Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Os produtos da Netatmo funcionam sem o serviço deles da cloud? Ou seja, ter apenas a funcionar na rede local e aceder e controlá-los através do Hass?
 
update ao feedback hass + zwave + xiaomi: estou a fazer instalações limpas em varias maquinas, porque estou a ter problemas principalmente com o hub xiaomi: o hub em si reporta tudo e funciona 100%, o hass tem timeouts por algum motivo. vou ver se por acaso tem a ver com estar a correr isto num rpi1 :|

era bom ter feedback de pessoas com setups identicos para saber se o problema é meu ou se isto é mesmo instavel. Se for instavel não é uma solução a curto prazo para estar montado numa casa (eg: sensor de movimento acende a luz mas por vezes nao acende..)
 
update ao feedback hass + zwave + xiaomi: estou a fazer instalações limpas em varias maquinas, porque estou a ter problemas principalmente com o hub xiaomi: o hub em si reporta tudo e funciona 100%, o hass tem timeouts por algum motivo. vou ver se por acaso tem a ver com estar a correr isto num rpi1 :|

era bom ter feedback de pessoas com setups identicos para saber se o problema é meu ou se isto é mesmo instavel. Se for instavel não é uma solução a curto prazo para estar montado numa casa (eg: sensor de movimento acende a luz mas por vezes nao acende..)
Tenta fazer o upgrade para o rpi3. Gostava de ter ajudar mas o meu material ainda anda perdido na rua :P
 
Ainda não há grandes alternativas zwave em interruptores. Comprar interruptores RF não é uma opção inteligente a curto prazo.

Isso é verdade, é o que me anda a atrasar o deploy do sistema cá em casa.
A variedade de interruptores é pobre, e onde há variedade não é future-proof (RF), no entanto gostaria que houvesse uma solução de relays mais barata e que fossem mais pequenos. A Xiaomi é que se podia chegar à frente.
 
Já tenho 2 Echos cá em casa. Isso do inglês já se sabe, mas não há crise. (Acho é que preferia um Google Home, daqui a uns tempos possivelmente mando vir um.)

Também tenho um Raspberry Pi.

Então o que falta, em termos de hardware, é uma pen USB zwave e um switch zwave? Mas pelo que dizes, ainda há poucos? Porque não então ir para outra tecnologia?


Podes apostar em zwave, comprando uma pen como a aeotec z-stick, apostar em zigbee, ou numa solução mista com o samsung smart things.

Se fores por z-wave podes depois comprar um relay ou dimmer como os da fibaro para colocar atrás dos interruptores. Tens que ver se tens profundidade suficiente. No meu caso tinha 4cm na caixa, dos quais 2cm já eram ocupados pelo cú do interruptor. Como o relay que comprei tem 2cm não houve stresses. Mesmo com mais cabos e extensões, coube lá tudo.

ZigBee só conheço os produtos da xiaomi. No entanto, mesmo sendo zigbee, obriga a que compres o Hub deles. Acho que não funciona com o smartthings da samsung. É uma questão de pesquisares.

Depois existem também switches wi-fi, belkin; tp-link, etc.

Uma vantagem dos interruptores ao invés de trocares as lâmpadas é poderes usar quer a aplicação/alexa quer o interruptor, sem qualquer preocupação.
- z-wave
Frequência 868.42MHz
Consumos baixos
Obriga a comprar gateway
Rede mesh
Protocolo proprietário
Produtos caros

- zigbee
Frequência 2.4Ghz
Obriga a comprar gateway, e por vezes, gateway diferente para cada frabricante
Consumos baixos
Rede mesh
Protocolo aberto

- Wifi
Não necessita de gateway extra
Frequência 2.4Ghz
Consumos mais elevados que z-wave


Provavelmente existem outras soluções que desconheço.
 
ZigBee só conheço os produtos da xiaomi. No entanto, mesmo sendo zigbee, obriga a que compres o Hub deles. Acho que não funciona com o smartthings da samsung. É uma questão de pesquisares.

Funciona :-)

A questão, é mais no sentido, que algumas pessoas dizem ter problemas e outras não.

