1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Home Server

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ByDeR, 27 de Outubro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 4081)

1. ByDeR

ByDeR Power Member

Agora que finalmente já tenho peças para montar um pc que pode ser completamente dedicado a essa função, mesmo depois de ler uns quantos topicos aqui na techzone, e uns tutoriais na net, ainda tenho umas quantas (muitas ^^) dúvidas.

A primeira cai na escolha da distribuição, depois de ler, fiquei com duas opções: ClarkConnect ou o Server Edition do Ubuntu.

A verdade é que só tou a considerar o Ubuntu por ser mais user friendly. Mas o ClarkConnect pelo que tenho lido, é bastante melhor neste campo. Gostava de saber a vossa opinião, tendo em conta que tenho algumas noções de linux, mas não sou nenhum expert.

O esquema da minha rede cá em casa actualmente é:

..........................------ O meu PC [Meio servidor/meio desktop :D]

Modem --- Router ------ PC 1

..........................------ PC 2

A ideia agora seria por:

..........................Servidor ------ O meu PC

Modem --- Router ------ PC 1

..........................------ PC 2

Ou então:

.......................................... ------ O meu PC

Modem --- Servidor ---Router ------ PC 1

...........................................------ PC 2

Nesta situação por exemplo, quem é que definia e como, os ips dos computadores? Era o router ou o servidor? Eu tenho o DHCP desactivado no router, sou eu que os defino manualmente dentro do range que limitei no router. No caso de ser o router a definir os ips dos PC's, depois o servidor dava um ip a router? 0_o [Não percebo muito de redes, por isso no proprio layout agradecia que me dessem alguma info]

Qual seria melhor?

O uso que lhe vou dar em principio seria:

- Gateway/Firewall para o meu PC
    - File Server/FTP
    - Web server para por umas páginas apenas
    - Mail Server
    - Print Server cá para casa
    - SSH
    - Webmin [Penso que já vem no CC]
    - VPN [Este não sei até que ponto será util, visto que tenho o webmin]
    - Torrentflux

Para alem disto, gostava que tivesse o minimo de manutenção, reboots, etc. A ideia era tê-lo 24/7, com o máximo de uptime possivel.

Gostava de saber o grau de dificuldade do projecto e software a instalar para ter estas funções. Costumo usar linux, mas é do ponto de vista do utilizador comum, programar, navegar, msn, videos, etc. Corro alguns serviços de servidor mas para jogos, fileserver / ftp só. Windows só para jogar geralmente.

E como perguntei anteriormente, a distro mais indicada, embora esteja mais inclinado para o CC.

Cumps e desde já obrigado.

[EDIT]: A máquina em principio será:

- Pentium IV FSB 800Mhz 2,4Ghz
    - Asus P4P800
    - 256mb Ram [mais tarde logo leva um upgrade]
    - Ati 9500 ou Riva TNT 2 [é um server, provavelmente a riva é mais facil de calar]

Sugestões para ficar silenciosa sem comprometer a durabilidade também agradecia, porque vai ficar junto a minha cama.

Última edição: 27 de Outubro de 2007
  2. xupetas

xupetas Banido

sempre fui um gajo de suse opensuse por isso nem acredito que vou escrever isto....

acho qq deves ir com o ubuntu server edition por varias razões mas sobretudo por ser mais aberto ainda que o clarkconnect.
    Quando digo aberto digo que podes mexer, aprender, alterar pq o sistema deixa-te fazer isso. no caso do clark como tantas solucoes chave na mão normalmente são rigidas (quem tentou alterar alguma coisa la dentro - adicionar funcionalidade sabe o que estou a dizer).

aconselho-te em ternos de configuração de rede que caso possível coloques mesmo o servidor como gateway entre a tua rede e a net.... para veres a velocidade que ganhas ;)....

em relação á manutenção recomendo-te ler manuais do hdparm (na secção do hdspindown) que te irá diminuir substancialmente o barulho de discos e em relação ao uptime.... amigo é linux... isto se bem mexido so para qd o hardware dá o berro... ;)

3. ByDeR

ByDeR Power Member

Ok, quanto ao layout/esquema da rede vai ficar:

Realmente tive a vasculhar os forums do CC, e para adicionar qualquer coisa, ainda se passa um mau bocado. Isso eventualmente iria dar-me trabalho ao inicio, de qualquer maneira, para alem de não ter nenhuma license windows server 2003, o que me leva para o linux, é mesmo o facto de poder por tudo a minha maneira, e mais rápido e eficiente, por isso tar a escolher uma coisa que me ia limitar a partida pode não ser a melhor solução.

