Homecinema Sony HT_SF1300

luispistone

Power Member
Caros,
Após muita conversa sobre amplificadores e colunas em separado, devido ao elevado custo, optei por um sistema mais em conta e comprei o Homecinema Sony HT-SF1300.

Ontem à noite tive a montá-lo, fiz a auto-calibração, mas surgiram-me algumas questões:

* Pela MEO, nunhum canal emite em 5.1 (logo as colunas traseiras estão sempre desligadas) Certo?
* Jogos PS3? Não deveria dar em 5.1? Tentei e não deu...
* DVD's, tenho ideia que o som das colunas traseiras é muito baixo...


Abraço,
LS
 
* Regra geral os canais não emitem em 5.1, a excepção deverão ser os canais HD. Normalmente qualquer amplificador tem a opção de distribuir o som pelas colunas traseiras com o Dolby Prologic, mas nunca será um verdadeiro 5.1

*Muito sinceramente não sei, mas conhecendo o Belga e sabendo como ele é viciado na PS3 deve ter razão :D

*Deve dar para controlares o som individualmente, muitas auto-calibrações ficam londe de perfeitas.


Cumps
 
Tenho tudo ligado por HDMI... Ou seja,

....PS3 => HDMI => Amplificador
............................Amplificador => HDMI -> LCD
...MEO => HDMI => Amplificador

Para além de não dominar bem a questão da conexões (liguei deste modo porque me indicaram) também ainda não domino o HomeCinema... Apenas liguei ontem e como já era tarde e não podia fazer muito barulho, não testei muito a coisa...

Os jogos da PS3 têm som 5.1? No meu caso nop... Tem mesmo de ser por cabo óptico? Não depende de configuração?

De qualquer modo, tendo em conta as tecnologias que apresentei em cima, aceito conselhos para melhorar a qualidade e tentar ao maximo ter som 5.1
 
Quase de certeza que para teres som 5.1 da PS3, vais ter que "enviar" o som pro cabo óptico. Muitos amplificadores têm entradas HDMI mas não conseguem reproduzir o som dessas entradas em 5.1, apenas stereo. Com um Onko 606 por exemplo já não terias esse problema.

Cumps

PS- Estou a presumir que estás sempre a enviar um sinal em 5.1 da PS3, logo para testares usa um DVD com uma faixa 5.1 para garatir que não é um determinado jogo que envia um sinal stereo em vez de 5.1
 
E já agora quanto a configs da consola ou jogo?

Não conheço esse tipo de detalhes na PS3, mas muitos sistemas têm que se configurar se queres optar entre som stereo, surround, e muitas vezes até mono ou um modo para headphones :P
 
A questão do som só nas colunas da frente não podes fazer nada se ligares por HDMI.

Nas ligações por HDMI não podes "emular" o som com Prologic por exemplo. Por isso eu tenho a box ligada por composto e assim já consigo ter várias hipóteses de configuração do som nas colunas.

Quanto à PS3 não faço ideia porque não tenho...
 
Testei com o Virtua Tennis 3 e o som não era 5.1...
Mas curioso é que, testei com um DVD normalissimo 5.1, e tenho ideia que o som já sai do Homecinema 5.1... Será de alguns jogos?

Também reparei que, pela MEO (ligação HDMI ao Amp), o som está desfazado da imagem... Granda Bosta!!!

Será que acrescentando uma ligação Óptica da MEO para o Amplificador e uma ligação Óptica da PS3 para o Amplificador mantendo as ligações HDMI fica tudo normalizado?
 
