PlayStation Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games)

Eu também adorei imenso a história. E digo com toda a sinceridade que para além da jogabilidade que por si só já é um autêntico vício, o que mais me fez ficar agarrado ao jogo quando joguei pela primeira vez foi mesmo a história, simplesmente adorei! Toda a história desde do que aconteceu no passado até chegar ao estado do mundo no presente foi deslumbrante na minha opinião. Acho que os criadores não pouparam esforços para nos trazerem uma história fantástica e digno de um filme de cinema. É preciso dar oportunidade aos diálogos, ouvir/ler mais do que uma vez se for preciso para não haver dúvidas e ficar-se "perdido" (até eu não conseguia algumas vezes perceber as coisas à primeira) e sempre que possível ir lendo os logs e mensagens que vai-se encontrando ao logo do percurso de todo o jogo. Sei que mesmo assim algumas pessoas não mudarão de opinião, e eu respeito a 100%, mas tenho a certeza que há alguns que mudariam de opinião em relação à história do jogo se dessem mais oportunidade e dedicação à mesma.

Horizon Zero Dawn foi (para mim) até hoje o jogo que mais adorei jogar nesta geração e sem dúvida um dos melhores jogos que joguei em toda a minha vida! Fiquei mesmo deslumbrado com todo o jogo, recomendo vivamente. O HZD2 será sem dúvida day one, mesmo que eu ainda não tenha a PS5 nessa altura, compro a consola na hora!

Sem dúvida.
Eu fiz 4 playtroughs e mesmo na quarta ainda estava a descobrir pormenores da história e do mundo e a preencher ainda mais o meu mapa mental do que tinha acontecido.
É uma história complexa, requer exploração, dedicação e tempo para digerir. Mas há tanta atenção ao detalhe é pormenor em tudo que a soma de todas as partes fazem uma obra de arte fantástica!
 
Sem dúvida.
Eu fiz 4 playtroughs e mesmo na quarta ainda estava a descobrir pormenores da história e do mundo e a preencher ainda mais o meu mapa mental do que tinha acontecido.
É uma história complexa, requer exploração, dedicação e tempo para digerir. Mas há tanta atenção ao detalhe é pormenor em tudo que a soma de todas as partes fazem uma obra de arte fantástica!
Extatamente, concordo a 100%. Eu fiz 3 playthroughs e em todas elas acompanhei sempre todos os diálogos e cutscenes, e também eu fui apanhando pormenores que me escaparam na 1a playthrough. E é como dizes, realmente a história deste jogo, mesmo sendo complexa, tem mesmo imenso detalhe. Para mim é mesmo incrível como os criadores conseguiram dedicar-se a tantos detalhes e pormenores, fizeram mesmo um trabalho deslumbrante com imensa dedicação.
 
Para mim, tendo terminado o GoW, HZD e o Witcher 3, e tendo jogado o Spiderman e o RDR2, posso dizer que o HZD vale todo o hype que teve. É um jogo fabuloso, e tem coisas que os outros que já joguei não têm.

Vou começar com o negativo. Pensei que ia jogar um sci-fi (tipo o Detroit), mas para mim é claro que é um jogo de fantasia, tal como o GoW e o Witcher. A história (o mistério) achei bastante rebuscado, tentaram explicar tudo, e nisso abriram a caixa da pandora, com mais perguntas do que respostas. O conceito é muito interessante: um mundo primitivo com máquinas futuristicas. Mas, na minha opinião, talvez tivesse sido melhor que deixassem coisas por explicar, porque o mundo do presente da Aloy é fantástico. A segunda coisa que achei fraco foram as personagens, nenhuma delas pareceu-me particularmente interessante e mesmo a Aloy, que teve um passado trágico, não senti pena, porque ela nunca demonstrou qualquer vulnerabilidade. E rapidamente ultrapassou qualquer perda. Ao contrário do Witcher, por exemplo, em que o Geralt tem ligações com várias personagens e a gente acaba por também senti-las a medida que o jogo progride (Yen, Triss, Ciri), ou mesmo a relação do Kratos com o filho, e a perda que os dois tiveram. Aquela cena logo no início do filho a fazer as últimas preparações ou a dificuldade do Kratos de lidar com o luto e ao mesmo tempo de consolar o filho, é brutal e muito triste. No HZD não senti nada disso.

