PC Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games)

@Ansatsu podes usar o alt+f1 do geforce experience para tirar prints independentemente do modo de ecrã e api ;)

Este é o resultado do meu pc com tudo no máximo:

Ec2PCDA.png


Curiosamente durante o benchmark os frame times são terríveis e tenho spikes regulares:

NwH2dwF.png


Criam stutters visíveis e nem g-sync consegue resolver isto.

O curioso é que não tenho esses spikes no jogo normal (já tenho cerca de 6h de jogo) mas o Alex do Digital Foundry tinha.

Uma coisa é certa, jogar com rato e teclado é mesmo outra coisa especialmente com os combates a exigirem rapidez e precisão com o arco e flecha. Já tinha o jogo na ps4 pro e já o tinha passado até ao fim mas jogar em PC é milhentas vezes melhor pois a diferença nos controlos é mesmo abismal.
 
Bem, as principais diferenças que notei para já em relação à versão da PS4 que também joguei.

Embora consiga jogar entre os 80 e os 90fps, fiz lock a 60fps no RTSS e dessa forma do que notei para já é sempre fluido sem qualquer micro stutter. A diferença entre os 30fps e os 60fps é como da noite para o dia. Só isso já faz parecer um jogo novo.

Aumentei o FoV de 70 para 90. A seguir ao framerate, esta é a diferença com mais impacto. E neste jogo faz mesmo toda a diferença, ainda para mais quando o FoV é tão baixo na versão PS4.

Não gostei nada do Motion Blur na versão PS4. No PC dá para desligar e como jogamos a 60fps, não precisamos disso para nada.

Quanto à qualidade gráfica, é melhor no PC, mas sinceramente, só se tivéssemos a olhar lado a lado para reparar nas diferenças. Excepção feita para o Dynamic Foliage, que é algo que se nota logo que é uma grande melhoria.
 
Eu estava a pensar rejogar este jogo agora no PC depois de platinar na PS4. Assim jogava o DLC que não joguei na consola.

Mas devo deixar sair alguns patches para corrigir os problemas técnicos ou então que baixe bastante de preço.

Eu tenho uma 1060 e pelo que se lê nem os 60fps consigo. Não queria dar 50euros pela mesma experiência que tive na playstation num jogo com 3 anos.
 
@andre77 Tendo já completado o jogo na PS4, e tendo em conta a experiência que a GTX 1060 está a ter, honestamente a não ser que haja uam valente correcção, não vale a pena.
Cumps..
 
@andre77 Tendo já completado o jogo na PS4, e tendo em conta a experiência que a GTX 1060 está a ter, honestamente a não ser que haja uam valente correcção, não vale a pena.
Cumps..

Tem de existir algum problema com a 1060 em particular.

Como é que no benchmark consigo 91fps com os settings optimizados do DF, que são superiores à PS4 e ingame anda entre os 80 e os 90fps e a Gtx 1060 consegue apenas 30fps ou pouco mais que isso?

A diferença entre a 1070 Ti e a 1060 não é assim tão grande.

Tenho de ver mais benchmarks da 1060 pois algo podia estar buggado na build do Alex.
 
Se calhar tem o problema de não estar com o PCi-e X16, com o Gen mais recente que o chipset suporta.
O Alex do DF teve montes de problemas de desempenho, até descobrir que isto era a causa.

E façam o tweak do Exploit Protection. Isto já me resolveu problemas de stuttering em muitos jogos em DX12.
 
E façam o tweak do Exploit Protection. Isto já me resolveu problemas de stuttering em muitos jogos em DX12.

Sim, fiz esse tweak, como faço sempre ;) No RDR2 então fazia maravilhas.

Vejam este video em baixo da diferença do cabelo da Aloy entre a RX580 e a GTX 1060. Na 1060 parece mesmo que tem Hairworks activado e na RX580 o cabelo parece estatico. Se quiserem ver com melhor qualidade, minuto 19:25 no video do DF.

https://streamable.com/yanv5g
 
Também gostei muito da dynamic foliage e de poder desligar o motion blur, para além do FOV maior. Em termos de performance, os 60 fps (na resolução 1440p) realmente dão uma fluidez muito mais agradável.

O jogo já o conheço, mas a versão PC, fora 2 erros que me fizeram sair do jogo, dá uma experiência visual bem mais interessante, sem dúvida.
 
Sim, fiz esse tweak, como faço sempre ;) No RDR2 então fazia maravilhas.

Vejam este video em baixo da diferença do cabelo da Aloy entre a RX580 e a GTX 1060. Na 1060 parece mesmo que tem Hairworks activado e na RX580 o cabelo parece estatico. Se quiserem ver com melhor qualidade, minuto 19:25 no video do DF.

https://streamable.com/yanv5g
Isso está relacionado com o vento.
O jogo tem vento dinamico que afecta diretamente toda a vegetação e o cabelo da Alloy!

A diferença de FPS entre a RX 580 e a 1060 é justificavel, por 2 pontos.
Ponto 1: Jogo deve usar várias coisas de DX12 que a série Pascal não gosta muito.

Ponto 2: Este motor como foi visto no Death Stranding favorece bastante a AMD.

Ponto Extra: O Horizon tira muito proveito da arquitetura da AMD especialmente por ter sido exclusivo, logo pode haver muita coisa que a arquitectura GCN da AMD esteja a ganhar diretamente com isso, até porque a PS4 usa GCN também, e em casos de exclusivos, já se sabe que os devs tentam aproveitar cada truque para ganhar performance.

