PlayStation Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games)

Acabei e gostei do jogo mas acho que está estupidamente sobrevalorizado. Só é de topo em termos de gráficos, porque tudo o resto é simplesmente adequado. Particularmente a história e os personagens que não entendo mesmo porque é que são tão endeusados. A razão para o planeta ter acabado no estado em que está então é simplesmente... wow.

Nem o Faro nem uma alminha que fosse naquela empresa conseguiram prever que armas de guerra controladas totalmente por AI, capazes de se continuar a fabricar indefinidamente e auto-sustentáveis através de CONSUMO DE MATERIAL BIOLÓGICO (what could possibly go wrong?!) era capaz de dar bosta? A sério?

Auto-destruição porque DINHEIROOOO! lol

Em suma é sem dúvida um bom jogo mas nunca na vida o escolheria para jogo do ano. Ainda por cima neste ano, provavelmente o melhor da última década.
 
Acabei e gostei do jogo mas acho que está estupidamente sobrevalorizado. Só é de topo em termos de gráficos, porque tudo o resto é simplesmente adequado. Particularmente a história e os personagens que não entendo mesmo porque é que são tão endeusados. A razão para o planeta ter acabado no estado em que está então é simplesmente... wow.

Nem o Faro nem uma alminha que fosse naquela empresa conseguiram prever que armas de guerra controladas totalmente por AI, capazes de se continuar a fabricar indefinidamente e auto-sustentáveis através de CONSUMO DE MATERIAL BIOLÓGICO (what could possibly go wrong?!) era capaz de dar bosta? A sério?

Auto-destruição porque DINHEIROOOO! lol

Em suma é sem dúvida um bom jogo mas nunca na vida o escolheria para jogo do ano. Ainda por cima neste ano, provavelmente o melhor da última década.
Alguém que concorda comigo. Pensei que era o único! Quando terminei o jogo comentei no Facebook e alguns amigos meus tiveram a mesma opinião.
Mas como este ano ainda joguei poucos jogos que sairam este ano, não sei dizer que é GOTY ou não. Nem se quer joguei o Nioh nem o Nier ainda ou até mesmo o Resident Evil 7.

Quanto à história do jogo, onde é que eu já vi este filme?
fk2c2u89qbkbitk0ghww.jpg
 
Acabei e gostei do jogo mas acho que está estupidamente sobrevalorizado. Só é de topo em termos de gráficos, porque tudo o resto é simplesmente adequado. Particularmente a história e os personagens que não entendo mesmo porque é que são tão endeusados. A razão para o planeta ter acabado no estado em que está então é simplesmente... wow.

Nem o Faro nem uma alminha que fosse naquela empresa conseguiram prever que armas de guerra controladas totalmente por AI, capazes de se continuar a fabricar indefinidamente e auto-sustentáveis através de CONSUMO DE MATERIAL BIOLÓGICO (what could possibly go wrong?!) era capaz de dar bosta? A sério?

Auto-destruição porque DINHEIROOOO! lol

Em suma é sem dúvida um bom jogo mas nunca na vida o escolheria para jogo do ano. Ainda por cima neste ano, provavelmente o melhor da última década.

As personagens são "endeusadas" porque são personagens bem escritas e que parecem naturais. Aloy e Sylens são dois bons exemplos disso. Aloy nunca fez parte dos Nora, e mesmo quando foi aceite, não se considera uma porque não esquece aquilo a que foi sujeito por preconceito e superstições. É uma personagem pragmática que coloca bom senso acima de superstições e tradições, e isso faz-se sentir sempre que encontra alguém que vive puramente à base de crenças e que relega o bem estar dos outros para segundo plano.

E claro, existe uma boa dose de auto-sacrifício de várias personagens, coisa que não acontece frequentemente (isso geralmente está guardado apenas para o protagonista, mas não aqui).

Quanto à história, no contexto actual, achas assim estão rebuscado? Olha para o contexto político e social dos Estados Unidos, e vês que as empresas fazem tudo por dinheiro, nem que isso signifique danos ambientais ou pessoais. E já para não falar de quando as pessoas votam contra os seus próprios interesses e bem estar.

