1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Homebanking-Finibanco

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por f3_fabio, 9 de Dezembro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1431)

1. Boa noite, hoje abri uma conta jovem no finibanco.
    Não sei se os outros bancos oferecem homebanking mas este oferece.
    Eu aderi ao homebanking, mas com receio! Expliquei o meu receio ao senhor que me atendeu. O que o senhor me respondeu foi que eu podia aderir mas não utilizar! E se utiliza-se, no final do procedimento devo fazer o logout.
    A minha questão é a seguinte:
    Utilizando o logout não corro riscos de me entrarem na conta?

cumps;

Fabio Ferreira

2. mr_zener

mr_zener Power Member

todos os bancos têm homebanking, eu tenho conta na caixa geral de depositos, e uso o homebanking á mais de 4 anos, e nunca tive problemas

3. E faz alguma coisa para que não aconteca algo perigoso?

4. asturmas

asturmas Power Member

Com ou sem logout.. primeiro não ter os dados no pc e depois ter um anti virus e outras maleitas actualizado.

5. krunch

krunch Power Member

Olá Fábio!
    Aposto que vais receber 1001 dicas relacionadas com anti-virus, firewalls, SOs, etc.
    Na minha opinião, o maior risco que existe és tu próprio.

A grande maioria dos ataques acontece por descuido dos users - a chamada engenharia social - forneceres dados a mais. E isto acontece a todos...

Repara no aviso da CGD:
    http://www.cgd.pt/Seguranca/Phishing/Pages/Phishing-Fraude-Cartao-Matriz.aspx
    Parece parolho digitar todos os codigos de uma matriz, mas há quem o faça... Nao faças!
    Clickar em links fraudolentos do mail/spam e fazer login em sites falsos... Não faças!
    Responder por telefone com todos os dados pessoais (isto acontece tanto com chamadas falsas a passar por call center do meo, teleseguro, etc, que inventam historias macabras para lhes dados...) ... Não faças!

Há imensos detalhes destes que convem estar atento. Por muito imbecis que pareçam...
    No século XXI ainda se vendem colchões ortopedicos à porrada, depois de prometer pelo telefone a oferta de um telemovel rasca.

E insiste em fechar o acesso multi-canal (SMS, web, etc) no Finibanco se nao te sentires seguro!
    Lembra-te que os tipos recebem comissões por activarem o multi-canal (para os bancos, qts mais acessos web vs acessos no balcão, melhor).

6. ups

ups Power Member

Homebanking é no geral seguro. No entanto é preciso ter alguns cuidados!

Nunca, mas mesmo Nunca, seguir links para a página do banco. Sempre escrever o endereço na barra do browser.
    Verificar que o endereço começa com https:// e que o certificado está válido.

Se alguma vez for pedido todos os dados de login (seja qual for a desculpa: actualização, verificação.. whatever) recusar e contactar o banco por outro meio (telefone, balcão) da situação.

E sim, depois de fazeres o que tens a fazer no site, faz logout. É também uma medida de segurança (informa o servidor do banco que não vais utilizar mais e que qq outro pedido que é feito tem de ser recusado).

Finalmente, os bancos protegem-se de problemas ao obrigar que o utilizador afirme que é o total e unico responsável por uso indevidos. Caso não aceite esta condição, não se pode usar o sistema. Creio que isto vai um bocado para lá da legalidade, uma vez que tb é responasbilidade do banco (tal como do utilizador) ter tudo em ordem.

Hoje em dia já não dispenso o Homebanking. Só vou ao banco mesmo para depositar e levantar dinheiro (que é impossivel fazer pela net)

7. asturmas

asturmas Power Member

Pelo menos o homebancking do BCP tem um tempo de uso muito limitado findo o qual faz automaticamente logout.

8. Romika

Romika Power Member

Eu tenho homebanking faz tempo na CGD, e nunca tive problemas. E penso que aqui já disseram tudo, fazer logout e não carregar em links são as principais medidas.

9. Obrigado a todos.Fiquei esclarecido.

Cumprimentos;

Fabio Ferreira

10. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Acho que aqui já foi dito tudo o que é importante...
    Uso o Millenniumbcp e tb nunca tive problemas...

Cumps

Partilhar esta Página