Parte forte? Tenho uma PS4 pro com uma TV HDR. Quando subi o tallneck pela primeira vez, a minha primeira reacção foi de ficar simplesmente sem palavras. Não sei quando é que foi a última vez que um jogo me fez sentir assim. A outra coisa que é fantástica é o combate: a variedade de armas e os animais mecanicos, todos eles modelos fantasticos. Isto não é um jogo para quem goste de hack-and-slash (tipo GoW) ou de jogos em que existe uma única forma de matar um inimigo, ou em que aparece os botões que se tem de carregar para prosseguir em frente.

Não, no HZD existe um trabalho de preparação e também de paciência. Aqui temos armas muito criativas, desde lança cordas, overrides, congelar, queimar, corromper. E muito stealth. E depois animais que são muito - mas muito mais fortes que - nós. E por isso combate melée raras vezes funciona. Estratégias como fugir, aproveitar o meio ambiente (arbustos, montanhas, árvores) para a nossa vantagem, e sobretudo estudar os vários componentes das máquinas para sabermos os pontos fortes e fracos. Lembro-me uma vez ter uma missão em que precisava de destruir várias máquinas, uma mais forte que a outra, e tentei várias abordagens, sem muito sucesso, e de repente veio-me a ideia de fazer override de uma das máquinas e corromper a outra. E depois foi comer pipocas e ver o espetáculo. Dá maior satisfação quando a gente resolve um puzzle complicado à nossa maneira.

O HZD também faz um excelente trabalho com as side missions em que muitas delas são feitas para nos ensinar as várias tácticas, estratégias e armas.

No dia em que sair a HZD2, compro a PS5.


Podes questionar o quão plausível uma situação como a praga Faro é,mas aquilo é sci-fi. Tão sci-fi como o Detroit.

Já isso de ele ter coisas que os outros não tem,a preparação que o Witcher pede é bem maior que o HZD. O HZD pede para vermos os pontos fracos onde concentramos os ataques e dependendo da dificuldade do inimigo termos quantidade de munições e acessórios certa. O Witcher pede óleos,conoctions,ler o bestiary para perceber qual o tipo de inimigo e se há um subtipo. E no que toca a inimigos vamos de criaturas sem inteligência(basicamente animalescas) para criaturas com uma consciência humana,com quem podemos tentar falar em vez de malhar com a espada de prata.


O stealth no HZD,depende muito do teu equipamento e vontade. Ao início se calhar martelar os adversários é um bocado perigoso,mas com melhores armas e armaduras eu diria que apenas o T-Rex robô é que obriga a mais cuidado. Os "caranguejos" é ir tirando armadura à distância e depois acabar com o meleee. Os "crocodilos" e "águias" a partir do momento em que temos o lança cordas,ardeu.
O que cria mais problemas é quando vários tipos de animais concentram-se em nós ao mesmo tempo. Em alguns tallnecks conseguir chegar ao próprio tallnecks era um desafio(assim de cabeça o do deserto deu-me problemas a limpar a área,por isso pura e simplesmente decidi subir e ignorar tudo resto).




O HZD é um exemplo de planeamento bem feito e execução ainda melhor. Como disse antes, eles basicamente saltaram a etapa que alguns novos IPs tem em que o conceito é bom mas a execução precisa de ser refinada. A minha comparação é com o Assassin's Creed. Eles saltaram a parte de uma boa ideia não executada da melhor maneira possível(AC1),para um boa ideia bem executada na sua plenitude. Agora é ir adicionando pequenas coisas como o AC foi fazendo no Brotherhood e Revelations. Isso e por favor evitar revoluções e chulice.
 
https://segmentnext.com/2019/10/03/guerrilla-games-hiring-spree-horizon-zero-dawn-2/

Parece que há rumores de que a sequela do HZD possa a vir se lançada juntamente com o lançamento da PS5. Eu sinceramente não acredito que o jogo esteja pronto até lá, mas que era bom era!
São já vários os rumores...até que ponto têm fundo de verdade é outra história.