Sim, o que o Ted inventou era de facto uma má ideia que trouxe consequências catastróficas. Mas sendo o presidente da empresa mais rica do mundo e sendo o homem que foi considerado o "salvador da Terra", no alto do seu cavalo, achou que tinha tudo sobre controlo e que o risco compensava o dinheiro recebido.

Mesmo na realidade. O bom senso dita que é uma má ideia colocar condutas de petroleo em parques naturais, e no entanto, eis que isso acontece e mais cedo ou mais tarde, eis que dá-se um derramamento de milhares de litros. Dita o bom senso que é necessário fazer algo para combater o aquecimento global, e eis que existe um presidente de uma das maior nações do mundo a dizer que isso é uma farsa.

Quanto à história do jogo, onde é que eu já vi este filme?
fk2c2u89qbkbitk0ghww.jpg

Excepto que Horizon e Terminator nada têm a ver.
 
Última edição:
Também não joguei o Resident Evil 7 e ainda estou a jogar o Nioh, mas o NieR Automata é sem dúvida o meu jogo do ano e da geração. Ganharia também o prémio de melhor OST do ano de cabazada mas cabazada mesmo daquelas. Exemplifica na perfeição o poder do medium que são os jogos fazendo coisas só mesmo possíveis num jogo, ainda que algumas delas já tivessem sido exploradas brevemente no NieR original.

As personagens são "endeusadas" porque são personagens bem escritas e que parecem naturais. Aloy e Sylens são dois bons exemplos disso. Aloy nunca fez parte dos Nora, e mesmo quando foi aceite, não se considera uma. É uma personagem pragmática que coloca bom senso acima de superstições e tradições, e isso faz-se sentir sempre que encontra alguém vive puramente à base de crenças e que relega o bem estar dos outros para segundo plano.

E claro, existe uma boa dose de auto-sacrifício de várias personagens, coisa que não acontece frequentemente (isso geralmente está guardado apenas para o protagonista, mas não aqui).

Quanto à história, no contexto actual, achas assim estão rebuscado? Olha para o contexto político e social dos Estados Unidos, e vês que as empresas fazem tudo por dinheiro, nem que isso signifique danos ambientais ou pessoais. E já para não falar de quando as pessoas votam contra os seus próprios interesses e bem estar.

A Aloy tem um comportamento natural. É óbvio que tem uma visão mais grounded do mundo e se recuse a ir em crenças descabidas, quando todas as dificuldades que teve ao crescer surgiram por causa dessas crenças. Mesmo respeitando o Rost nunca concordou com o ponto de vista dele sobre as tradições. Faz apenas sentido que essa atitude se mantenha quando entra em contacto com outros grupos para além dos Nora. É uma personagem consistente mas apenas isso. Achei-a demasiado perfeita para ser realmente excepcional como personagem (claro que se pode ser um imbecil completo em opções de diálogo mas isso afecta pouco ou nada). Já o Sylens achei estupidamente previsível.

É o Faro v2.0, o tipo sem escrúpulos que fará tudo em nome dos seus interesses, incluíndo auto-destruição. Excepto que o Faro pelo menos tem a "desculpa" da ignorância, por mais idiota que seja. O Sylens sabe perfeitamente o que significa fazer acordos com o HADES e não o faz uma vez, mas duas. A segunda delas depois de toda a vida na Terra ter escapado por um triz...

Sobre a comparação com o contexto actual, é certo que vivemos num mundo de joguinhos de interesses mas sim, acho rebuscado acreditar que alguém seria idiota ao ponto de criar um sistema que poderia perfeitamente colocar a sobrevivência de todo um planeta em risco de forma directa e a curto prazo caso a mínima coisa corresse mal (bastou um glitch...) e sem qualquer tipo de failsafe. Sejamos francos, o que aconteceu no passado do Horizon em termos de pensar nas possíveis consequências foi apenas um patamar acima do Wile E. Coyote a montar-se num foguete e espetar-se contra uma parede na primeira curva...
 