No tópico do SmartThings, existe um link para o fórum deles, que falam sobre a interligação dos produtos Xiaomi com o hub da SmartThings.
 
Os produtos da Netatmo funcionam sem o serviço deles da cloud? Ou seja, ter apenas a funcionar na rede local e aceder e controlá-los através do Hass?

Estando a cloud deles off apenas podes controlar o dispositivo deles manualmente. É sempre um risco comprar coisas ligadas a uma cloud mas até ver a netatmo está e em expansão, lançando constantemente produtos novos, melhorando as apps, e fazendo parcerias com empresas de renome (legrand).
 
Os produtos da Netatmo funcionam sem o serviço deles da cloud? Ou seja, ter apenas a funcionar na rede local e aceder e controlá-los através do Hass?

Estando a cloud deles off apenas podes controlar o dispositivo deles manualmente. É sempre um risco comprar coisas ligadas a uma cloud mas até ver a netatmo está e em expansão, lançando constantemente produtos novos, melhorando as apps, e fazendo parcerias com empresas de renome (legrand).
 
Tento sempre aproveitar promoções da amazon (para isso uso price trackers para me avisarem de descidas de preços).
Mesmo assim já tenho algum dinheiro investido aqui.

Para quem está a pensar (como eu) em ter interruptores inteligentes, seria melhor aguardar.
A legrand em parceria com a netatmo apresentou na ces 2017 interruptores e tomadas inteligentes (com sensor) com design sóbrio e acabando por tapar os buracos dos outros. Esperam ter à venda até ao final do ano:

https://www.netatmo.com/partners/legrand
nao percebi muito bem como vao funcionar esses interruptores... pegas no interruptor e metes noutro sitio?
 
Estando a cloud deles off apenas podes controlar o dispositivo deles manualmente. É sempre um risco comprar coisas ligadas a uma cloud mas até ver a netatmo está e em expansão, lançando constantemente produtos novos, melhorando as apps, e fazendo parcerias com empresas de renome (legrand).
Eu não queria era os meus dados de automatização e assim na cloud. Prefiro uma. Solução local e controlar fora de casa usando o Hass ou Domoticz.
 
Hoje chegou e as campainhas wireless e ou rm3 mini para experiencias.

As campainhas como sao 433mhz vao ser ligadas ao meu hub mqtt. Uma vai estar la em baixo na porta do predio vou substituir pela campainha normal e outra vai para a porta de casa vai subsituir a que ta na escada...que por sua vez ja tem uma webcam. Assim saberei sempre fora de casa se tocaram ou nao a campainha e ver quem é.


O r3 mini para ja vai servir para ligar a tv e box da cozinha a uma hora de manha programada ...para quando chegar a cozinha de manha ja estar ligada nas noticias.
Vou mandar vir mais uns r3 mini para por nos quartos por causa dos ACs.

Em breve vai chegar mais uns pir rf...
Ha e tb chegou os sensores de Porta 1.

Como tenho um cao e uma crianca pequena esta...esquecesse sempre de fechar a porta da casa de banho, e o cao vai la fazer uma mija no tapete.
Este sensor ligado ao hub mqtt vai servir para activar o tss e ouvir nas colunas de casa...uma gravacao..." a porta esta aberta" que por sua vez mais tarde ligara as lampadas rgb em cor vermelha sempre que a porta tiver aberta por x tempo.
 
Boas, Recebi esta semana para experimentar o broadlink rm pro, 3 tomadas rf e um interruptor livolo.

1 - Relativamente ao home assistant, não estou a conseguir pôr a alexa (a funcionar num pi) a encontrar o emulated hue. No router parece estar td aberto, já experimentei ligar os dois por cabo à mm rede e nada. Alguma dica?

2 - Alguem me pode enviar por PM um packet rf que funcione nos interruptores livolo para eu colocar no configuration.yaml?
 
Chegou hoje a lâmpada da Xiaomi, e posso dizer que funciona muito bem :) Só acho um pouco mais amarela que a anterior lâmpada, mas tendo em conta que consome metade, dá para regular a intensidade e posso desligar com o smartphone/smartwatch acho espetacular :D
 
Boas, Recebi esta semana para experimentar o broadlink rm pro, 3 tomadas rf e um interruptor livolo.