Se bem que o CC tem tudo o que preciso, e aquele web interface está muito bem conseguido.

Partindo do principio que escolho o Ubuntu Server Edition, ele já tras o que eles chamam LAMP (Linux, Apache, MySQL and PHP) . Já me facilita bastante as coisas. Encontrei este tutorial, já aprendi umas coisas sobre como fazer uma instalação segura:

http://www.howtoforge.com/perfect_setup_ubuntu704

Quanto ao software que vou instalar, já tenho tudo mais ou menos definido. Tenho algumas duvidas em relação à parte de firewall/gateway. O CC trazia software para limitar a bandwith a cada IP, controlar o tráfego e umas coisas de estatisticas engraçadas, e a firewall parecia-me simples de usar, agora este ubuntu não traz nada. IPTables para a firewall é a opção, mas configurar aquilo :D .

Para a função que eu queria usar, provavelmente o CC out of the box era melhor, mas depois fico limitado em relação à costumização. No ubuntu, consigo personalizar melhor a máquina, mas na parte de gateway/firewall tou um bocado às escuras. Alguma sugestão em relação a esta "funcionalidade" do server?

Tive a ler umas coisas, e realmente o hdparm é uma ferramente bastante util, tou agora a ler documentação, nunca pensei poder definir tantos parametros num disco :lol: . Cada vez tou mais convertido para o linux.

Cumps

Última edição: 28 de Outubro de 2007
  4. nazariy

nazariy Power Member

:offtopic: desculpem este off-topic, achei que nao vale a pena criar mais um topico...
    e como é que tu acedes a ela? por IP?
    thx

hehe, mais um suser :)
    antes ubunto do que aquela coisa paga chamada @indows :), :lol:

5. ByDeR

ByDeR Power Member

Era uma possibilidade, mas como tenho IP dinâmico, estava mais a pensar nas ferramentas de Dynamic DNS, o ClarkConnect sei que já trás incluido:

http://www.clarkconnect.com/wiki/index.php?title=Services_-_Dynamic_DNS

Mas caso vá realmente para o Ubuntu, irei usar outra coisa como o DynDNS ou ou No-IP DNS.

Cumps

6. xupetas

xupetas Banido

o cliente q o clarkconect traz é o do dyndns,,,

7. lothar_m

lothar_m Power Member

eu tb tenho uma rede a funcionar com um ip dinamico. uso o software para actualização do no-ip no meu servidor (debian) e funciona perfeitamente. o dyndns nunca usei por isso nao te posso dar nenhum feedback.

8. 2xtreme

2xtreme Power Member

se queres usar controlo de bandwidth vai pra Clark Connect Community 4.1 no ubuntu server tens de usar o tcng pra controlar a largura de banda e iptables pra firewall dois coisinhas bem complicadas... mas por outro lado correres CC com 256 de ram e pouco 512 minimo 1 gb recomendado..

9. nazariy

nazariy Power Member

Boas,
    decidi usar este tópico, já que fiz uma pergunta (lá em cima) sobre IP.
    Alguém já usou NO-IP? é mesmo free? lol
    thx

10. Tiago@Rosetta

[email protected] [email protected] Member

Confirmo que é free e funciona muito bem.

11. nazariy

nazariy Power Member

Obrigado :D
    neste caso vou fazer download e vou criar uma conta.
    cump

12. Condez

Condez [email protected] Member

Para um cliente Dynamic DNS tens o "ddclient".

Partilhar esta Página