PC Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games)

Este vou adquirir. Na PS store custa 20€, em promoção 15€. Dai que, 50€ pela versão PC quando até já há sequela anunciada e já disseram naturalmente que ia ser maior, melhor, com mais variedade de npcs é um preço salgado. Mas espera se uma oportunidade.

No PC é um jogo "novo". E com a possibilidade de jogar a 144hz, com gráficos superiores, desligar motion blur e TAA, torna a versão PC num producto muito superior.
Por isso, o preço de 40-50 euros acaba por se justificar.

E depois ainda posso injectar Ray Tracing com o Reshade.
 
Espero que tenha sucesso nas vendas,gostava de vêr um GOW ou um TLOU2 versão definitiva no PC mesmo que saiam mais tarde,se ja o TLOU2 visualmente tem ali uns "traços" que se parece Next gen imagino em hardware com poucas limitacoes:wow:
 
Também não creio que a Sony abdique dos seus (melhores) exclusivos para os por em PC. Era bom, mas está-me a parecer demasiado fruta a mais seguirem essa ordem de ideias.
 
Se calhar lançar no mesmo mês em que lança na Playstation, não será boa ideia.
Mas lançar passado um ou dois anos, pode ser uma excelente forma de mostrar os melhores jogos da plataforma.

Este HZD, é um bom exemplo disso. O pessoal da PS4 já sabe quão bom é o jogo e esses vão comprar o 2, quando este sair.
Ao lançar no PC agora, muita gente vai experimentar o jogo pela primeira vez e vão querer jogar o 2 a seguir. Logo, mais clientes a considerar comprar a PS5.
 
Eu joguei o jogo na PS4 no lançamento e adorei, já o tenho comprado para PC para o voltar a jogar com melhor framerate e qualidade e porque o jogo merece, é muito bom.
 
Onde viste isso? Eu tenho a impressão que a Aloy faz animação de pegar em coisas do chão.

Fui ver um video de gameplay do HZD, e na PS4 ela realmente interage com alguma vegetação (umas ervas bem altas do tamanho dela), mas flores ou outras plantas só até à cintura não mexem, mesmo abaixada.

No PC parece-me ser tudo: video aqui

PS: movi para aqui a resposta, é mais apropriado.
 
Fui ver um video de gameplay do HZD, e na PS4 ela realmente interage com alguma vegetação (umas ervas bem altas do tamanho dela), mas flores ou outras plantas só até à cintura não mexem, mesmo abaixada.

No PC parece-me ser tudo: video aqui

PS: movi para aqui a resposta, é mais apropriado.

Ah estamos a falar de "colisões" etc, já percebi. É natural por limitações tecnicas.

É que em relação a fazer "loot" e pegar em coisas acho mais prático ser rápido ou imediato como é o caso do TLoU Parte 2 ou do Horizon.
 
Os requisitos mínimos para 1080p @ 30fps, na minha opinião estão puxados.

O meu antigo sistema i5 760 @ 2.8GHz, 12GB ram, r9 270 (x) já estaria abaixo do recomendado.
Quando uma PS4 standard tem um Jaguar custom x8 (pior) e uma HD7850 (vitaminada mas pior).
Ou seja a versão PC, mesmo em low, tem extras que a PS4 standard não tem. Provavelmente ambient occlusion ou folhagem dinâmica... Pelo bump no CPU Alloy vai ser ligeiramente mais detalhada.

Mas penso que se ainda tivesse o PC antigo a uma resolução 900p (1600x900) era capaz de correr bem.

Espero que incluam opções para ajustar a escala da resolução e/ou interlaced com reconstrução de frames. Alguns jogos consigo ter 4k upscaled @ 60fps numa gtx 1080 com resultados decentes porque há opções de customização. Agora 4k nativo @ 60fps esquece lá isso...
Só se forem jogos a) 2d ou 2.5, b) jogos antigos de gerações anterior c) jogos 3d de geometria menos complexa mas igualmente bonitos.
 
O jogo para PC tem Dynamic Foliage que vai puxar pelo Cpu, mesmo se jogares no mínimo.

Não te esqueças que a PS4 tem 8Gb de Vram. A tua 270 tem 2Gb. Notas logo na qualidade das texturas.

Certo, mas isso conta uma parte da história.
A outra parte:

1) Desses 8GB da PS4, quantos são alocados para memória de sistema, e quantos são alocados para jogos?
2) 2GB de uma 270X, com X shaders (stream processors) @ Z MHz de clock, mais um CPU superior, um disco melhor (7200RPM), melhor ventilação e alimentação.
3) Na prática a largura de banda e os TFlops ficam equilibrados mesmo a 270x tendo só 2GB.

Hoje, uma placa de 6GB, pode oferecer a mesma ou mais largura de banda de que a minha gtx 1080 com 8GB.

Edit: Na prática, a PS4 nem deve usar toda a largura de banda que teoricamente poderia (176GB/sec.). E o meu antigo sistema na prática tem mais desempenho do que a PS4 base.

Dai a minha conclusão de que mesmo no preset mais baixo a versão PC, tem coisas que ainda assim foram melhoradas portanto não é uma comparação 1:1 no que a desempenho diz respeito. Será sempre uma aproximação.

De qualquer forma, os requisitos para quem for comprar um pc hoje, sim não são nada de especial. Mas nem todos vão comprar uma máquina agora. E o jogo podia correr até em hardware inferior se graficamente fosse 1:1 para a versão PS4 base.
 
Última edição:
1) Desses 8GB da PS4, quantos são alocados para memória de sistema, e quantos são alocados para jogos?
2) 2GB de uma 270X, com X shaders (stream processors) @ Z MHz de clock, mais um CPU superior, um disco melhor (7200RPM), melhor ventilação e alimentação.
3) Na prática a largura de banda e os TFlops ficam equilibrados mesmo a 270x tendo só 2GB.

Não é uma questão de largura de banda, é uma questão de quantas texturas consegue colocar na vram ao mesmo tempo.

A PS4 dedica 5.5Gb para o jogo e 2.5Gb para o sistema.

É quase 3x mais que a vram da 270.

Tens um exemplo muito rápido, no RDR2 apenas consegues jogar na 270 com as texturas no mínimo, nem te deixa escolher outra opção. No RDR2 na PS4, as texturas são bem melhor que o mínimo no PC.
 
Back
Topo