Com a ajuda de 1 colega resolvi a situação do 5.1 mas tive de alterar as ligações.
Antes tinha apenas 3 cabos HDMI...
Agora, tenho

Amplificador <= Óptico <= PS3 => HDMI => LCD
Amplificador <= Óptico <= MEO => HDMI => LCD
 
Com a ajuda de 1 colega resolvi a situação do 5.1 mas tive de alterar as ligações.
Antes tinha apenas 3 cabos HDMI...
Agora, tenho

Amplificador <= Óptico <= PS3 => HDMI => LCD
Amplificador <= Óptico <= MEO => HDMI => LCD

Com a PS3 e o HT-SF1300 não é preciso cabo óptico. Se assim for não é possível ter audio HD lossless de discos Blu-ray...
Basta o seguinte:
PS3 => HDMI => Amplificador => HDMI => LCD

No entanto, como toda a cadeia é HDMI o som fica pelas definições mais baixas do equipamento em toda cadeia, ou seja, como LCD deve ser stereo só se obtem stereo.

De modo a ter audio 5.1 pelas colunas do amplificador do com as ligações "PS3 => HDMI => Amplificador => HDMI => LCD" é necessário nas configurações da PS3 mudar audio HDMI automático (só deve estar PCM 2 canais) para audio HDMI manual e depois activar Dolby Digital 5.1, DTS 5.1 e alguns PCM 5.1 ...

Além de tudo, se for necessário o som dos Blu-ray com a PS3 e com toda a qualidade possível o audio ter de ser enviado na forma LPCM e não bitstream... a PS3 é que faz a descodificação de DD, DTS, Dolby True HD e DTS HD MA (estes dois último só são possíveis com ligação HDMI)...
 
Última edição:
Estás a partir do pressuposto que este kit de amplificador/colunas aceita os formatos lossless mesmo que descodificados, e não o faz.

Assim sendo, não há qualquer inconveniente em usar a ligação óptica para o som.


Cumps
 
Estás a partir do pressuposto que este kit de amplificador/colunas aceita os formatos lossless mesmo que descodificados, e não o faz.

Assim sendo, não há qualquer inconveniente em usar a ligação óptica para o som.


Cumps

Os Sony HT-SF1300, HT-SS1300 e HT-DDWG800 aceitam sim LPCM multicanal. Assim desde que o Dolby Digital Plus, Dolby True HD e DTS HD MA tenham sido descodificados previamente pelo player e enviados para o amplificador em LPCM Multicanal o amplificador consegue-os reproduzir (a ligação óptica ou coaxial só tem largura de banda para LPCM de 2 canais enquanto que a ligação HDMI permite até 8 canais LPCM). A PS3 com os últimos firmwares descodifica todos os formatos audio 'lossless' para LPCM multicanal...

Mas há que ter em atenção que alguns amplificadores com entradas HDMI não conseguem extrair a informação audio que é transportada por HDMI. Normalmente estes amplificadores são conhecidos por ter 'HDMI switching'. Nesta gama de amplificadores Sony o HT-DDWG700 é apenas 'HDMI switching'.
Os que extraem informação audio de uma ligação HDMI são os que fazem 'HDMI repeater'. Os Sony HT-SF1300, HT-SS1300 e HT-DDWG800 são 'HDMI repeater'. Para mais detalhes é só dar um salto ao site da Sony...
 
Última edição:
Tens razão, tinha visto mal as specs. Pensei que só dava stereo por LPCM mas afinal também dá 5.1. Apenas 7.1 é que não dá.


Fica feita a correcção ;)
 
Caros Experts,
Eu sou um leigo na matéria mas digo-vos que fiquei deveras impressionado com a ajuda.

Antes com a cadeia PS3 => Amp => LCD tudo com HDMI não conseguia ter o som da PS3 no Amp...

Agora, segundo percebi, vou voltar a colocar a ligação como tinha antes.
A unica alteração é quando configuro a porta de saída do audio, em vez de ter HDMI automático, coloco Manual para activar o 5.1, DTS etc etc...
A questão do PCM e bitstream é que não percebi bem...
Acho que há um menu na PS3 onde posso escolher PCM ou bistream (tenho de ver se é LPCM...)

Mas à partida basta isto é?
Quando chegar a casa vou tentar.
Gracias.
 
