• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Homeserver. Só torre. 1000 euros.

wicked

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1000€ (+100 euros se bem justificados).



2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Torre, menos cooler e PSU que já adquiri.



3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
e) Outra: Plex server. Homelab para correr várias VM's, dockers, music server.
O objectivo é substituir o meu 2500k que está a funcionar como homeserver à quase 10 anos.
Tem de ser bonito e silencioso (vai ficar no escritório a à patroa não quer um ferro velho a correr 24 sobre 24)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

5-7 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Intel i5-2500k
8gb de RAM
2x4TB hard drive (Vou aproveitar)
256gb m2 SSD (vou aproveitar)



6) Vais fazer Overclock?
Não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa
> ATX, pelo menos 4 baías 3,5. Estou a pensar na Fractal R6 TG.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Tem de ser Intel. Porque o plex usa o Intel quickaync para fazer transcoding por hardware e porque a AMD não tem cpus poderosos com iGPU. Estou a pensar no i7-8700k. O plex e as VM's gostam de vários cores e várias threads.

c. Motherboard (chipset, formato)
> a minha maior dúvida. Quero uma z390. Estou a pender para a msi z390 edge ac

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> sem gráfica, a gráfica do cpu Intel chega.

e. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> não é preciso.

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> nenhuma

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> já comprei uma Evga p2 650w

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Nao.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
2xEthernet Gigabit ou 1xEthernet +1 wifi ac.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.

11) Contexto, comentários adicionais.
Já tenho psu 650w modular e AIO corsair h100i.
Para RAM quero ddr4 2x16gb. Se for com rgb melhor. Não precisam de ser rápidas, apenas fiáveis. Tenho em vista umas lindíssimas GSKILL Royal Silver.

Basicamente são 1000 euros para caixa, cpu, motherboard e ram. Sendo que. A maior dúvida é na motherboard. Penso que o 8700k é o melhor cpu para o que preciso. A caixa fractal R6 também parece ser bonita e funcional, se bem que um pouco cara. O orçamento porlde esticar até aos 1100 euros.
 
Board, vê também a ASRock Phantom Gaming 6. Tem dual Lan, sendo que uma delas já vai aos 2,5Gb/s.
CPU, vai pelo 8700 (não K), ou pelo 9700K. O 8700K é desperdício de dinheiro, se não tencionas fazer OC.
Por fim, um bom cooler a ar provavelmente seria mais silencioso que um AIO, mas se já compraste, já compraste...
 
Back
Topo