Home Server

ByDeR

Power Member
Agora que finalmente já tenho peças para montar um pc que pode ser completamente dedicado a essa função, mesmo depois de ler uns quantos topicos aqui na techzone, e uns tutoriais na net, ainda tenho umas quantas (muitas ^^) dúvidas.

A primeira cai na escolha da distribuição, depois de ler, fiquei com duas opções: ClarkConnect ou o Server Edition do Ubuntu.

A verdade é que só tou a considerar o Ubuntu por ser mais user friendly. Mas o ClarkConnect pelo que tenho lido, é bastante melhor neste campo. Gostava de saber a vossa opinião, tendo em conta que tenho algumas noções de linux, mas não sou nenhum expert.

O esquema da minha rede cá em casa actualmente é:

..........................------ O meu PC [Meio servidor/meio desktop :D]

Modem --- Router ------ PC 1

..........................------ PC 2

A ideia agora seria por:

..........................Servidor ------ O meu PC

Modem --- Router ------ PC 1

..........................------ PC 2

Ou então:

.......................................... ------ O meu PC

Modem --- Servidor ---Router ------ PC 1

...........................................------ PC 2


Nesta situação por exemplo, quem é que definia e como, os ips dos computadores? Era o router ou o servidor? Eu tenho o DHCP desactivado no router, sou eu que os defino manualmente dentro do range que limitei no router. No caso de ser o router a definir os ips dos PC's, depois o servidor dava um ip a router? 0_o [Não percebo muito de redes, por isso no proprio layout agradecia que me dessem alguma info]

Qual seria melhor?

O uso que lhe vou dar em principio seria:

- Gateway/Firewall para o meu PC
- File Server/FTP
- Web server para por umas páginas apenas
- Mail Server
- Print Server cá para casa
- SSH
- Webmin [Penso que já vem no CC]
- VPN [Este não sei até que ponto será util, visto que tenho o webmin]
- Torrentflux

Para alem disto, gostava que tivesse o minimo de manutenção, reboots, etc. A ideia era tê-lo 24/7, com o máximo de uptime possivel.

Gostava de saber o grau de dificuldade do projecto e software a instalar para ter estas funções. Costumo usar linux, mas é do ponto de vista do utilizador comum, programar, navegar, msn, videos, etc. Corro alguns serviços de servidor mas para jogos, fileserver / ftp só. Windows só para jogar geralmente.

E como perguntei anteriormente, a distro mais indicada, embora esteja mais inclinado para o CC.

Cumps e desde já obrigado.

[EDIT]: A máquina em principio será:

- Pentium IV FSB 800Mhz 2,4Ghz
- Asus P4P800
- 256mb Ram [mais tarde logo leva um upgrade]
- Ati 9500 ou Riva TNT 2 [é um server, provavelmente a riva é mais facil de calar]

Sugestões para ficar silenciosa sem comprometer a durabilidade também agradecia, porque vai ficar junto a minha cama.
 
Última edição:
sempre fui um gajo de suse opensuse por isso nem acredito que vou escrever isto....

acho qq deves ir com o ubuntu server edition por varias razões mas sobretudo por ser mais aberto ainda que o clarkconnect.
Quando digo aberto digo que podes mexer, aprender, alterar pq o sistema deixa-te fazer isso. no caso do clark como tantas solucoes chave na mão normalmente são rigidas (quem tentou alterar alguma coisa la dentro - adicionar funcionalidade sabe o que estou a dizer).

aconselho-te em ternos de configuração de rede que caso possível coloques mesmo o servidor como gateway entre a tua rede e a net.... para veres a velocidade que ganhas ;)....

em relação á manutenção recomendo-te ler manuais do hdparm (na secção do hdspindown) que te irá diminuir substancialmente o barulho de discos e em relação ao uptime.... amigo é linux... isto se bem mexido so para qd o hardware dá o berro... ;)
 
Ok, quanto ao layout/esquema da rede vai ficar:

toplogy.gif


Realmente tive a vasculhar os forums do CC, e para adicionar qualquer coisa, ainda se passa um mau bocado. Isso eventualmente iria dar-me trabalho ao inicio, de qualquer maneira, para alem de não ter nenhuma license windows server 2003, o que me leva para o linux, é mesmo o facto de poder por tudo a minha maneira, e mais rápido e eficiente, por isso tar a escolher uma coisa que me ia limitar a partida pode não ser a melhor solução.

Se bem que o CC tem tudo o que preciso, e aquele web interface está muito bem conseguido.

Partindo do principio que escolho o Ubuntu Server Edition, ele já tras o que eles chamam LAMP (Linux, Apache, MySQL and PHP) . Já me facilita bastante as coisas. Encontrei este tutorial, já aprendi umas coisas sobre como fazer uma instalação segura:

http://www.howtoforge.com/perfect_setup_ubuntu704

Quanto ao software que vou instalar, já tenho tudo mais ou menos definido. Tenho algumas duvidas em relação à parte de firewall/gateway. O CC trazia software para limitar a bandwith a cada IP, controlar o tráfego e umas coisas de estatisticas engraçadas, e a firewall parecia-me simples de usar, agora este ubuntu não traz nada. IPTables para a firewall é a opção, mas configurar aquilo :D .

Para a função que eu queria usar, provavelmente o CC out of the box era melhor, mas depois fico limitado em relação à costumização. No ubuntu, consigo personalizar melhor a máquina, mas na parte de gateway/firewall tou um bocado às escuras. Alguma sugestão em relação a esta "funcionalidade" do server?

Tive a ler umas coisas, e realmente o hdparm é uma ferramente bastante util, tou agora a ler documentação, nunca pensei poder definir tantos parametros num disco :lol: . Cada vez tou mais convertido para o linux.

Cumps
 
Última edição:
:offtopic: desculpem este off-topic, achei que nao vale a pena criar mais um topico...
ByDeR disse:
- Web server para por umas páginas apenas

e como é que tu acedes a ela? por IP?
thx

xupetas disse:
sempre fui um gajo de suse opensuse por isso nem acredito que vou escrever isto....
hehe, mais um suser :)
antes ubunto do que aquela coisa paga chamada @indows :), :lol:
 
Era uma possibilidade, mas como tenho IP dinâmico, estava mais a pensar nas ferramentas de Dynamic DNS, o ClarkConnect sei que já trás incluido:

http://www.clarkconnect.com/wiki/index.php?title=Services_-_Dynamic_DNS

Mas caso vá realmente para o Ubuntu, irei usar outra coisa como o DynDNS ou ou No-IP DNS.

Cumps

eu tb tenho uma rede a funcionar com um ip dinamico. uso o software para actualização do no-ip no meu servidor (debian) e funciona perfeitamente. o dyndns nunca usei por isso nao te posso dar nenhum feedback.
 
se queres usar controlo de bandwidth vai pra Clark Connect Community 4.1 no ubuntu server tens de usar o tcng pra controlar a largura de banda e iptables pra firewall dois coisinhas bem complicadas... mas por outro lado correres CC com 256 de ram e pouco 512 minimo 1 gb recomendado..
 
Back
Topo