1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Homebanking, Tranferências e Dias úteis

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por shello, 15 de Dezembro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 7778)

1. shello

shello Moderador
    Staff Member

Viva,

Queria aqui levantar uma questão que, por mais cabeçada que dê não entendo a razão de ser:

Porque raio é que transferências de dinheiro (pelo menos as interbancárias) não são feitas 24/7, mas apenas em determinadas horas em dias úteis?
    Quer dizer, os sistemas bancários supostamente estão todos informatizados (veja-se as operações que podem ser feitas por homebanking), qual a razão para estas operações só serem tratadas em horário laboral?

Como é que isto funciona lá fora? Também é assim, ou somos, mais uma vez, só nós?

Cumprimentos!

2. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Tem a ver (julgo eu) com o facto de sendo assim minimizares a possibilidade de as transacções das DB's darem raia.

3. Migael

Migael Banido

Porque é que achas que as agências dos bancos fecham as 16 as portas ao público?
    Porque até as 20 estão a fazer contas e a realizar as transferências. :) Muita coisa pode estar informatizada, mas tudo tem sempre que ser conferido à mão, cêntimo a cêntimo.

Última edição: 15 de Dezembro de 2007
  4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

As validações, em muito lado, são manuais ;)

5. shello

shello Moderador
    Staff Member

Mas qual é a necessidade de se efectuar esse suposto tipo de operações manualmente? Isso é ridículo. Todos os dias são feitas MILHARES de transacções...

6. blastarr

blastarr Power Member

Pelo simples facto de que o dinheiro ainda é, em grande parte, um bem físico, mas também porque mudar o sistema do dia para a noite pode inspirar pouca confiança nos clientes e investidores.
    Além disso existe a possibilidade de um crédito mal-parado ou cliente com mau "historial" bancário que tem de ser cross-checked com as transações electrónicas por alguém, pois deixar a decisão nas "mãos" despojadas de capacidade de avaliação de valores abstractos como são os computadores/software pode sair bem caro.
    É uma questão de prestígio.

Se o dinheiro fosse exclusivamente um "crédito" digital e universal não se justificava fazer tantas contas com o nível de redundância e segurança que já hoje é possível ter.

7. shello

shello Moderador
    Staff Member

Mas e então o que justifica alguns bancos efectuarem, por exemplo, transferências entre contas do mesmo banco "instantaneamente" quando interbancárias só em determinadas horas? Não me lembro ao certo que banco é que me disseram que fazia isso, julgo que era o Millenium ou a CGD...

8. blastarr

blastarr Power Member

Acho que há protocolos de transacções seguras que impedem essas operações em qualquer altura fora da rede interna dos bancos, é uma espécie de protecção contra o pânico e também um modo de impedir a sobrecarga da rede internacional ao mesmo tempo que fica mais ou menos sincronizada com as horas de expediente nos diversos países consoante o fuso horário.

Mas disso já não percebo muito.

9. Migael

Migael Banido

Contas entre o mesmo banco, como é óbvio a informação circula mais depressa porque o dinheiro nem chega a sair do próprio banco. Só sai mesmo a indicação que o montante sai de um lado para entrar noutro - (por isso é que estas transferências são gratuitas) enquanto que em transferências interbancárias os bancários tem de verificar e comunicar com a outra entidade bancária, pois vai circular mesmo dinheiro, o que demora mais tempo. Operações estas que são realizadas após o fecho das agências. :)

10. APLinhares

Staff Member

e muitos dos bancos nessas operações internas, o dinheiro so está disponível passadas 24h (apesar de estar lançado como contabilistico).
    Quem tem a faca e o queijo ....

11. Migael

Migael Banido

Não se trata de ter poder sobre o cliente, mas é antes necessária sempre confirmação.

Dinheiro é dinheiro, por isso uma verificação extra é sempre necessária. Além disso, apesar de todos os meios informáticos posso garantir que há muitos dias que ao fazerem a verificação manual detectam falhas... que se converte em dinheiro em falta. Isto acontece porque por exemplo, há notas que ficam coladas e o sistema não as conta bem, erros de contagem de quem deposita, etc. etc. Erros esses que todos somados davam prejuizo de milhões todos os dias.

Obs:
    Por exemplo, não sei se já repararam, mas quando entregam/levantam um maço de notas para efectuar um deposito eles verificam nas máquinas sempre duas vezes... nunca é demais contar.