Caros Experts,
Eu sou um leigo na matéria mas digo-vos que fiquei deveras impressionado com a ajuda.

Antes com a cadeia PS3 => Amp => LCD tudo com HDMI não conseguia ter o som da PS3 no Amp...

Agora, segundo percebi, vou voltar a colocar a ligação como tinha antes.
A unica alteração é quando configuro a porta de saída do audio, em vez de ter HDMI automático, coloco Manual para activar o 5.1, DTS etc etc...
A questão do PCM e bitstream é que não percebi bem...
Acho que há um menu na PS3 onde posso escolher PCM ou bistream (tenho de ver se é LPCM...)

Mas à partida basta isto é?
Quando chegar a casa vou tentar.
Gracias.

Dado que a PS3 é um dos melhores leitores DVD e Blu-ray da actualidade, deixo aqui um excelente tutorial que explica todas as questões relacionadas com o audio ('loss' e 'lossless') para home cinema:
http://www.highdefdigest.com/news/s..._FAQ:_Blu-ray_and_HD_DVD_Audio_Explained/1064

Só para esclarecer, bitstream é quando se envia a informação audio não descodificada ao amplificador para ele descodificar.
LPCM é a informação audio já descodificada pelo player enviada ao amplificador. O amplificador só tem de converter o sinal digital para analógico e amplificar ...
Em resumo 'bitstream' é quando o amplificador descodifica. LPCM é quando o player descodifica.

A PS3 não consegue enviar informação 'Dolby True HD' e 'DTS HD MA' para o amplificador descodificar (poucos o conseguem fazer actualmente), daí que normalmente se coloque a PS3 a transmitir LPCM quando se pretende audio 'lossless'.
 
Última edição:
jart, excelente link esse. Já foi para os Favoritos :)

Confirmas-me só uma conclusão que de lá tirei:

- qualquer leitor de BR, quando ligado por SPDif a um receiver, é "obrigado" a conseguir extrair uma faixa DTS de uma DTS Master HD ou uma faixa DD5.1 de uma faixa Dolby True HD? No caso do do DTS seria por causa do DTS Master HD ser uma extensão que pode ser "ignorada" e no do DD True HD porque qualquer BR com uma faixa dessas é obrigado a ter uma complementar em AC3...

Assim sendo qualquer receiver antigo com SPDIF consegue sempre ter som 5.1 de qualquer dos novos codecs de áudio HD, certo?


Cumps
 
Última edição:
jart, excelente link esse. Já foi para os Favoritos :)

Confirmas-me só uma conclusão que de lá tirei:

- qualquer leitor de BR, quando ligado por SPDif a um receiver, é "obrigado" a conseguir extrair uma faixa DTS de uma DTS Master HD ou uma faixa DD5.1 de uma faixa Dolby True HD? No caso do do DTS seria por causa do DTS Master HD ser uma extensão que pode ser "ignorada" e no do DD True HD porque qualquer BR com uma faixa dessas é obrigado a ter uma complementar em AC3...

Assim sendo qualquer receiver antigo com SPDIF consegue sempre ter som 5.1 de qualquer dos novos codecs de áudio HD, certo?


Cumps

Confirmo...
 
Boas,
Digam-me mais 1 coisa, voltei a colocar a ligação como tinha antes (tudo por hdmi) e alterei o formato de saida do audio na PS3 para HDMI Manual activando todas as opções 5.1 e DTS.

Em termos de jogos, ficou fenomenal mas... Como fica com 1 Cd normal de musica? Ou mp3 num disco externo ligado à PS3?

Pergunto isto porque a configuração que é feita, está relacionada com o BlueRay e DVD...

Logo com todas as outras coisas, o som sai das colunas como entra... Ou seja, na maioria dos casos Estereo, tocando apenas as colunas da frente.
Havia a hipotese de depois alterar no Amplificador para tocar em todas, mas, como a ligação está por HDMI, perco poder de manusear estas opções no Amp...

Que acham?
 
Back
Topo