1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HOW TO: 4-Finger Gestures no Macbook Pro e AIR Multitouch (Pré-Unibody)

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por inlogic, 25 de Dezembro de 2008. (Respostas: 30; Visualizações: 4252)

1. inlogic

inlogic Power Member

Este já tem algum tempo, mas como não vi nenhum post aqui na Zwame a falar desta pequena e simples modificação de um ficheiro ketx que permite que utilizadores de Macbook Pro Multitouch Pré-Unibody activarem as 4-Finger gestures, decidi que havia por aqui como o fazer.

Para todos os efeitos a informação que aqui disponibilizo não foi criada por mim, mas extraida integralmente de respostas a este post (Macrumors.com: Old MBP. Do we get the 4 finger swipe as well???) onde surgiu a descoberta de que se podia ter 4-Finger gestures nos MBPs e AIR Multitouch pré-Unibody. Eu condensei e escrevi a minha forma para ser o mais simples possivel de entender.

Para descanço dos admins (e meu que não me apetecia após o trabalho de escrever isto ver o post apagado), esta modificação não tem por ai nada de ilegal pois envolve a simples alteração de duas linhas de um ficheiro kext disponível em todos os Macbook Pro Multitouch Pré-Unibody com Leopard 10.5.6 e modificável com um qualquer Editor de Texto ou pelo Terminal.. (Ahh..! E os Bons Costumes na Apple World não falavam destes casos!)

Ok, sem mais demoras, o How To de como activar o 4-Finger Gesture:

1º - Fazer o download do kext AppleUSBMultitouch (que podem encontrar no vosso mac em /System/Library/Extensions/) já modificado neste link que eu criei.

2º - Extrair o ketx de dentro do zip (daaah) para uma pasta qualquer à vossa escolha. Para este exemplo uso a pasta Downloads dentro da pasta de Utilizador ( /Users/<Nome de Utilizador>/Downloads/AppleUSBMultitouch.kext)

3º - Abram o Terminal (Pasta Aplicações / Utilitários / Terminal.app)

4º - Neste passo vamos ligar-nos com premissões de administrador e fazer um backup do ficheiro antigo. Escrevam no terminal:

sudo mv /System/Library/Extensions/AppleUSBMultitouch.kext /System/Library/Extensions/AppleUSBMultitouch.old (Basicamente vão mudar o tipo de extensão de kext para old)

Isso vai-vos pedir pela password de utilizador, escrevam-na e carreguem Enter (não vão ver asteriscos nem qualquer outro tipo de caracteres a aparecer enquanto escrevem a password, mas isso está a escrever :P).

5º - Agora vamos pegar no ficheiro que extrairam do zip e por o ficheiro na pasta onde estava ketx original e mudamos para old. (Não se esqueçam de ajustar o caminho do ficheiro que ponho de seguida ao sitio onde vocês extrairam o conteudo do zip!!). Escrevam no terminal:

sudo mv /O caminho para onde enfiaram o vosso ficheiro/AppleUSBMultitouch.kext /System/Library/Extensions/

no meu caso:

sudo mv /Users/<Nome de Utilizador>/Downloads/AppleUSBMultitouch.kext /System/Library/Extensions/

6º - Como este ficheiro não pertencia ao vosso computador e como foi alterado vão ter que reparar as permissões do mesmo (MUITO IMPORTANTE! Não saltem esta parte!). Vão a Aplicações / Utilitários / Utilitário do Disco. Dentro da Aplicação Utilitário do Disco, no menu vertical da esquerda escolham o vosso disco principal (onde está instalado o OSX) e depois carreguem no butão "Reparar Permissões do Disco". Isso demora volta de uns 7 ou mais minutos a verificar as permissões do disco e a corrigir-las, não se preocupem se isso demorar um pouco de tempo, é perfeitamente normal. Não façam é restart ao computador sem repararem as permissões!!

7º - Façam Restart e está feito :) Podem ver as novas entradas de 4-Finger Gesture na Prefpane Trackpad nas Preferências do Sistema. Bons 4 dedos ;P

IMPORTANTE!!: ISTO SÓ FUNCIONA EM MACBOOKS PRO E AIR MULTITOUCH PRÉ-UNIBODY. MACS MAIS ANTIGOS NEM EXPERIMENTEM! NÃO VAI FUNCIONAR.

Quem for mais cromo e preferir fazer a modificação à mão do kext, toda a informação que precisam está disponível no mesmo post que referi acima na Macrumors. (Tambem não tem nada de mais é só mudar uma linha no ficheiro que têm disponivel na vossa instalação do Leopard em que basicamente no ficheiro dizem que o vosso Trackpad é o do Unibody e o OS activa aquela função...)

Ufff.. já tá! xP Um video no youtube da modificação a funcionar: Link

PARA QUEM NÃO CONCLUIU OS PASSOS:

PARA QUEM NÃO REPAROU AS PERMISSÕES E O TRACKPAD E KEYBOARD NÃO FUNCIONA ASSIM COMO PARA QUEM NÃO CONCLUIU O PASSO 5:

Liguem um Rato USB externo e um Teclado USB externo/on Screen Keyboard e concluam os passos que não fizeram!

