?
 
Confere :P
Foi só desbastar um pouco os cantos de plástico para a caixa entrar.
Como ficaram tão justos, nem estão presos com mais nada.
 
Eu tb n sou expert, mas como tb ando a aprender estas andanças, cá vai a minha tentativa de explicar, decerto simplificando demais a coisa.

Todos os aparelhos que usamos têm cabos com 2 ou 3 fios, fase, neutro e terra.
Ignorando a ligação à terra, quando pegamos numa ficha electrica vemos que ela tem 2 pernos que entram na parede, que são a fase e o neutro, que servem para fechar o circuito que alimenta o aparelho.

No caso de um candeeiro, o fase vai da parede à lampada e o neutro vai da lâpada de retorno à parede.
Um interruptor interrompe o fio da fase para quebrar o circuito, ou seja, num interruptor temos uma entrada de fase e uma saida de fase.
Pelo que percebi a norma é não ter fio neutro nas caixas dos interruptores, porque so a fase é envolvida no processo.

Aqui surge o problema, porque um interruptor inteligente pode ser considerado como 2 componentes:
- o interruptor, que como o tradicional so precisa da fase
- o controlador do interruptor, que é onde é feito todo processamento e que faz a parte do smart, e que precisa de ser alimentado por um circuito electrico fechado, com fio fase e neutro.

Nota: mais uma vez digo que tb estou a aprender estas cenas, pelo que lamento falhas no vocabulário técnico e se disse alguma asneira, correcções são bem vindas. :P
 
Última edição:
Comprei um 1 channel Inching/Self-locking Switch 5V 12V, mas estou a ter problemas em liga-lo para funcionar remotamente.
Para trabalhar ma mesma rede wifi já o consegui configurar mas se ligar com a rede do smartphone para usar remotamente, não consigo configurar.
Alguém usa este sonoff e sem este problema, ou não dá para esta configuração, o que acho muito estranho.
Agradeço toda a ajuda possível.
 
Boas,

Alguem já consegiu meter a funcionar um shelly 1, shelly 2 e um fibaro roller shutter 2 no HA via smartthings?

Já tenho a integração do ST no HA, mas agora nao sei como configurar no HA, sei que tem de ser por MQTT mas alguem me pode dar umas luzes?
 
Comprei raspeberry instalei o a hassio, mas estou a nora. Tenho Xiaomi: gateway, sensor de temperatura, sensor de movimento, tomada, sensor de porta; broadlink rm pro com interruptor da sala; sonoff T16 a ligar e desligar caldeira. Tutoriais para interligar isto, obde se colam os códigos. Preciso de ajuda ou tenho que desistir
 
Alguém me pode recomendar um "gateway" para usar no raspberry que me permita substituir os gateways Xiaomi (Zwave e ZigBee de preferência) compatível com a maioria dos protocolos? Já vi tantas PEN's que fico confuso :D
 
Boas @pemoamsi, eu utilizei o projeto disponibilizado no github zigbee2mqtt, que substitui o gateway da xiaomi, por um dongle/pen. Utilizei esta solução porque ao que parece o gateway da xiaomi gosta de estar constantemente a trocar informação com a china, embora o gateway estivesse linkado com o server Home Assistant.

Segui este vídeo do Bruno Horta, que explica passo a passo, como configurar o mesmo, e tens na descrição do vídeo os links para comprar o material!


Quanto ao protocolo Z-Wave, não tenho ainda nenhuma experiência, pois não tenho nenhum componente/sensor que comunique desta forma. Talvez exista aqui outro user que possa dar uma ajuda mais pormenorizada.

Contudo, deixo aqui um link de um tutorial que possa ajudar:
Z-Wave
 
Boas, o Raspberry 4 é compatível com o sistema?
Estou a pensar começar a brincar um pouco com isto, mas como vou começar gostaria de saber se devo optar pela última versão ou se vou para a 3 B+?
 
Olá a todos,

Tenho Gateways Xiaomi e Wall Switches da Aqara duplos (não wireless) a controlar estores elétricos.

Para evitar ativar as duas fases em simultâneo (os motores dos estores não gostam), programei nas Automações da Xiaomi App, desativar uma saída quando ativo a outra. O problema é que as Automações na Xiaomi App não são muito fiáveis e por vezes lá liga uma saída sem ter desligado a outra.

A minha pergunta é se é possível reprogramar o firmware dos Wall Switches para evitar que em nenhuma situação as duas saídas funcionem em simultâneo (nem mesmo quando a App o manda fazer por engano)?

Obrigado desde já a todos!
 
Bom dia,
Alguém com problemas de conexão Wifi para os dispositivos?

Já andava a ter algumas dificuldades de rede, mas nunca me lembrei que podia ser por causa do número de dispositivos do HA. Agora, após a instalação dos 10 shelly 2.5, passou a ser insuportável, e gostava de saber a vossa opinião do router/AP que usam.

Neste momento tenho ligado na mesma rede quase 60 dispositivos, entre shellys, broadlinks, blitzwolf, xioami (wifi), box's, smartTv's, PCs/Raspberrys, telemóveis/tablets, NAS...

A verdade é que cada vez mais meu router tem dificuldade em estabelecer ligação (TP-Link Archer C2 AC750), e, embora tenha colocado a questão na zona de redes, e tenha ficado inclinado para os DECO da TP-Link, gostava de saber as vossas experiências com routers.
 
Back
Topo