Confesso a minha falta de jeito/tempo para criar um tópico para o HZD 2, se alguma alma se oferecer...
:berlusca:
 
Podes questionar o quão plausível uma situação como a praga Faro é,mas aquilo é sci-fi. Tão sci-fi como o Detroit.

Não vou debater o que faz um verdadeiro sci-fi, pois não há uma definição objectiva. :Winkani: Para mim, é necessário haver uma forte base na realidade onde se explora conceitos futurísticos e tecnológicos. O Detroit para mim é um hard sci-fi precisamente porque criaram um mundo e uma história num futuro em que a IA e a robôtica, como a gente conhece hoje, se juntam. Tudo a volta, desde carros que conduzem por si, bem como o passado (direitos civís das minorias), está bem incrustado na nossa realidade.

Não quero lançar spoilers sobre o HZD. Mas para mim, se as máquinas fossem bestas ou demónios, e...
... os vários IAs do Zero Dawn os espíritos, o Ted Faro é o feiticeiro do mal que criou os demónios que aniquilaram com o mundo, e a Elizabet Sobek a feiteiceira que com magia arranjou uma forma de ressuscitar o mundo, e temos uma protagonista que as profecias dizem que irá salvar o mundo...

... não estaríamos muito longe do território do Witcher. Para mim o HZD é um jogo de fantasia, como o Witcher, mascarado de sci-fi. Talvez seja um "science fantasy". Não é uma crítica à HZD - mas achei uma perda de tempo explicarem as coisas de uma forma racional, quando para mim, a magia é uma explicação mais simples e até mais satisfatória por ser menos rebuscada. Como disse, gostei muito da ideia, mas teria preferido outra história a explicar o presente da Aloy. Mas isso é a minha opinião pessoal, e respeito quem tenha gostado da história. Aliás, achei o início do HZD uma seca, mas fui jogando porque quis perceber esse mistério. Acabei por gostar imenso do jogo.

Já isso de ele ter coisas que os outros não tem,a preparação que o Witcher pede é bem maior que o HZD. O HZD pede para vermos os pontos fracos onde concentramos os ataques e dependendo da dificuldade do inimigo termos quantidade de munições e acessórios certa. O Witcher pede óleos,conoctions,ler o bestiary para perceber qual o tipo de inimigo e se há um subtipo. E no que toca a inimigos vamos de criaturas sem inteligência(basicamente animalescas) para criaturas com uma consciência humana,com quem podemos tentar falar em vez de malhar com a espada de prata.

Em relação às abordagens de combate, o Witcher é muito simplista em relação ao HZD. O witcher tem apenas uma abordagem que é hack-and-slash com uma única arma que é a espada. Sim, há excepções, mas é basicamente isso. O bestiário diz-te quase tudo sobre como matar um inimigo: os "upgrades" necessários, a mágia que funciona, bombas e óleos. Mas a abordagem é mesmo hack-and-slash. A outra questão é que no Witcher tens o clássico big boss, com uns monstrinhos que são chamados de vez em quando para dificultar a tarefa. No HZD tens situações em que tens vários inimigos, uns mais fortes que os outros sim, mas cada um faz a sua tarefa, e depois se tentares ataca-los, eles viram-se todos contra ti. Ao "combinar" vários inimigos tens por si um inimigo feroz, e o bestiario do HZD não te permite perceber qual é a abordagem certa. Tens portanto várias abordagens, várias armas ao teu dispor, uma mais criativa que a outra, bem como podes utilizar o meio ambiente ao teu favor, para esconderes, ou estares no ângulo mais seguro.