Não joguei o Horizon, adquiri-o agora na BF, apesar de estar à espera de um grande jogo, e de um jogo que vai puxar pela Pro, não me parece que em termos de Narrativa se possa aproximar do Nier.
 
Agora isto vai haver sempre gente a dizer que devia ser melhor, devia ser pior... escavar fundo para ir buscar um defeito qualquer só para tirar o "WOW" do jogo... Outros vão dizer que é GOTY e a melhor experiência possível, etc etc...

A verdade é que é de facto um grande jogo e digno de estar nomeado! Gostarmos ou não, já de cada um! Por exemplo, há pessoal que tambem acha que um ZELDA é uma história infantil, e não digna de um GOTY... São tantas opiniões, e se gostarmos mais de um jogo, vamos sempre arranjar um promenor ou outro que nos puxe para falar mais bem daquele, quer a gente queira ou não (é inerente, até eu próprio sei que por vezes calho por fazer isso).

Horizon tem uma grande história, e explorou algo que não foi explorado no mundo dos video jogos! Podia ser melhor !? Epha, não há jogos perfeitos... Tem personagens carismáticas ?? Algumas! Que foi interessante acompanhar o desenvolvimento da Aloy ? Foi! Andar naquela de descobrir o que se passou no mundo e etc ?? Foi algo único! Teve momentos memoráveis e dignos de registo!
Se este ano saíram jogos com uma melhor narrativa !? Não joguei todos mas penso que melhor não haja, mas sim ao mesmo nível! Independentemente do que ganhar, é merecido! Agora não desvalorizem um jogo só para "ser diferente" (como já vi em muitos casos no TLOU)...
 
A Aloy tem um comportamento natural. É óbvio que tem uma visão mais grounded do mundo e se recuse a ir em crenças descabidas, quando todas as dificuldades que teve ao crescer surgiram por causa dessas crenças. Mesmo respeitando o Rost nunca concordou com o ponto de vista dele sobre as tradições. Faz apenas sentido que essa atitude se mantenha quando entra em contacto com outros grupos para além dos Nora. É uma personagem consistente mas apenas isso. Achei-a demasiado perfeita para ser realmente excepcional como personagem (claro que se pode ser um imbecil completo em opções de diálogo mas isso afecta pouco ou nada).

E é exactamente isso que a torna numa personagem bem escrita; porque é consistente com a sua experiência de ter crescido como outcast e de ter sido gozada e maltratada durante anos pela tribo, tribo essa que ela agora tem de fazer parte para descobrir mais sobre a sua origem. Ela magicamente não altera a sua personalidade só por estar num sítio. Eu não acho que ela seja demasiado perfeita, porque mesmo precisando de fazer parte dos Nora, nunca aceita baixar a cabeça perante as crenças e superstições da tribo. Se ela fosse demasiado perfeita, naquele clip que coloquei, a Aloy teria aceite as desculpas da Lansra. Mas aconteceu o contrário. E mesmo sem as opções de diálogo, nota-se alguma imperfeição, misturada com irreverência, na forma como a Aloy dá algumas respostas.

Já o Sylens achei estupidamente previsível.

É o Faro v2.0, o tipo sem escrúpulos que fará tudo em nome dos seus interesses, incluíndo auto-destruição. Excepto que o Faro pelo menos tem a "desculpa" da ignorância, por mais idiota que seja. O Sylens sabe perfeitamente o que significa fazer acordos com o HADES e não o faz uma vez, mas duas. A segunda delas depois de toda a vida na Terra ter escapado por um triz...