Última edição: 9 de Janeiro de 2009
  2. sun7

sun7 Guest

Faz toda a diferença os gestos de 4 dedos,dá bastante jeito.
    Bom tutorial.

cumps

3. OldMan

OldMan Power Member

MBP 2.2 é considerado antigo? :D

4. sigul

sigul Power Member

Aparentemente. Não venham todos os portáteis desde a mudança para Intel prontos para usarem os finger gestures? Se faz reconhecimento até 4 dedos é que já não sei.

5. nexp

nexp Power Member

Já tinha feito este "hack" por assim dizer e funciona mto bem no air Rev.A, mas muito obrigado pelo post, vai-me poupar algumas explicações a colegas.

Julgo que funciona com todos os que suportem 3 dedos.

nexp

6. Sion

Sion Power Member

Pois... O meu também é um 2.2 igual ao teu. Chegaste a testar?

cumps

7. inlogic

inlogic Power Member

Pessoal, dos 2.2 não dá, não tentem. Isto funciona em macbooks pro e air comprados a partir de Março de 2008 em Portugal. Isto é uma questão de hardware, e o vosso trackpad é diferente dos Macbook Pro e AIR de 2008, que no caso dos em questão, são iguais aos do Unibody!

A Apple só não lançou um patch para os MBP e AIR de 2008 por uma questão de monetize a 4-Finger gesture nos novos Macbooks Unibody, vendendo-a como key-feature. Simplesmente isso.

8. OldMan

OldMan Power Member

Nop, eu até é raro usar trackpad.

9. pedroL

pedroL Power Member

Eu nem sequer sabia q nos Unibody havia sido acrescentada esta funcionalidade!:)
    Por esse motivo tive q ir ver no site da Apple um vídeo a exemplificar o q é q os tais "4-finger gestures" podiam fazer! A conclusão a q chego é q tornam obsuleta a minha actual configuração do Spaces! :)
    Smp tive algum receio de fazer este tipo de mods, mas desta vez vou experimentar! Suponho q o processo seja revertível uma vez q temos o backup do ficheiro a modificar!

Mt obrigado pela novidade inlogic!

10. g4j0

g4j0 Power Member

melhor post de sempre na apple world, pelo menos o que me trouxe mais vantagens na prática :P

os 4 finger gestures são bem melhores para show Desktop/All Windows do que os cantos que tinha configurados para o mesmo efeito.

11. pedroL

pedroL Power Member

inlogic:
    Olha o q me apareceu ao tentar fazer o download do ficheiro por ti disponibilizado:
    Poderias tratar disso por favor?
    Obrigado!

12. dmorgado

dmorgado Power Member

^Same here. Por favor, da um jeitinho a isso. O 4-finger gesture é das novas features que mais me atraiu nos novos macs.

13. pedroL

pedroL Power Member

Mt obrigado Burn_Master!
    Mas por favor confirma-me, este é exactamente o msm q o inlogic postou?
    Pergunto isto pq ao ler o tópico no MacRumours fiquei c/ a ideia de q tem q ser um ficheiro modificado a partir da versão 10.5.6...

14. g4j0

g4j0 Power Member

Última edição: 27 de Dezembro de 2008
  15. pedroL

pedroL Power Member

Muchas gracias g4j0! :)

--- EDIT ---

Só p/ dizer q já segui o tutorial do inlogic e aparentemente ficou tudo a funcionar na perfeição!
    Mais uma vez, mt obrigado inlogic!

Última edição: 27 de Dezembro de 2008
  16. RodWall

RodWall Power Member

Pessoal preciso de ajuda

Eu tentei seguir esses passos, mas cheguei ao 4º, pus a password e fiz OK, e não consegui fazer o 5º passo, por isso fechei o Terminal, pensando que nada de mal tinha feito.

Agora reiniciei o meu Mac, e nao tenho Trackpad nem Teclado, fico só no menu de Login!

Há alguma coisa que eu possa fazer sem ser formatar o disco? É que tinha lá alguns dados preciosos....

Por favor, alguém que me dê uma ajudinha!

Obrigado

17. inlogic

inlogic Power Member

LOL já são dois que não seguem os passos todos e fazem restart quando eu disse expressamente para não fazerem restart antes de terem concluído todos os passos!!! Um porque não reparou as permissões outro pq não copiou o kext do multitouch! :mad: Eu vou ver como podem resolver isso e já digo qq coisa!

EDIT:
    Leiam o post do RodWall, g4jo logo abaixo deste post para as soluções para qualquer problema que surja com isso.

Última edição: 9 de Janeiro de 2009
  18. RodWall

RodWall Power Member

LOL fiz um bocado à pressa confesso, e como não percebi bem aquele 5º passo, epa deixei-me pro ali....

Mas epa, acalmei-me e lembrei-me de ligar um Rato e um Teclado USB, e ja tou a conseguir recolher os meus dados que era o mais importante.

Agora em relação a pôr o trackpad e o teclado do Mac a funcionar, era porreiro conseguir pôr o 4 finger gesture, mas vou ver se entendo o 5º passo lol.

Obrigado

Partilhar esta Página