Isso não é uma crítica ao Witcher nem ao GoW pois cada um deles têm os seus pontos fortes, mas o combate para mim não é um deles. O HZD tem um sistema de combate e armas simplesmente genial, na minha opinião, e quero dar crédito à equipa que projectou isso.

Quem estiver ainda a jogar o HZD, recomendo que façam os tutoriais das armas e os hunting trials (se estiverem no nível sugerido). Dá para perceber a dimensão deste jogo.

A minha comparação é com o Assassin's Creed. Eles saltaram a parte de uma boa ideia não executada da melhor maneira possível(AC1),para um boa ideia bem executada na sua plenitude. Agora é ir adicionando pequenas coisas como o AC foi fazendo no Brotherhood e Revelations. Isso e por favor evitar revoluções e chulice.

Acho piada teres mencionado o Assassin's Creed no dia em que estava a pensar qual seria o meu próximo jogo. Tinha chegado a conclusão que depois de ter jogado o HZD e o Wticher, e adorado os dois, que esse tem toda a pinta de ser um jogo que irei gostar.
 
Última edição:
‘Horizon: Zero Dawn’ Rumored To Be Coming To PlayStation VR

Horizon: Zero Dawn may be hitting PlayStation VR in some form or another, if recent rumors are to be believed.

As picked up by VR Focus, VR industry veteran Callum Hurley (Oculus, Sanbdbox HQ, and now Digital Pivot 360) hinted at a Horizon-flavored VR experience being in the works at Sony’s SIE London studio. The team has experience with VR, being behind May’s Blood & Truth.


https://www.forbes.com/sites/joepar...-to-be-coming-to-playstation-vr/#608b4bf35fb5
 
Comecei no fim de semana passado, estou a gostar :)

Com que nível aconselham ir às corrupted zones? Tenho o vício terrível de ir abaixo do nível aconselhado e neste jogo não correu bem das duas vezes que fui lol.
 
Comecei no fim de semana passado, estou a gostar :)

Com que nível aconselham ir às corrupted zones? Tenho o vício terrível de ir abaixo do nível aconselhado e neste jogo não correu bem das duas vezes que fui lol.
Na minha primeira playthrough eu às vezes ia 1 ou 2 níveis abaixo do nível aconselhado, mas normalmente ia com nível acima.
 
Comecei no fim de semana passado, estou a gostar :)

Com que nível aconselham ir às corrupted zones? Tenho o vício terrível de ir abaixo do nível aconselhado e neste jogo não correu bem das duas vezes que fui lol.

Se fores jogando com calma e explorando e fazendo o conteúdo secundário ao mesmo tempo da história principal, nem tens de preocupar com níveis recomendados.
 
Sempre fui muito reticente à premissa deste jogo... mas finalmente decidi comprar, quanto mais não seja para lhe dar um chance. Vamos lá ver o que sai daqui...
 
Sempre fui muito reticente à premissa deste jogo... mas finalmente decidi comprar, quanto mais não seja para lhe dar um chance. Vamos lá ver o que sai daqui...

Eu adorei o jogo..., não nos podemos esquecer que o jogo já tens uns aninhos encima mas têm uma gameplay muito boa, a banda sonora e o ambiente em si tb está muito porreiro, a I.A dos robots tb está muito bem feita a dos humanos nem tanto, e a história também me cativou.

Têm algumas coisas que podiam ter tido mais atenção mas de qualquer forma é um dos melhores jogos desta geração e o melhor é que depois de uma pessoa terminar o jogo vai fica na expectativa do como será a sequela pois ainda têm muita margem para melhorar e também por onde pegar para dar continuação.

É um must have na minha opinião e está na minha lista de prioridades caso saia a sequela.
 
Em termos de gameplay em si, deve ser dos melhores jogos de sempre.

Terminei o jogo a uns dias e ainda continuo a jogar, a explorar novas áreas, armas, side quest, etc...
 
Back
Topo