Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Obrigado Rodolfo.
Eu tenho andado a ver muito o forum no HA, mas por acaso ainda n tinha visto este cookbook. Muito bom.

Lá eu ando a seguir a integração com o sistema da Xiaomi. Os devices deles estão muito bem conseguidos.
 
Obrigado Rodolfo.
Eu tenho andado a ver muito o forum no HA, mas por acaso ainda n tinha visto este cookbook. Muito bom.

Lá eu ando a seguir a integração com o sistema da Xiaomi. Os devices deles estão muito bem conseguidos.

Sim estão.
Para quem quer uma coisa pronta a funcionar e basica é bom.
No entanto para quem quer automatizar com as lampadas existentes no tecto... eles não tem solução.
Eu eu sou fan do protocolo MQTT e do diy. Pois para termos o essencial , não precisamos de gastar rios de dinheiro... sim porque os sistema ready to use, são caros.
Atualmente estou a mudar progressivamente os interruptores de minha casa todos para interruptores vulgo campainha, onde nas caixas de derivação colocarei modulos sonoff cerca de 5 euros cada um...assim consigo de forma barata e muito rapida e fiavel de comutar as luzes tanto manualmente como via software. Depois de muito estudo foi a solução mais rápida e confiavel de o conseguir fazer.
 
Sim estão.
Para quem quer uma coisa pronta a funcionar e basica é bom.
No entanto para quem quer automatizar com as lampadas existentes no tecto... eles não tem solução.
Eu eu sou fan do protocolo MQTT e do diy. Pois para termos o essencial , não precisamos de gastar rios de dinheiro... sim porque os sistema ready to use, são caros.
Atualmente estou a mudar progressivamente os interruptores de minha casa todos para interruptores vulgo campainha, onde nas caixas de derivação colocarei modulos sonoff cerca de 5 euros cada um...assim consigo de forma barata e muito rapida e fiavel de comutar as luzes tanto manualmente como via software. Depois de muito estudo foi a solução mais rápida e confiavel de o conseguir fazer.
gosto muito dos sonoff, mas parecem-me complicados de programar, n?
 
nao nada de complicados, so ter o arduino Ide um cabo ftdi soldar uns headers pins no sonoff para ligar o ftdi... e mandar o codigo la para dentro atraves da Ide do arduino..
ah outros meios como o espeasy entre outros...

Mas o mais facil e o que se quer é: https://github.com/KmanOz/Sonoff-HomeAssistant

pois, só de ler o ter que soldar deu-me uns flashbacks de há uns anos atrás em que tentei soldar coisas...vou apenas referir que correru mal lolol

Mas sim, com esse link e com o arduino ide + cabo ftdi parece conseguir fazer a festa :D
 
pois, só de ler o ter que soldar deu-me uns flashbacks de há uns anos atrás em que tentei soldar coisas...vou apenas referir que correru mal lolol

Mas sim, com esse link e com o arduino ide + cabo ftdi parece conseguir fazer a festa :D

No fundo, não é nada mais nada menos que dar so uns pinguinhos de solda, nada de extraordinário é um sitio acessivel sem risco.
Contudo caso queiras, não sei de onde és eu posso te os soldar.
 
Eu comprei um desses mas isto não dá para meter simultaneamente com um interruptor antigo de parede, ou dá? Estou a pensar que para isto funcionar o interruptor velho tem de estar sempre ligado, certo?
 
Eu comprei um desses mas isto não dá para meter simultaneamente com um interruptor antigo de parede, ou dá? Estou a pensar que para isto funcionar o interruptor velho tem de estar sempre ligado, certo?

Em princípio, sim. Colocando antes ou depois, em série, o funcionamento das luzes via wireless vai depender do interruptor estar na opição ON.
 
Eu comprei um desses mas isto não dá para meter simultaneamente com um interruptor antigo de parede, ou dá? Estou a pensar que para isto funcionar o interruptor velho tem de estar sempre ligado, certo?
O que presumo que queiras fazer é isto:

No entanto isso tem um mal.... se usares os teus interruptores normais de parede, como ves nesse video quando se carrega no interruptor de parede ele liga ou desliga a luz.. so que nao consegues ter essa informacao em tempo real.
entao o que tens que fazer é isto:

20160504_183747.jpg


como ves na imagem tens o botao do proprio sonoff que liga e desliga...mas se soldares a esse botao esse dado de junção azul... aqui depois ligas um interruptor vulgo campainha... daqueles que se usam nas escadas dos predios.
Clicas uma vez acende a luz... clicas outra vez desliga a luz.
e o melhor de dois mundos é que consegues saber em tempo real no HA o estado... e de forma rapidissima pois o que vais ter dentro do sonoff é um firmware baseado em mqtt, que referi acima onde se por exemplo a lampada tiver ligada.... e se por algum motivo faltar a luz.... quando a luz regressar, vai voltar a estar ligada, pois a info fica guardada na eeprom.
 
20160504_183747.jpg


como ves na imagem tens o botao do proprio sonoff que liga e desliga...mas se soldares a esse botao esse dado de junção azul... aqui depois ligas um interruptor vulgo campainha... daqueles que se usam nas escadas dos predios.

Bom dia,
Será que podes explicar isso melhor? Não percebi o que preciso de soldar... e já agora podes colocar uma imagem do interruptor a que te referes :)

Obrigado
 
P
Bom dia,
Será que podes explicar isso melhor? Não percebi o que preciso de soldar... e já agora podes colocar uma imagem do interruptor a que te referes :)

Obrigado
Precisas de soldar exactamente o que está nessa imagem, mais explicito não te posso ser. ou então soldas directamente ai no botão onde tão os fios amarelos... os fios que vêm do interruptor.
O interruptor é um interruptor campainha...desses usados nas escadas dos prédios para acender as luzes das escadas,, ou tocar as campainhas. Colocas no Google interruptor campainha ves logo o que é.
 
Boas.
Alguém sabe se existe alguma maneira de ir buscar os valores de temperatura humidade actuais e previsão do site da meteorologia portuguesa ipma a semelhança dos existentes Dark Sky ou yr?
Parece-me que deve ser possível ter esta opção.
 
Como posso saber quais os equipamentos que são compatíveis com o HA? Ok, eu vou à pagina e sei dizer quais são os sensores ou afins, mas por exemplo, se quiser saber quais são os dispositivos que me permitem correr os estores elétricos?
 
Olá a todos, estou a dar os primeiros passos nisto da casa inteligente, para já vem a pen da aeon e um relay. Aprender a parte da programação é assustadora mas espero conseguir!

Qual o melhor editor YAML? ou mais fácil de utilizar? Ontem meti-me a brincar com os ficheiros, mas notepad é para esquecer... Não consigo perceber qual o que o BHRU usa nos videos.
 
vim no Linux, notepad++ no windows.

A sintaxe não tem nada de especial, é só uma questão de indentação (não interessa se é um tab se 2/3/4/... espaços), basicamente copiar como está na documentação ou ficheiros de exemplo do bhru ou outros.
 
vim no Linux, notepad++ no windows.

A sintaxe não tem nada de especial, é só uma questão de indentação (não interessa se é um tab se 2/3/4/... espaços), basicamente copiar como está na documentação ou ficheiros de exemplo do bhru ou outros.
ok, espero dar-me minimamente com aquilo. Ontem estive só a tentar configurar o weather underground em vez do yr e ia desanimando... nem isso consegui meter a funcionar... :/
 
Back
Topo