Home Server ARM

@methos

desculpa, mas conseguiste colocar no nextcloud os dados a ir para um outro disco?

estou sempre a bater nas permisões, mas supostamente tenho tudo correto e não estou a dar com isto.

Não estou a criar volumes no proprio docker, e deixo tudo na /var/lib/docker/ e quero apenas que a /var/www/html/data esteja essa sim numa outra partição em que tenho o mount feito em /mnt/DISK_DATA
 
@methos

desculpa, mas conseguiste colocar no nextcloud os dados a ir para um outro disco?

estou sempre a bater nas permisões, mas supostamente tenho tudo correto e não estou a dar com isto.

Não estou a criar volumes no proprio docker, e deixo tudo na /var/lib/docker/ e quero apenas que a /var/www/html/data esteja essa sim numa outra partição em que tenho o mount feito em /mnt/DISK_DATA

Fiz de outra forma. Tenho os ficheiros todos no disco externo e apresentei o volume/pasta ao docker:

-v /srv/dev-disk-by-uuid-20ba0c95-57b1-43d4-ad5b-b5549d6f86f9/files:/files

Depois ativei o app/plugin "External storage support":

msedge-tk-RSCr-VIs4.png
 
Fiz de outra forma. Tenho os ficheiros todos no disco externo e apresentei o volume/pasta ao docker:

-v /srv/dev-disk-by-uuid-20ba0c95-57b1-43d4-ad5b-b5549d6f86f9/files:/files

Depois ativei o app/plugin "External storage support":

msedge-tk-RSCr-VIs4.png


tks!

Entretanto já consegui tambem de outra forma, tinha a ver com a forma que estava a linkar essa pasta com o docker no compose, desconhecia esse plugin, mas também não foi necessário.
 
A não ser que não tenham muito amor aos dados que pretendem guardar eu nunca usaria um rpi4 como nas.
 
Última edição:
A não ser que não tenham muito amor aos dados que pretendem guardar eu nunca usaria um rpi4 como nas.

Não vejo risco nenhum, o SD apenas serve para instalar o host OS, os dados estão todos num HDD/SSD externo ligado a ele por USB , se o SD morrer, tenho backup para fast recovery, só carregar de volta para o SD e boot.

No meu caso tenho 2 SSD em raid, só se morrerem os 2 ao mesmo tempo ia perder tudo.

Agora se os dados estiverem no SD ai sim, pode acontecer.
 
Não vejo risco nenhum, o SD apenas serve para instalar o host OS, os dados estão todos num HDD/SSD externo ligado a ele por USB , se o SD morrer, tenho backup para fast recovery, só carregar de volta para o SD e boot.

No meu caso tenho 2 SSD em raid, só se morrerem os 2 ao mesmo tempo ia perder tudo.

Agora se os dados estiverem no SD ai sim, pode acontecer.
Então porquê?
As portas usb são tudo menos fiáveis sobretudo para um ambiente de raid. Mas os dados são vossos ….
 
Ligar discos por usb e esperar fiabilidade. Realmente é incrível como o Linux é estável e bem desenvolvido que a malta até consegue fazer servidores caseiros com discos ligados por USB.

Não deves ter grande problema, só não tens acesso à smart info do disco e não sei que tipo de RAID software que estas a usar, mas geralmente não gostam de discos ligados por USB.
 
estamos a falar de soluções caseiras que respondem a necessidades especificas, logo não se pode pedir a mesma fiabilidade de outros produtos nem é essa a discussão a meu ver.

Se não quiserem raid podem sempre usar o rsync e tem o 2º HDD como mirror do primeiro.
 
Back
Topo