Obs2:
    Também não sei se já repararam, mas se fizerem um deposito ao balcão em monetário o valor passa a estar logo disponível - nem é necessário esperar 24horas - isto porque é logo verificado no momento da entrega. :) É tudo uma questão de verificação e segurança.

Última edição: 16 de Dezembro de 2007
  12. Pretender

Pretender Power Member

Verdade seja dita as transferências interbancárias na CGD online já estiveram bem mais rápidas, agora agendam para um ou dois dias depois, antes era 24h depois caia o dinheiro do lado de lá, e mesmo depois de agendadas ficam para aprovação da SIBS uma eternidade de tempo (leia-se dias)
    Eu tenho uma teoria, como na CGD online essa tarefa é gratuita, estão a todo o custo tentar promover a transferência urgente onde sacam on-line 3.5€
    Desde dia 11 que tenho uma tranf. como "enviada à sibs"
    Se depositarem nas máquinas MB que contam automaticamente o dinheiro este fica imediatamente disponível (o sistema pergunta previamente se a quantia está correcta).

13. netmen

netmen Power Member

Hey,
    Segundo a minha experiência online:
    CGD - CGD - imediata a qualquer hora do dia ( durante a noite consegues confirmar pelo saldo)
    CGD - Outros - fds agenda para terça, dia útil, é feito imediatamente
    BCP - BCP - qualquer hora
    BPI - BPI - qualquer hora quando não está em manutenção
    Santanter - Santander - só dias úteis, caso contrário é agendado
    MG - MG - qualquer hora quando não está em manutenção
    BES - BES - qualquer hora
    Montepio - fora - qualquer hora, mas fica com data valor para o dia útil em fds
    BPI - fora - agenda para o dia útil seguinte, ou imediato caso dia útil
    Santander - fora - imediato no dia, agenda para dia útil seguinte em fds
    BCP - fora - imediato no dia, agenda para dia útil em fds
    Bes - fora - imediato no dia, agenda para dia útil em fds

Interbancarias antes das 15, ficam disponíveis no dia útil seguinte, após as 15, depende dos bancos, um só no outro dia últil, outros no dia útil seguinte depois das 15.

14. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

No banco Best, Big Online e ActiveBank7 as transferências também são sempre feitas no dia útil seguinte quando se trata de operações interbancárias.

Se fizeres a transferência antes da meia-noite é habitual o $$ já estar alocado às 10h00 do dia seguinte - não é regra - mas noto isso com frequência.

E isto tratam-se de bancos puramente geridos a nível virtual pela internet - sem ter centenas de balcões físicos como o resto da concorrência habitual (bcp, cgd, bpi , etc..).

O mundo económico simplesmente parece que "pára" ao fim de semana e acho que é a única forma de ter algum sossego caso contrário ainda haveria muita gente sem parar de trabalhar e a aumentar a taxa de esgotamento psicológico - falo por experiência.. ;)

Também existem bancos que "maltratam" sériamente os clientes - noto que a caixa e o bcp por vezes tornam-se abusadores da sua posição e cobram couro e cabelo por serviços irrisórios ou simplesmente não melhoram o serviço.

Se ainda não fizeram a tua transferência - liga para o número de apoio a pedir explicações.

Decerteza que resolvem logo a questão na hora se estiver tudo em ordem.

----------

No estrangeiro apenas tens de tomar atenção às taxas cobradas na conversão do euro para outras divisas mas também demora um dia útil a ser processado.

Se quiseres comprar acções nas bolsas estrangeiras é instantâneo - excepto nos fundos que chega a demorar até 3 dias úteis para subscrever e 2 dias para resgatar o $$ de volta.

Os Portugueses usam as mesmas plataformas de transação e gestão de homebanking que o pessoal lá de fora usa - não existe distinção entre países apenas encontras a diferença que se usa o inglês como língua "oficial".

Última edição: 16 de Dezembro de 2007
  15. APLinhares

Staff Member

Dou-te 2 exemplos onde isso não acontece, milleniumbcp (pelo menos á 1 ano atras) e finibanco.
    Já na cgd sei que é imediato.

16. Migael

Migael Banido

Já fiz depósitos ao balcão no milleniumbcp e foi sempre imediato para entregas em monetário. Também tenho de admitir que já foi à algum tempo. :rolleyes:

17. Purex

Purex Power Member

O Millennium hoje em dia, já disponibiliza o dinheiro na hora, quando o depositas.

Cumps

Partilhar esta Página