Homemade Bridge Full Wave Rectifier

«R34P3R»

Portugal@Home Member
Boas pessoal,

Transformador 230V~ em 12V~, pelo que andei a ler, consegue ter à saída 12A sem problemas.
A ideia é pegar nesses 12VAC e transformá-los em 12VCC bem continuos.

Andei a ver este PDF, e para o caso o 1N4001 é suficiente. A dúvida surge no condensador e resistência a usar, de forma a que a recta na saída seja perfeita.
O load do circuito vai ser uma catrefada de Led's e uma bateria 13V, 3,4A.
A bateria só é utilizada para ser carregada e quando não puder usar o transformador (ausência de Tomada).





Cumprimentos
 
O 1N4001 é suficiente mas só se usa praticamente o 1N4007. Como esses díodos são baratos e as características eléctricas são, na prática, as mesmas, nem faz sentido usar abaixo do 1N4007.

Condensador e resistência? Tens noção de que não precisas de um sinal perfeitamente contínuo na saída do rectificador para nada, e de que a resistência vai dissipar potência escusadamente? O que tens que fazer é usar reguladores de tensão, é para isto que foram inventados.
 
Então nem condensador vai ser preciso? Pelo que me disseram, serve para diminuir o Vripple, certo?



Cumprimentos

 
Última edição:
Bem foi uma pergunta escusada. Estive a ver o GL7812. Mas fiquei com duas dúvidas:

- Se a tensão por algum motivo for abaixo dos 12V, a saída do regulador será na mesma 12V?
- É recomendado que utilize um dissipador?




Cumprimentos
 
O condensador precisas sempre para diminuir o ripple.

E nunca vais ter 12v DC, a menos que os 12v AC seja a tensão média. Se for de pico terás apenas 10v DC.
 
Em vazio a tensão no secundário do transformador é de ~13,9V. Em carga ainda não tive oportunidade de testar. Mas deve ser um pouco acima dos 12VAC não é?



Cumprimentos
 
O problema é que quando rectificas 12v AC não ficas com 12v DC, aliás se bem me lembro até vai bem abaixo dos 10v que o jjmai falou, deve ir para os 8 e qq coisa num rectificador de onda completa.
 
Última edição:
Alem disso, pelo o que percebi queres ligar aos 12V uma bateria de 13V o que não vai funcionar.
O mais facil neste caso e arranjares um transformador tipo de PC com saída 12V.
 
É uma bateria que saiu de uma UPS da Phasak 800VA. Está a perguntar por causa da Tensão que apresentei? É o que diz na lateral da mesma.
Já agora... Visto que a retificação origina uma queda de tensão tão elevada, o que devo fzr para isso não prejudicar o meu projecto? Usar um Ampop?



Cumprimentos
 
Última edição:
Estava a perguntar porque tanto podia ser uma bateria de chumbo-ácido como uma associação de elementos NiCd/NiMH.

Essa ""queda"" de tensão não tem a ver com as características dos sinais. O transformador 230/12 V/V tem uma sinusoide de valor eficaz de aproximadamente 12 V, o que significa que o sinal alterna entre picos com valor máximo de 12*raiz(2) ~ 17 V. Ao rectificar, passas a ter apenas arcadas de sinusoides positivas, sendo o valor médio (valor DC) 2*17/pi ~ 11 V.

Um transformador dessas (12V 12A, ~150VA) ainda há-de ser pesado e ter perdas de magnetização significativas ("aquecimento" e outros). Com fontes de alimentação comutadas a ~20€ e reguladores de tensão comutados quase oferecidos, não sei se consideraria o uso do transformador.

Mas se fazes mesmo questão, tens sempre os reguladores de tensão comutados elevadores (step-up). Podes obter assim uma tensão contínua superior para carregar a bateria e alimentar os LEDs.
 
Talvez já venha tarde para ajudar em alguma coisa, neste assunto, mas o transformador de 12V/12A servia perfeitamente para o que pretendes (até demais, depois tens que baixar a tensão), 12V alternos depois de rectificados e filtrados não perdes tensão mas sim o contrário ganhas em continuo, vai parar aos 15,37V continuos (12Vac*1,4142)-1,6=15,37Vdc] para calculares o condensador ideal para a tua fonte usas a formula: C=(80000*I)/V [em que C condensador em uF, I valor máx da corrente em Amperes e V o valor da tensão em Volts à saida de rectificação], no teu caso seria C=(80000*12)/15,4 C=62338uF aproximadamente mas não precisas ser muito rigoroso no valor do condensador porque se pretendes carregar uma bateria elas gostam de um bocadinho de ripple e porque não estás a ponderar colocar o andar de potência na fonte logo nunca vais usufruir da corrente máxima 12A valor que usámos na formula para o valor do condensador, lembra-te de limitar a tensão máxima próxima dos 13,8Vdc que por padrão é a tensão de carga das baterias de 12V (procura nas informações de fabricante, há especificações de carga consoante o tipo de bateria/fabricante).

(Não aconselho que uses esses diodos para a rectificação, se mais tarde quiseres adicionar o andar de potência com transistores de potência para aproveitares os 12A do transformador, tens pontes rectificadoras de 25A com invólucro mais adequado para dissipar o calor, só aconselho estas pontes porque já usei e dão margem e com isto mais eficiência/durabilidade)

Espero que esta info ainda possa ajudar em algo.
 
Última edição:
Back
Topo