O Faro era simplesmente um CEO ambicioso que deixou a sua fama levar a melhor (ou entao, foi levado a tal por terceiros). Afinal de contas, o "homem que salvou a Terra" não poderia falhar. O Sylens é bem mais inteligente que o Faro. O Sylens não sabia o que era o HADES quando o encontrou, mas foi inteligente o suficiente para se precaver. O Sylens não tem escrúpulos e faz tudo por mais conhecimento, mas ele não tem o mínimo interessem em auto-destruir-se. Ele próprio diz à Aloy que não sente culpa por ter descoberto e ajudado o HADES, mas que faria tudo outra vez, só que com mais cautelas. E é isso mesmo que fará.

Mas lá está. Ele não é nem nunca foi demonstrado como sendo o bom da fita ou um exemplo a seguir. Ele é simplesmente alguém que tem interesses comuns à Aloy e alguém que a Aloy precisa. Esta não é a primeira vez que o Sylens faz shady stuff e se jogares a expansão, verás que ele é bem mais inteligente e resourceful do que aparenta.

Sobre a comparação com o contexto actual, é certo que vivemos num mundo de joguinhos de interesses mas sim, acho rebuscado acreditar que alguém seria idiota ao ponto de criar um sistema que poderia perfeitamente colocar a sobrevivência de todo um planeta em risco de forma directa e a curto prazo caso a mínima coisa corresse mal (bastou um glitch...) e sem qualquer tipo de failsafe. Sejamos francos, o que aconteceu no passado do Horizon em termos de pensar nas possíveis consequências foi apenas um patamar acima do Wile E. Coyote a montar-se num foguete e espetar-se contra uma parede na primeira curva...

É assim tão estranho? Vivemos num mundo onde um presidente de uma das potencias mundiais diz que não existe aquecimento global. Vivemos num mundo onde um presidente de uma das potencias mundiais tem guerras de tweets com outras nações, correndo o risco de causar incidentes internacionais. Não existe bom senso quando a ambição e péssimas ideologias tomam o lugar do condutor.

Quanto ao glitch...

não se sabe a sua origem. Isso nunca foi explicado no jogo, embora seja dada a indicação de que foi propositadamente planeado por alguém ou por um grupo.

Num datapont ficamos a saber que o Faro explicitamente pediu aos engenheiros para bloquearem todos os backdoors ao sistema sobre o pretexto de "um hacker não tentar apoderar-se de um swarm". Mas ao fazer isso, a equipa deixou de ter acesso ao swarm e de o conseguir controlar. E na conversa entre a Elizabeth e o Faro, ela diz "Or don't sign - and I will make sure they and everyone else on this planet knows the real cause of the glitch." Isto deixa antever que não foi um acidente.

E ainda há a teoria de que as noticias da destruição da Odyssey são falsas, portanto, muito pano para mangas.
 
A minha edição de colecionador foi enviada hoje e fui vender a outra para não ficar com dois discos do jogo e surpreendentemente deram-me 27eur em dinheiro numa loja que compra jogos usados, bem bom, ficou a edição de colecionador a 25eur tecnicamente.
 
A minha edição de colecionador foi enviada hoje e fui vender a outra para não ficar com dois discos do jogo e surpreendentemente deram-me 27eur em dinheiro numa loja que compra jogos usados, bem bom, ficou a edição de colecionador a 25eur tecnicamente.
Se soubesse tinha-me abastecido de Horizons na Promo leve 3 pague 2. Ficavam a 20 e vendia a 27 [emoji16]

Como não sabia só comprei 1 que juntei ao Uncharted 4 e ao Wipeout. O Horizon deve ter vendido muito no site estave muito tempo indisponível, depois lá apareceu. No entanto ainda não tenho a encomenda completa por falta de stock do jogo.
 
Aproveita agora que quando a versão complete edition sair a 50eur e versão normal vai ficar tabelada nos 30eur.

Agora ausentei-me mas vou regressar em força, funciono por pancadas, andei 3 semanas colado nisto a explorar tudo e agora deu-me o vicio de jogar jogos de corridas e não tenho feito mais nada, tenho de voltar a este jogo que ainda vou com 53% de progressão e tenho muitas coisas para apanhar, mas já fiz os caldeirões, deve ter sido a única coisa que completei.
 
Back
Topo