Home made/DIY Ambilight - Ja alguem fez isto?

cyber

Power Member
Boas.
Nem sei bem se esta secção é a correcta para isto mas visto ser para um sistema para mediacenters/tv's parece-me que se enquadra.
Descobri recentemente sobre este projecto online em que se utiliza um arduino e LED's RGB para criar um sistema ambilight mais em conta e para quem não tv philips com esse sistema. Pareceu-me algo bastante interessante e que até gostava de fazer, no entanto não tenho grandes conhecimentos de electronica e apesar de haver mais que um tutorial pela net, nem todos são completamente especificos/detalhados que era o que precisava.
Em quanto considero fazer isto ou não, fiquei curioso em saber se alguem daqui ja fez este projecto e se ficou satisfeito com os resultados? Consideram algo simples de fazer ou requer mesmo mais experiência? Parece funcionar bem, apesar de so funcionar com media center/computadores e não com tv em directo pois o arduino tem que estar ligado por usb para o programa reconhecer as cores no ecrã.

Deixo aqui alguns links sobre este sistema:
http://www.ladyada.net/make/adalight/
http://amblone.com/guide
 
Eu tambem, mas outra parte interessante disto e que é diy e sermos nos a fazer. Mas sim, se estivesse completo a venda era o mais certo comprar feito visto que os meus conhecimentos de electrónica nao sao muitos...
 
Isto é bastante interessante, mas só dar com um pc ligado já não me convence, se fosse sempre, ai até tentava fazer...
 
Última edição:
Da forma rápida que li só não percebi uma coisa como é que se vai ligar à tv?
E já agora alguém viu o preço que isto fica assim por alto?

Isto e para usar com media centers e pelo que percebi o arduino fica ligado ao pc por usb, pelo menos foi isso que percebi.
Quanto a preços, depende ee onde e do que comprares. Ja vi o conjunto usado ai por 30 e tal $ ja vi outros leds que me parece que dao por 14$ e ja vi um tutorial em que cortaram uma faixa de led rhb de 5€ e depois ligaram-na de forma a ficar espalhada proporcionalmente.
Agora nao tenho os links mas quando puder ponho. Depois o arduino custa cerca de 25€.
 
Isto e para usar com media centers e pelo que percebi o arduino fica ligado ao pc por usb, pelo menos foi isso que percebi.
Quanto a preços, depende ee onde e do que comprares. Ja vi o conjunto usado ai por 30 e tal $ ja vi outros leds que me parece que dao por 14$ e ja vi um tutorial em que cortaram uma faixa de led rhb de 5€ e depois ligaram-na de forma a ficar espalhada proporcionalmente.
Agora nao tenho os links mas quando puder ponho. Depois o arduino custa cerca de 25€.
Sim depois de pesquisar percebi que só dava no pc, e preços vi no ebay, o arduindo ficava em cerca de 15€, depois era resistencias e isso...
Os leds tinha de graça, mas como é apenas para pcs/mediacenter esquece, por eemplo quem tem um xtreamer com windows até dá, mas para quem ve como eu directamente na tv os filmes...
 
Pois, é mesmo mais para quem tem computadores media center ligados a tv. Eu vou usar com o raspberry pi, ou pelo menos tentar. Tambem vi topicos no forum do raspberrypi que havia pessoal interessado em fazer isto directamente no raspberrypi, o que me parece interessante.
Podes sempre tentar arranjar um raspberrypi ( no entanto ainda vai demorar)ou um pc antigo e usares como media center para filmes, fotos, etc e ja podes usar o ambilight nos filmes
 
Pois, é mesmo mais para quem tem computadores media center ligados a tv. Eu vou usar com o raspberry pi, ou pelo menos tentar. Tambem vi topicos no forum do raspberrypi que havia pessoal interessado em fazer isto directamente no raspberrypi, o que me parece interessante.
Podes sempre tentar arranjar um raspberrypi ( no entanto ainda vai demorar)ou um pc antigo e usares como media center para filmes, fotos, etc e ja podes usar o ambilight nos filmes

Sim eu tenho um qosmio que para mediacenter mas apos comprar a tv uso apenas a tv, gasto menos e nao tem lag..
Para mim nao da, infelizmente..
Entao e por exemplo no pc para jogos, sera que da?
 
Sim, penso que de na mesma. Alias, o projecto que encontrei inicialmente era feito para um lcd de um desktop e pelo que percebi o programa utilizado analiza os varios cantos do ecrã e pixeis para controlar as cores dos leds.
A minha duvida agora é que não sei se dara apenas para videos ou não, porque lembro-me de ser necessario ter o vlc mas tambem ja vi esta demonstração em videos com o xbmc por isso deve de dar para qualquer coisa, é questão de procurar o tutorial/programa correcto.

Deixo aqui outro link com mais um tutorial : http://www.instructables.com/id/Simple-and-cheap-DIY-ambilight/?ALLSTEPS
 
Última edição:
Sim, penso que de na mesma. Alias, o projecto que encontrei inicialmente era feito para um lcd de um desktop e pelo que percebi o programa utilizado analiza os varios cantos do ecrã e pixeis para controlar as cores dos leds.
A minha duvida agora é que não sei se dara apenas para videos ou não, porque lembro-me de ser necessario ter o vlc mas tambem ja vi esta demonstração em videos com o xbmc por isso deve de dar para qualquer coisa, é questão de procurar o tutorial/programa correcto.

Deixo aqui outro link com mais um tutorial : http://www.instructables.com/id/Simple-and-cheap-DIY-ambilight/?ALLSTEPS
A jogar é que devia ser engraçado, ihihhi!:002:
Obrigado pela ajuda!
 
Back
Topo