Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

pequeno update: switch funciona bem. detecta 1 click, 2 clicks ou 1 long click. o sensor da porta funciona perfeitamente. O sensor de movimento funciona bem, após ter movimento demora circa 1 min a voltar ao estado off. o que para já está a funcionar menos bem é o power plug: não sei se é por causa da distancia (n faz muito sentido), mas parece que a ligação entre o gateway e o switch por vezes desaparece. muito esquisito...
 
pequeno update: switch funciona bem. detecta 1 click, 2 clicks ou 1 long click. o sensor da porta funciona perfeitamente. O sensor de movimento funciona bem, após ter movimento demora circa 1 min a voltar ao estado off. o que para já está a funcionar menos bem é o power plug: não sei se é por causa da distancia (n faz muito sentido), mas parece que a ligação entre o gateway e o switch por vezes desaparece. muito esquisito...

Antes de fazeres update vê sempre o changelog e não faças logo se não precisares. Por norma existem vários hotfix's para cada versão.
 
era distancia mesmo :) está a funcionar bem! assim que liguei o switch desapareceram os erros no log. O mal era ter um dispositivo registado no gateway inactivo.
Agora tenho uns erros de vez em quando mas sao relacionados com o modulo zwave, mas nada que pare o sistema
 
era distancia mesmo :) está a funcionar bem! assim que liguei o switch desapareceram os erros no log. O mal era ter um dispositivo registado no gateway inactivo.
Agora tenho uns erros de vez em quando mas sao relacionados com o modulo zwave, mas nada que pare o sistema

Que distância apanha o gateway? :)
 
@nfh Eu nunca testei num pc mas penso ser tão compatível como como o RP3. Quando fiz o tutorial do RP3 é mesmo só pelo preço, tamanho e pelo gasto de energia mínimo o que faz dele uma super hub.
Só para fazer o teste, tens de configurar a pen e depois é só emparelhar os equipamentos.



Do que li só consigo mesmo que faças backup para uma pen/disco ligado localmente ao RP3 ou na tua network.


Já consegui fazer o backup, diario e manual!
Este fim de semana já deixo aqui um tutorial para quem quiser seguir.
Da jeito, pois já me aconteceu o SD corromper... e nada arrancar e perdi todas as config que tinha feito por ultimo.
 
eu estou a pensar mandar vir mais uns sensores mas ainda tenho que conseguir fazer a automaçao que pretendo: Ligar as luzes durante 5 min quando o sensor de presença detecta alguem, caso a luminosidade assim justifique (aqui nao sei se use um sensor fisico ou se veja consoante a posição do sol). No caso destas condiçoes se voltarem a verificar, faz reset ao contador..
 
Bom, vem a caminho um broadlink pro, interruptor livolo e 3 tomadas rf. Vou tentar integrar isto com 2 candeeiros, luz de tecto, aquecedor, tv, box, etc... e com a alexa. Tenho um sensor de temp. E humidade a funcionar tb no pi.
 
Boa tarde

Sou novo neste mundo. Eu também tenho um Amazon Alexa e quero poder apagar as luzes de tecto com a voz, através do interruptor de parede (ou seja não queria uma lâmpada inteligente). Que posso fazer?
 
Portanto... exatamente que material vocês compravam, podiam dar exemplos? Interruptores zwave e depois um hub que gerisse e interligasse com a Alexa, imagino.
 
Portanto... exatamente que material vocês compravam, podiam dar exemplos? Interruptores zwave e depois um hub que gerisse e interligasse com a Alexa, imagino.

Alexa será eventualmente a última coisa que deves comprar. Não fala nem escuta em português nem e compatível com o nosso país.
Interruptores z-wave ainda existem poucos.
Um relay faz o mesmo efeito embora possas não o conseguir meter dentro da caixa.
Espera mais uns tempos que a legrand no final do ano vai lançar interruptores inteligentes. Se for luzes Philips hue tens os comandos.
A hub podes escolher um raspberry pi com HA + pen zwave ou uma hub zwave dedicada.
 
Já tenho 2 Echos cá em casa. Isso do inglês já se sabe, mas não há crise. (Acho é que preferia um Google Home, daqui a uns tempos possivelmente mando vir um.)

Também tenho um Raspberry Pi.

Então o que falta, em termos de hardware, é uma pen USB zwave e um switch zwave? Mas pelo que dizes, ainda há poucos? Porque não então ir para outra tecnologia?
 
Já tenho 2 Echos cá em casa. Isso do inglês já se sabe, mas não há crise. (Acho é que preferia um Google Home, daqui a uns tempos possivelmente mando vir um.)

Também tenho um Raspberry Pi.

Então o que falta, em termos de hardware, é uma pen USB zwave e um switch zwave? Mas pelo que dizes, ainda há poucos? Porque não então ir para outra tecnologia?

Porque o zwave é o padrão. Ou seja a comprares compra zwave ou zigbee (Philips hue por ex.) e sabes que serão future proof. Tens sempre a opção do HomeKit comprando uma AppleTv.

Então e compraste echos antes mesmo de teres dispositivos inteligentes na casa? Não faz muito sentido teres echos em PT sem teres qq dispositivo inteligente para ele controlar.

O echo é interessante para nós que percebemos de tecnologia. Mas eu ao fazer a casa ficar inteligente não é só para mim. É para facilitar a mim e às pessoas que vivem comigo. Ora um echo nesse contexto tem pouco interesse. O ideal até seria um Apple Watch e assim teres um assistente sempre à mão.

As luzes com os interruptores actuais passam de inteligentes a burras em poucos minutos, bastando alguém mexer no interruptor. Por isso é que aconselho as hue que em conjunto com o sensor e com a aplicação própria não precisas de trocar qualquer interruptor.
 
O Echo serve de standalone. Toca música, podes-lhe fazer perguntas. Também serve de coluna bluetooth. Algo caro, mas nada por aí além.

Comprei-o muito porque tenho um Harmony Hub que dá para ser controlado por ele. E já li que vai sair uma skill de Plex em que vamos poder dizer ao Plex o que queremos ver, vai ser muito fixe.
 
Mais uma coisa que chegou:

IMG_2999.jpg


Vou depois fazer unboxing e review no meu canal.
É uma câmera cara mas das melhores a nível de notificações dado que distingue se é um animal, carro ou pessoa.
 
Back
Topo