Home Server ARM

APLinhares

OpenSource
Boas,
Atualmente tenho um N40L com debian 10 com 4discos interno + SSD (SO) + externo 2Tb para backups. E na pratica 70-80W de consumo.
Estou a reformular esta soluções que tenho e, com base no menor consumo possível, estou a procurar uma solução ARM para 24/7 em Home File Sharing (samba) a 2/3clientes, acesso remoto web, torrent e eventualmente HomeAssist (não é certo).

Estava a pensar no Raspberry 4 mas atendendo ao packs o preço facilmente eleva os 100e.
Alguém com outra solução ARM tipo Odroid ou mesmo box android (armbian)?
Armazenamento posso recorrer por ex Disco 2.5/SSD externo ligado por usb3 (com informação não crítica).
N40L ficará apenas para arquivo geral, num uso + esporádico.

Opiniões e sugestões?
Desde já grato.
 
Sim, apesar de um pouco €€. o Pi 4 agora tendo gigabit e USB 3.0 fica melhor para NAS.
Podes usar Ext4 como file system. Assim não tem o "overhead" do ntfs.
 
concordo. raspberry pi 4 é a melhor solução a meu ver. Até porque já há distros x64 para ele. Ficará mais bem servido que uma qualquer box Android.
 
Existe várias versões do rasp berry 4, uma diz ter 2GB, 4GB e 8GB.. para servir de servidor samba, torrents qual aconselham .. queria gastar o menos possível...
 
Eu utilizo um RPi de 2GB como NAS. Utilizo o OMV (debian based) com docker para correr torrent, fileshare (com o FileRun, versão simplificada do NextCloud e bem mais rápido, Ubiquiti Controller e uma série de containers (cerca de 10). Tenho cerca de 800MB de RAM de free.

Qualquer questão que queiras esclarecer e possa ajudar diz-me.
 
Eu utilizo uma caixa que no fundo é um dissipador gigante:

RB-AlucaseP4+07-02g.png
 
Os dockers são as aplicações instaladas?

E a nível de alimentação? É necessário comprar o carregador deles? Ou pode ser outro carregador qql?
 
Sim, os dockers são as aplicações, só que ao invés de instalar diretamente no OS sao instaladas num camada superior (e contentorizadas).

Eu tinham um bom carregador (QC 3.0 - 18W). Caso não tenhas nenhum, penso que o melhor será comprar um original.
 
Ok. Só mais uma questão , que cartão podes aconselhar, ando muito distante destas coisas.. e queria um cartão com uumat boa performance para aproveitar o máximo do raspberry.. antigamente havia cartões com velocidades muito limitadas que atrasavam o telemóvel.. agora para o raspberry deve ser parecido.
 
Cartão será o mais rápido que conseguires por um preço simpático. Actualmente tenho um de classe A1, mas pondero upgrade para classe A2.
 
Já comprei o raspberry.. agora pensava que isto tinha entrada de micro USB para ligar um cabo de micro USB de um lado e HDMI do outro.. mas afinal isto parece mais pequeno que um micro USB... vou tentar ver se dá para instalar o OMV sem ligar à TV 🤔
 
Já comprei o raspberry.. agora pensava que isto tinha entrada de micro USB para ligar um cabo de micro USB de um lado e HDMI do outro.. mas afinal isto parece mais pequeno que um micro USB... vou tentar ver se dá para instalar o OMV sem ligar à TV 🤔

Não necessitas de ligar a monitor/TV. Instalas o Raspberry Pi OS Lite no SD (eu uso o Balena Etcher) e crias um ficheiro na primeira partição chamado "ssh" e tens ssh logo no primeiro boot.
 
Um ficheiro com o nome ssh , sem extensão e sem conteúdo é isso? Estou agora a criar a pen com o SO lite.

Tive que colocar o cartão no telemóvel pois no windows 10 não apareciam as partições do Cartão SD e assim já consegui criar o ficheiro... já tenho acesso por telnet :)
 
Última edição:
@methos Boas desde há pouco, já instalei o OMV, agora para ter um cliente de torresmos é no OMV ou tenho que instalar à parte?

e a cena do file share, o file run também é no OMV ? peço desculpa, é que instalei o OMV e nem sei bem para que serve.

grato por toda ajuda :)
 
@methos Boas desde há pouco, já instalei o OMV, agora para ter um cliente de torresmos é no OMV ou tenho que instalar à parte?

e a cena do file share, o file run também é no OMV ? peço desculpa, é que instalei o OMV e nem sei bem para que serve.

grato por toda ajuda :)

O OMV basicamente facilita e muito, numa pura função de NAS para criação de shares.

As aplicações tenho tudo a correr de docker.
 
Bom dia Zwamos,

deixo aqui uma foto de como o meu raspberry com Portainer ficou, só consegui configurar tão rápido o raspberry porque o utilizador @methos me ajudou no processo todo, sem dúvida um utilizador 5 estrelas, obrigado mais uma vez @methos



No futuro vou instalar dockers para servidor web + base de dados.. até agora tenho cliente de torrents, DNS (ADGUARD), e um monitor de raspberry para analisar sensores e estados dos componentes do próprio.

E já agora pergunto se tem sugestões de novos dockers a instalar.

Cumprimentos.
 
Back
Topo