Home Assistant - Mac Mini M1

Mr.Henrique

1st Folding then Sex
Viva. Noob here. Este thread é só para discussão e quiçá para ajudar pessoas que possam ter a mesma ideia que eu.
Comecei recentemente na saga de usar um Mac Mini M1, como servidor do Home Assistant. Como já tenho este Mac, como está sempre ligado , o consumo é bastante baixo (7w em idle) e com os rpi tão "caros", optei por esta solução.

Para tal, e visto que uso o Mac para trabalho, vou correr o HA numa VM. Vou deixando aqui os tutoriais que segui e os problemas que me foram aparecendo e fui resolvendo.

1º Usei o UTM (não conhecia, mas é free e funcionou bastante bem) para instalar o Debian. O tutorial que segui para instalar o Debian + HA foi este:
https://siytek.com/home-assistant-supervised-on-mac/

(bastante completo e step by step)

No entanto, tive dois "problemas".

-> Não conseguir copiar e colar para dentro da VM. Isto resolve-se rápido. Basta editar a VM no UTM, nos devices adicionar um novo. Escolher "Serial" e a opção "built in terminal" tem de estar selecionada.

-> Durante a instalação do HA, tive um problema que pelos vistos é comum. Ao chegar ao "dpkg -i homeassistant-supervised.deb" era devolvida a mensagem que " systemd-journal-remote" não estaria instalado. Para resolver este problema, bastou-me correr "apt –fix-broken install"

-> O tutorial não menciona, mas para usar o sudo, convém instalar o mesmo.

Finito a instalação e primeira configuração, parece tudo funcional para já. Estou a aguardar um antena USB Zigbee para continuar a adicionar devices. Mesmo com a VM a correr, o consumo anda sempre nos 7w/8w. Portanto parece-me ok.

Há imensa informação na Internet mas grande parte está desatualizada. Imensos comentários a dizer para fugir desta solução, mas seguindo os passos acima, para já, não esbarrei em nenhum problema grave.

Vou deixando o post atualizado.
 
Boas tardes,
Reinstalei novamente o Home Assistant Ver 5.7, num SD Card no meu Raspberry PI 2, para entrar a sério na domótica cá em casa.
Depois de arrancar pediu-me o USER e a PASSWORD, possívelmente da instalação anterior, mas que eu já não me lembro.
Onde e como posso fazer o reset de ambos ?
 
Boas tardes,
Reinstalei novamente o Home Assistant Ver 5.7, num SD Card no meu Raspberry PI 2, para entrar a sério na domótica cá em casa.
Depois de arrancar pediu-me o USER e a PASSWORD, possívelmente da instalação anterior, mas que eu já não me lembro.
Onde e como posso fazer o reset de ambos ?
Apaga a pasta onde tens home assistant instalado. E depois inicia o processo de instalação novamente.
 
Apaga a pasta onde tens home assistant instalado. E depois inicia o processo de instalação novamente.
Já formatei o cartão SD, voltei a fazer nova instalação no SD, testei com outro cartão SD também de 32gb e continua tudo na mesma.
Dá-me a impressaõ que o raspberry não está a ler correctamente o cartão não consegue instalar o CLI e não dá o acesso via web.
 
Mas continua a pedir a pw?
Estás na porta certa? (8123)
Desisti e estou a tentar instalar numa TV Box x96 Max plus, mas não consigo terminar a instalação, porque comecei com o Debian 10 e pelos vistos perdeu suporte e agora só com o Debian 11.
Não consigo apagar a instalação antiga ou sobrepor com a instalação nova.
 
Até à bem pouco tempo tinha o meu homeassistant num raspberry pi 2 (model b) sem grandes problemas mesmo com stream de uma camera (WebRTC)
 
Back
Topo