1 - Relativamente ao home assistant, não estou a conseguir pôr a alexa (a funcionar num pi) a encontrar o emulated hue. No router parece estar td aberto, já experimentei ligar os dois por cabo à mm rede e nada. Alguma dica?

2 - Alguem me pode enviar por PM um packet rf que funcione nos interruptores livolo para eu colocar no configuration.yaml?
Relativamente ao primeiro ponto já vi que não dá. Vou ter que criar mesmo uma skill.

Quanto ao segundo, como não tenho comando da livolo, tenho quite usar a app e-control, e não estou mesmo a conseguir tirar da app o packet para meter no home assistent. Se alguém tiver um a funcionar com o HA...
 
Relativamente ao primeiro ponto já vi que não dá. Vou ter que criar mesmo uma skill.

Quanto ao segundo, como não tenho comando da livolo, tenho quite usar a app e-control, e não estou mesmo a conseguir tirar da app o packet para meter no home assistent. Se alguém tiver um a funcionar com o HA...

Mycro tens que ir ao dev tools...depois:

.service
.no domain metes: broadlink
.no service metes: learn_command e clicas em call

depois clicas no botao do comando,,,,
e no interface do ha ou no log vai te aparecer o packet.
 
Chegou hoje a lâmpada da Xiaomi, e posso dizer que funciona muito bem :) Só acho um pouco mais amarela que a anterior lâmpada, mas tendo em conta que consome metade, dá para regular a intensidade e posso desligar com o smartphone/smartwatch acho espetacular :D


podes me dizer, quantos watts equivale essa lampada da xiaomi? em um espaço de 20m quadros uma lampada sera suficiente para iluminar?
 
Para quem quiser criar uma copia de segurança dos seus ficheiros do home assistant aqui fica a config:


Primeiramente colocamos uma pen formatada em fat32 no raspberry.

Depois abrimos o putty pomos o nosso user e pass:
e usamos o seguinte comando:

sudo apt-get install ntfs-3g

de seguida este:

ls -l /dev/disk/by-uuid e apontamos o numero que aparece no sda1 ou sdax (x) qualquer numero.
estilo XXXX-XXXX

de seguida vamos criar a pasta:
sudo mkdir /mnt/usbdrive

de seguida este:

id -g homeassistant e apontamos tambem o numero que aparece... estilo 1001

de seguida este:

id -u homeassistant e tambem apontamos o numero tal e qual como fizemos no passo anterior estilo 1002

de seguinda este:

sudo nano /etc/fstab andamos tudo para baixo e colamos a seguinte linha com os vossos numeros.

UUID=XXXX-XXXX /mnt/usbdrive auto nofail,uid=vosso numero estilo 1001,gid=vosso numero estilo 1002,noatime 0 0

de seguida este:

sudo mount -a


ok a parte da pen esta tratada.

Agora dentro da vossa pasta scripts
vao criar o ficheiro backup.yaml

e colam la dentro:
sequence:
- service: shell_command.backup_home

agora caso nao tenham o ficheiro shell_command.yaml criam no e colocam la dentro:
backup_home: cp -rf /home/homeassistant/.homeassistant /mnt/usbdrive/backup/

agora no vosso configuration.yaml colocam la dentro
- script.backup


no fim disto aparece no vosso interface um botao do script, onde ao clicarem la ,,,será feita uma copia de seguranca para o vosso cartao. basta depois remove-lo do raspberry pi e colocarem no pc,,, e estará lá tudo.

Aconselho também semanalmente criarem um backup do vosso cartao sd...pois se algum ficheiro corrompe adeus config.


 
Última edição:
podes me dizer, quantos watts equivale essa lampada da xiaomi? em um espaço de 20m quadros uma lampada sera suficiente para iluminar?
Bem, eu tinha uma de 14w flurescente compacta, e esta de 8w da Xiaomi ilumina mais que a flurescente, porém num tom mais amarelo. Eu acho a capaz de iluminar um espaço de 20m^2, porém depende muito da posição e do candeeiro ou o local onde coloques :)
 
Back
Topo