PlayStation Horizon: Forbidden West

No tempo da PS3 já dava para comprar jogos para a futura PS4? Bem, isso é que é inovação. :P
Obviamente só depois de saírem as respectivas versões PS4 é que se podia "comprá-las".
Por exemplo, eu tinha o Hotline Miami PS3/Vita e quando o jogo saiu na ps4 tive acesso gratuito ao pacote PS3/Vita/PS4.


Era mais jogos da Vita que podias correr nas consolas, como por exemplo o Lara Croft Go, entre outros. Jogos indies na sua grande maioria (penso que não existia um único AAA nos Cross Buy).

Mas se a Sony já tem o esquema montado dos Cross Buy, então é aplicar o mesmo na PS4/PS5, e problema resolvido. Não existe desculpa para não montarem o mesmo.
Não era correr jogos da Vita nas consolas, era mesmo ter as várias versões compradas sem pagar mais.
E a maioria eram indies porque as editoras é que escolheram, os jogos mais caros rendem mais se forem vendidos em separado.
O esquema já está aplicado na PS4/PS5, as editoras é que escolhem se fazem upgrade gratuito, upgrade pago ou 2 versões diferentes sem upgrade.
 
Penso que o erro de PR aqui foi mesmo a promessa quebrada de um upgrade gratuito deste jogo para a PS5. Daí o backlash (merecido) que foi (bem) revertido. Não custa assim tanto ver isso (as declarações/promessas foram proferidas pelo Jim Ryan pelo que se leu) e nem são precisas quaisquer teorias persecutórias para refutar a intensidade do backlash direcionado para esta situação que envolveu a empresa Sony.

Todas as empresas cometem erros estratégicos. Acontece.
 
No tempo da PS3 já dava para comprar jogos para a futura PS4? Bem, isso é que é inovação. :P

Existiam/existem jogos cross-buy entre a PS Vita/PS3/PS4, como Axiom Verge, Skull Girls e Dead Nation, em que compravas uma versão e tinhas acesso gratuito ás restantes versões desse mesmo jogo. O próprio upgrade entre gerações custar 10€ também não é novo e aconteceu da PS3 para a PS4, se bem que de forma mais limitada.

When you buy the Blu-ray Disc or digital version of these select PS3 games, for a limited time, you will receive an entitlement to download a PS4 digital copy of the same game from PlayStation Store when it becomes available, at the discounted price of $9.99.

Penso que o erro de PR aqui foi mesmo a promessa quebrada de um upgrade gratuito deste jogo para a PS5. Daí o backlash (merecido) que foi (bem) revertido. Não custa assim tanto ver isso (as declarações/promessas foram proferidas pelo Jim Ryan pelo que se leu) e nem são precisas quaisquer teorias persecutórias para refutar a intensidade do backlash direcionado para esta situação que envolveu a empresa Sony.

Todas as empresas cometem erros estratégicos. Acontece.

É essencialmente isso. Cometeram um erro e foram criticados merecidamente, tendo rectificado o problema. O que me parece sem sentido é criticar a correcção.
 
Um mal nunca justifica outro mal.
Apenas porque a EA e a Activision tratam mal os consumidores, não justifica que outras empresas também façam.

A Sony está a cobrar dinheiro por alterar umas opções gráficas.
Imaginem um jogo no PC a cobrar 10$ por escolher o settings com texturas mais detalhadas, ligar RT, ou resolução mais alta.
É completamente ridiculo que a Sony esteja a fazer isto.
Subscrevo, apesar de terem corrigido não deixam de ficar mal na mesma com os casos de Ghost Of Tsushima, God of War, GT7 e se lançarem mais algum entretanto. É o modelo de negócio deles e quem quiser aceita ou não com a carteira. Se antes diziam que os 10€ era pelo trabalho extra que tinham após o jogo ter sido já lançado na ps4, como no caso do Ghost of Tsushima, um jogo desenvolvido de raiz já custa a aceitar esse tipo de desculpa. Daí continuar a achar que não faz sentido em futuros lançamentos continuarem a cobrar por upgrades.
 
Subscrevo, apesar de terem corrigido não deixam de ficar mal na mesma com os casos de Ghost Of Tsushima, God of War, GT7 e se lançarem mais algum entretanto. É o modelo de negócio deles e quem quiser aceita ou não com a carteira. Se antes diziam que os 10€ era pelo trabalho extra que tinham após o jogo ter sido já lançado na ps4, como no caso do Ghost of Tsushima, um jogo desenvolvido de raiz já custa a aceitar esse tipo de desculpa. Daí continuar a achar que não faz sentido em futuros lançamentos continuarem a cobrar por upgrades.

o pagamento de 10$ não é por causa dos upgrades (ou melhor não é a principal razão) é por causa da diferença de preço entre jogos PS4 e PS5 que são exactamente 10$.

caso contrário toda a gente comprava apenas a versão PS4 e fazia o upgrade para PS5 de borla tornando inuteis os jogos PS5.
 
Ótima notícia, podiam era ter evitado este backlash todo.
Para mim (que apenas tenho PS4) fico mais descansado em comprar a versão base , pois não existia forma de passar para a versão ps5.
 
Última edição:
Deixa de fazer um pouco de sentido versões PS4/PS5... Nisto, a Microsoft gera melhor as coisas com o smart delivery. Ha um jogo, e jogas melhor no dispositivo melhor, simples assim. Devia ser o padrão.
 
So para confirmar: sendo assim não faz qualquer sentido comprar a versão ps5 para quem tem uma ps5, certo?

Compra-se a versão PS4, faz-se o upgrade gratuito e poupa-se 10€.

Ou está a falhar-me alguma coisa?
 
So para confirmar: sendo assim não faz qualquer sentido comprar a versão ps5 para quem tem uma ps5, certo?

Compra-se a versão PS4, faz-se o upgrade gratuito e poupa-se 10€.

Ou está a falhar-me alguma coisa?

Também é isso que tou a pensar em fazer.

O único stress é daqui a montes de anos, os servidores podem retirar o upgrade da versão PS5. Mas também, qualquer coisa deve ser muito barato arranjar versão PS5 também.
 
So para confirmar: sendo assim não faz qualquer sentido comprar a versão ps5 para quem tem uma ps5, certo?

Compra-se a versão PS4, faz-se o upgrade gratuito e poupa-se 10€.

Ou está a falhar-me alguma coisa?
Por 10€ vais preferir um jogo da PS4 a um jogo da PS5? Eu se o comprasse era para a 5 e não para a 4.
 
Eu aprendi com o miles morales que o upgrade path tem muitos problemas (nao funciona se a store da consola for de um pais diferente do disco), por isso agora que a Sony voltou atras com a descisao dos upgrades tambem so capaz de preferir pagar mais para ter o disco da ps5
 
Back
Topo