Hotplugging de ventoínhas???

Chopstick

I fold therefore I AM
Pessoal, tenho aqui umas ventoínhas ligadas directamente ás fichas molex de 12V da fonte de alimentação, que de vez em quando o barulho delas pode ser dispensado.

Com o computador ligado eu posso ligá-las e desligá-las da fonte com segurança????fazer hotplugging?
 
Porque não colocas um interruptor e fazes um corte de corrente nisso? ou colocas um reostato e baixas a tensão de modo a baixar o ruido?

1 abraço
 
[ThunderS];1869219 disse:
Porque não colocas um interruptor e fazes um corte de corrente nisso? ou colocas um reostato e baixas a tensão de modo a baixar o ruido?

1 abraço
Mas isso já não é qualquer pessoa.lol.
Também ando sempre a inventar com as ventoínhas. Como consequência queimei as entradas da boar para as fans.lol
 
não me apetece andar com ligações complicadas, o que vou fazer é pôr a ficha fêmea e macho fora da caixa para as ligar ou desligar quando me der na telha, só tenho medo de queimar a fonte e que ela leve o resto atrás...
 
uma vez queria ligar uma ventoinha de molex à fonte, mas aquilo ia ficar obrigatoriamente a 12V, mas eu queria aquilo a 7V.

Lá andei eu a ligar as entradas da fonte às da fan atraves de 2 bocados de cabo cortados. Até ficou bem, so que depois ao fechar a tampa, aquilo la fez um bocado de força nos cabos, e um daqueles cabinhos cortados soltou-se e tocou na chapa da caixa.

Consequência: PUMMM, faisca e tudo :lol:

O que vale é que o PC voltou a arrancar na boa, mas valeu para o susto :007:
 
Como já foi dito, um controlador de ventoinhas resolve todos os problemas. Alguns dão para cortar completamente a corrente das mesmas ;)
 
como já disseram o que torna menos seguro é ligar as ventoinhas e não desligar (por causa da amperagem que puxa).


No entanto se forem ventoinhas convencionais de 80mm não deves ter problemas.
 
o que eu penso fazer é ligar a de 80mm á board porque ela faz pouco cholé, mas a de 120mm parece um aspirador desafinado, e eu ou faço isso do hotplug á de 120mm ou compro uma de 120mm nova da coolermaster, que dizem ser silenciosas, mas eu temo que acabe por ser tudo a mesma coisa em termos sonoros....


epa, por causa de razões sonoras eu não vou pagar por um controlador de ventoínhas...
 
conclusão: é seguro ou não fazer hotplugging?

ou ter uma segunda fonte de alimentaçãao só para as ventoínhas e fazer hotplug á vontade?
 
outra vez esta conversa?

Eu desligo/ligo fans quase todos os dias, até fans de alta potência com o PC ligado... São componentes de pouca potência comparando com o "resto" e simples electronicamente...

Mas também tenho um regulador que DESLIGA as fans (faz mesmo o "click" ), daí posso andar ali a ligar/desligar sem problemas...
 
Os reguladores 3.5" parecem tão complexos, eu queria uma cena tipo, regula 4 ventoínhas, tem 4 resistências para cada uma controlada por uma "roda", as que eu vejo no *****, têm só uma "roda" para não sei quantas ventoinas...
 
Já usei potenciometros para controlar as ventoinhas, funcionava de 7 a 12V. Fica barato, mas tens de andar a soldar os fios das ventoinhas. Vale mais juntares mais uns trocos e comprares um controlador 3.5".
 
Back
Topo