[homelab] Ideias mais sólidas para substituir um NAS Qnap TS-131

Suicide-Squad

Power Member
Saudações a toda a comunidade zwamer,

O tópico é mais sobre hardware de servidores do que propriamente de Linux, mas o fórum não tem secção dedicada a homeLab e Servers, portanto, acabei por colocar aqui.

Estou à procura de um servidor para substituir o meu Qnap TS-131 que já tem 3 anos, e já demonstra algumas limitações.

Antes de mais, no que a servidores caseiros diz respeito, deixem-me clarificar estes pontos:
- Sou adepto de small form factors, mais especificamente de Cubic formats;
- O silêncio ou o ultra baixo ruido ruido é primordial (tolero, no silêncio absoluto, ouvir um disco a rodar e uma fan de 120mm a rodar);
- Mais do que 70 Watts de consumo médio será deal breaker dado o custo energético ser superior a 10€ mensais;
- iLO, iDRAC ou IPMI seriam uma grande mais-valia;
- 2 a 4 baías (para poder usar RAID0 ou RAID10).
- Hot-swappable era interessante, mas não obrigatório, porque devo mexer nos discos muito poucas vezes. Seria mais pelo fácil acesso. Nada mais.

Sei que isto estreita em muito o número de opções, mas uma vez que ficará numa sala de estar, convém que não faça "má vizinhança"

Objectivo:
- Servidor para ser usado para virtualização (com Hypervisor tipo 1). Estou a pensar especificamente no Proxmox;
- Redundância de VMs criando clusters virtuais (não obrigatório, mas o conceito de homelab é para igualmente aprender e consolidar conhecimento. Aproveito e aprendo sobre "high avalability and automatic failover");
- Shared storage (XFS ou ZFS);
- as VMs seriam (inicialmente pensado para isto, mas não forçosamente isto:
* XPentology (NAS) com ligação à shared storage;
* CentOS com CentOS WebPanel (WebHosting);
* VM Dedicada para VPN Server de OpenVPN;
* VM para development, gestão de clientes, tickets, bug tracker, source code versioning (Redimne com git, por exemplo);
* Plex Server apoiado numa folder da Shared Storage;
* Windows 10/Ubuntu, just in case (para SOS, porque não?);
* Containers/Docker para poder usar o Bitwarden, por exemplo;​

Agora os Servidores:
As possíveis hipóteses poderiam ser:
- HP Microserver Gen8 (Com um Xeon E3-1265L v2, mas falamos dum CPU que já dá sinais da sua idade), mas é impossível encontrar um, mesmo usado;
- HP Microserver Gen10 (CPU soldado e falta de iLO são dois enormes problemas. A escalabilidade fica altamente comprometida e terá tempo de vida útil curto. Comparativamente com o Gen8, uma desilusão);

Pensei em montar um server, mas ASrock Rack ou SuperMicro em Portugal é complicado de encontrar. Nem me importava de comprar um Xeon usado do eBay.

Ainda olhei para servidores em rack (1U e 2U) que existem no ebay aos magotes e baratos (Dell PowerEdge R310 / R320 / R710, etc) carregados de RAM e 2x Xeon X5670 ou mesmo 2x L5640 com 64GB de RAM ou 128GB de RAM por cerca de 500€ (os da série Rx20 são bastante silenciosos pelo que vejo na net em termos de dBs), mas mesmo os low power (versão L), não gastam menos de 150W em idle, o que é tremendo para a minha conta da luz, mas faz juz às especificações.

Estou receptivo a todas as sugestões de servidores, setup de virtualização, o que for, pelo qual vos agradeço antecipadamente toda a ajuda.

Última edição:
Viva skandal,

Obrigado pelas dicas,

Andei a ver também a SuperMicro X10SLH-F, mas é mais complicada de obter. os 6 SATA3 davam mais jeito, mas na falta desta, a tua sugestão é a melhor, sem dúvida.
Queria ver se conseguia um Xeon E3 v4, como por exemplo o Xeon E3-1265L v4, mas parece-me complicado de momento.

Ainda vou ter de investigar gastos energéticos, mas talvez fique nos intervalos que defini.

Obrigado mais uma vez.

Última edição:
Back