Ponto Extra 2 não confirmado, falam que a vegetação dinamica foi criado graças ao TressFX, pode tambem explicar novamente uma nova vantagem de framerate.

Cumps..
 
Última edição:
Ponto 1: Jogo deve usar várias coisas de DX12 que a série Pascal não gosta muito.

Ponto 2: Este motor como foi visto no Death Stranding favorece bastante a AMD.

Isso não pode justificar. Eu com a 1070 Ti ainda há pouco num numa zona similar aquela do video, estava com 82fps com exactamente os mesmos settings gráficos que eles escolheram.

É impossível a 1060 estar entre 28fps e 30fps naquela zona e eu com 82fps. Alguma coisa se passa e está a limitar.

Já a diferença de 48fps a 50fps que a RX580 estava a conseguir, é normal para os 82fps da minha 1070 Ti, que também é Pascal e não me parece estar a ser limitada por esse facto.

E por coincidência, eles estão a usar o i5-8400, que é exactamente o meu Cpu, logo também não é por ai a diferença.

PS: Como gosto muito de entender as coisas, quando chegar a casa vou baixar o clock do meu Gpu até chegar aos mesmos TFlops da 1060 e vou baixar o clock da vram para ficar com a mesma largura de banda e vamos ver que framerate dá :D
 
Última edição:
Sim, há algum problema com o teste do Digital Foundry.
Se virem os resultados do pcgameshardware, vêm que a 590 fica pouco à frente da 1060. E as restantes Pascal ficam na escala, onde costumam ficar.
Os resultados do gamegpu, também mostram a 580 à frente da 1060, mas é apenas por 6 fps.
O HZD parece gostar mais de AMD do que de nVidia, mas a diferença é pequena.
 
Não, tens de aceder numa zona já avançada do mapa e se não estou em erro recomendam nível 35 (não tenho a certeza quanto ao nível específico pois joguei há imenso tempo na ps4 pro)
 
Sim, há algum problema com o teste do Digital Foundry.
Se virem os resultados do pcgameshardware, vêm que a 590 fica pouco à frente da 1060. E as restantes Pascal ficam na escala, onde costumam ficar.
Os resultados do gamegpu, também mostram a 580 à frente da 1060, mas é apenas por 6 fps.
O HZD parece gostar mais de AMD do que de nVidia, mas a diferença é pequena.

Ou seja o Alex deve ter um problema qualquer no PC, se calhar para além do PCI-EX 8x, alias ele tinha flashes e glitches no video, eu tive esses problemas no primeiro run, depois pesquisei um pouco no google e percebi que havia um problema com o shader cache, apaguei o ficheiro do shader cache dentro da pasta do jogo, o jogo voltou a gerar um novo e nunca mais tive problemas.

Eu já tive a jogar um pouco, e acho que o performance está dentro do esperado e dentro do que foi falado.
A minha GTX 1650 Super, anda normalmente entre os 50-70FPS 1080P com as settings em Original, apenas troquei o AA para TAA, e forçei 16xAF nos drivers.
Quando começa a chovar nota-se que fica mais pesado, o mais baixo que vi foi 45FPS dentro de uma aldeia com pessoas e a chover torrencialmente.
Não é perfeito, não tenho framerate colado como desejaria, mas tambem nao noto problemas no frametime, a não ser nas cutscenes quando passa de uma camara para outra.

Este jogo, estive a testar com outras resoluções como por exemplo 1440P, e a diferença é enorme comparado a 1080P.
O jogo tem tanta vegetação e tanto detalhe por todo o lado a mexer, que voltar a 1080P parece quase a mesma coisa que voltar a 720P em qualquer outro jogo.
Que diferença!
 
Este jogo, estive a testar com outras resoluções como por exemplo 1440P, e a diferença é enorme comparado a 1080P.
O jogo tem tanta vegetação e tanto detalhe por todo o lado a mexer, que voltar a 1080P parece quase a mesma coisa que voltar a 720P em qualquer outro jogo.
Que diferença!

O teu monitor é 1440p?
 
@Ansatsu Não, mas podes criar outras resoluções como 2560x1440 e 3840x2160 e fingir que tens um ecrã com essas resoluções, DSR :D
Tambem tenho uma TV 4K, quando isto não funciona bem (porque nao funciona em todos os jogos), ligo o PC à TV e testo nela.
 
@Ansatsu Não, mas podes criar outras resoluções como 2560x1440 e 3840x2160 e fingir que tens um ecrã com essas resoluções, DSR :D
Tambem tenho uma TV 4K, quando isto não funciona bem (porque nao funciona em todos os jogos), ligo o PC à TV e testo nela.

Tenho de testar quando chegar a casa, mas só se aguentar os 60 fps, não estou preparado para abdicar disso :D

Não me levem a mal....e jogo jogado!? Ninguém dá feedback do rato+teclado....

Jogo jogado, é igual ao que era na PS4, simplesmente com melhor jogabilidade devido ao maior framerate e ao facto de podermos aumentar o FoV.

Não gosto de jogar de rato e teclado, fui console gamer quase toda a minha vida. Jogo com o comando da x360, apenas tive de aumentar a sensibilidade do analógico direto, pois o default do jogo é muito pesado.
 
Back
Topo