Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Para quem quiser criar uma copia de segurança dos seus ficheiros do home assistant aqui fica a config:


Primeiramente colocamos uma pen formatada em fat32 no raspberry.

Depois abrimos o putty pomos o nosso user e pass:
e usamos o seguinte comando:

sudo apt-get install ntfs-3g

de seguida este:

ls -l /dev/disk/by-uuid e apontamos o numero que aparece no sda1 ou sdax (x) qualquer numero.
estilo XXXX-XXXX

de seguida vamos criar a pasta:
sudo mkdir /mnt/usbdrive

de seguida este:

id -g homeassistant e apontamos tambem o numero que aparece... estilo 1001

de seguida este:

id -u homeassistant e tambem apontamos o numero tal e qual como fizemos no passo anterior estilo 1002

de seguinda este:

sudo nano /etc/fstab andamos tudo para baixo e colamos a seguinte linha com os vossos numeros.

UUID=XXXX-XXXX /media/usb1 auto nofail,uid=vosso numero estilo 1001,gid=vosso numero estilo 1002,noatime 0 0

de seguida este:

sudo mount -a

de seguida:

sudo reboot

ok a parte da pen esta tratada.

Agora dentro da vossa pasta scripts
vao criar o ficheiro backup.yaml

e colam la dentro:
sequence:
- service: shell_command.backup_home

agora caso nao tenham o ficheiro shell_command.yaml criam no e colocam la dentro:
backup_home: cp -rf /home/homeassistant/.homeassistant /mnt/usbdrive/backup/

agora no vosso configuration.yaml colocam la dentro
- script.backup


no fim disto aparece no vosso interface um botao do script, onde ao clicarem la ,,,será feita uma copia de seguranca para o vosso cartao. basta depois remove-lo do raspberry pi e colocarem no pc,,, e estará lá tudo.

Aconselho também semanalmente criarem um backup do vosso cartao sd...pois se algum ficheiro corrompe adeus config.



Só alguns reparos:
- Se formatas a pen em fat32 não precisas de instalar o pacote ntfs-3g. Só se tiveres a pen formatada em NTFS.
- no /etc/fstab enganaste-te no mount point, deve ser a pasta que criaste para o efeito, /mnt/usbdrive em vez de /media/usb1
- Podes poupar o reboot. O comando "mount -a" já lê o /etc/fstab e monta tudo o que ainda não estiver montado no sistema.
- Deve ser necessário criar a pasta backup antes na pen para o comando da cópia. Se não criaste antes no windows pode ser criada depois do mount -a com os comandos "sudo mkdir /mnt/usbdrive/backup && sudo chown homeassistant:homeassistant /mnt/usbdrive/backup"
 
Última edição:
Só alguns reparos:
- Se formatas a pen em fat32 não precisas de instalar o pacote ntfs-3g. Só se tiveres a pen formatada em NTFS.
- no /etc/fstab enganaste-te no mount point, deve ser a pasta que criaste para o efeito, /mnt/usbdrive em vez de /media/usb1
- Podes poupar o reboot. O comando "mount -a" já lê o /etc/fstab e monta tudo o que ainda não estiver montado no sistema.
- Deve ser necessário criar a pasta backup antes na pen para o comando da cópia. Se não criaste antes no windows pode ser criada depois do mount -a com os comandos "sudo mkdir /mnt/usbdrive/backup && sudo chown homeassistant:homeassistant /mnt/usbdrive/backup"


Correto, eu fiz da maneira que mencionei e deu certo. vou alterar o mount point.
 
Bem, eu tinha uma de 14w flurescente compacta, e esta de 8w da Xiaomi ilumina mais que a flurescente, porém num tom mais amarelo. Eu acho a capaz de iluminar um espaço de 20m^2, porém depende muito da posição e do candeeiro ou o local onde coloques :)


Seria para colocar no teto, vou encomendar uma para ver o resultado. Anda pelos 10 paus certo?
 
Eu continuo sem perceber como pôr uma câmera Onvif a funcionar. Já tentei seguir os tutoriais do blog de assistencia do HASS, mas não encontro a falha.
Supostamente é preciso ir buscar o componente ffmpeg e colocar a stream rtsp. O estranho é que consigo ir buscar a stream com o player VLC, mas não consigo que funcione no Hass.
Será que me falha a instalação de algum codec? Ja tentei no RPI e no PC e falha-me nos 2 lados.

camera:
- platform: ffmpeg
name: Cam
input: -rtsp_transport tcp -i rtsp://"ip da camera":554/onvif2

EDIT: resolvido com uma explicação que encontrei no forum international do HASS. Era preciso instalar o ffmpeg e chamar esta pasta.
 
Última edição:
Tudo o que é tutorial é benvindo , para enriquecer este espaço!

Hoje ainda o devo fazer (tive a fazer alguns testes a ver se era viável e para encontrar alguns erros). Já tenho os dispositivos zwave (não compatíveis com Apple homekit) na app casa dos iPhones.

O único problema que notei foi ao activarem os acessórios noutras apps e/ou através de automatizações que não sejam na app do iOS ele não actualiza automaticamente o state. O meu objetivo era ter as persianas da fibaro no Apple homekit e consegui portanto estou satisfeito (funciona também com o Siri).
 
Boas Malta,

Vi que anda para aqui muito e bom trabalho :)
Eu só agora comecei a mexer nisto, ou seja muita pouca experiência e até há data pouco investimento.
Neste momento estou a fazer testes num desktop com o ubuntu mas caso consiga fazer uma coisas engraçadas queria passar para um RI3.

Vi que há aqui malta que consegue controlar os estores, isso é um dos meus grandes objectivos com a domotica. Eu tenho estores elétricos em casa com interruptores da legrand que comunicam com zigbee.

Ainda não adquiri nenhuma pen zigbee, a minha questão é, para conseguir controlar estes estores será só necessário uma simples pen zigbee e posteriormente configurar o HA?

Desde já agradeço todas as dicas e ajuda que me possam dar.

Cumps,
jponte
 
Sem%20T%C3%ADtulo.jpg


Já consegui montar o meu Hub Mqtt com menos de 5 euros coisas fantásticas...

-- Notificação de correio na caixa do correio na escada, sempre que o carteiro colocar cartas sou notificado..
escuso de andar feito parvo a andar sempre a abrir a caixa do correio.

-- Notificação de Portas janelas abertas

-- quando alguém toca a campainha sou notificado pelo tlm... e depois consigo ver quem está a porta.

.....em breve a ser implementado... ver na televisão quem está a bater a porta.
 
Última edição:
olha que boa aplicação! gostei da ideia de seres notificado do correio físico. Como implementaste? sensor de porta/janela?


Sim, criei um Hum mqtt com um nodemcu e um receiver rf433mhz,que está em casa.
E na porta do prédio "Eliminei" a campainha, fazendo que quem queira tocar, toque nesta campainha.
HTB1r3P.LpXXXXaOXpXXq6xXFXXXS.jpg


na caixa do correio coloquei por dentro este sensor:
New-White-433-Mhz-Sensores-Alarmes-Contato-Sem-Fio-Porta-Janela-Magnet-Sensor-Detector-de-Entrada.jpg


O funcionamento de ambos é simples ...quando activam enviam um sinal forte Rf para casa o Hub recebe...depois de recebido é só puxarmos pela cabeça para nascer ideias......depois é fazer automações.
 
Sim, criei um Hum mqtt com um nodemcu e um receiver rf433mhz,que está em casa.
E na porta do prédio "Eliminei" a campainha, fazendo que quem queira tocar, toque nesta campainha.
HTB1r3P.LpXXXXaOXpXXq6xXFXXXS.jpg


na caixa do correio coloquei por dentro este sensor:
New-White-433-Mhz-Sensores-Alarmes-Contato-Sem-Fio-Porta-Janela-Magnet-Sensor-Detector-de-Entrada.jpg


O funcionamento de ambos é simples ...quando activam enviam um sinal forte Rf para casa o Hub recebe...depois de recebido é só puxarmos pela cabeça para nascer ideias......depois é fazer automações.


Bom dia.

Eu também estou a usar um mqtt hub para os sinais rf. Que material estas a usar para o teu HUB, ou que receptor estas a usar? É que por vezes o meu não recebe o sinal.

Desde já obrigado.
 
Bom dia.

Eu também estou a usar um mqtt hub para os sinais rf. Que material estas a usar para o teu HUB, ou que receptor estas a usar? É que por vezes o meu não recebe o sinal.

Desde já obrigado.

estou a usar um chip heterodyne com antenas exteriores.
esses mais baratos que nao chegam a 1 euro sao fracos... por mais 2 ou 3 euros ja compras uns heterodyne
 
Sem%20T%C3%ADtulo.jpg


Já consegui montar o meu Hub Mqtt com menos de 5 euros coisas fantásticas...

-- Notificação de correio na caixa do correio na escada, sempre que o carteiro colocar cartas sou notificado..
escuso de andar feito parvo a andar sempre a abrir a caixa do correio.

-- Notificação de Portas janelas abertas

-- quando alguém toca a campainha sou notificado pelo tlm... e depois consigo ver quem está a porta.

.....em breve a ser implementado... ver na televisão quem está a bater a porta.
seguiste algum tutorial, gostava de saber mais sobre isto e por esse preco de facto torna se bastante interessante e util
 
Boas,
alguém poderia partilhar o groups.yaml?
Estou com complicações a criar as tabs e a colocar depois em cada Tab o conteúdo pretendido.

Obrigado!

Cumps,
jponte
 
Back
Topo