HOW TO: 4-Finger Gestures no Macbook Pro e AIR Multitouch (Pré-Unibody)

inlogic

Power Member
Este já tem algum tempo, mas como não vi nenhum post aqui na Zwame a falar desta pequena e simples modificação de um ficheiro ketx que permite que utilizadores de Macbook Pro Multitouch Pré-Unibody activarem as 4-Finger gestures, decidi que havia por aqui como o fazer.

Para todos os efeitos a informação que aqui disponibilizo não foi criada por mim, mas extraida integralmente de respostas a este post (Macrumors.com: Old MBP. Do we get the 4 finger swipe as well???) onde surgiu a descoberta de que se podia ter 4-Finger gestures nos MBPs e AIR Multitouch pré-Unibody. Eu condensei e escrevi a minha forma para ser o mais simples possivel de entender.

Para descanço dos admins (e meu que não me apetecia após o trabalho de escrever isto ver o post apagado), esta modificação não tem por ai nada de ilegal pois envolve a simples alteração de duas linhas de um ficheiro kext disponível em todos os Macbook Pro Multitouch Pré-Unibody com Leopard 10.5.6 e modificável com um qualquer Editor de Texto ou pelo Terminal.. (Ahh..! E os Bons Costumes na Apple World não falavam destes casos!)


Ok, sem mais demoras, o How To de como activar o 4-Finger Gesture:


1º - Fazer o download do kext AppleUSBMultitouch (que podem encontrar no vosso mac em /System/Library/Extensions/) já modificado neste link que eu criei.


2º - Extrair o ketx de dentro do zip (daaah) para uma pasta qualquer à vossa escolha. Para este exemplo uso a pasta Downloads dentro da pasta de Utilizador ( /Users/<Nome de Utilizador>/Downloads/AppleUSBMultitouch.kext)


3º - Abram o Terminal (Pasta Aplicações / Utilitários / Terminal.app)


4º - Neste passo vamos ligar-nos com premissões de administrador e fazer um backup do ficheiro antigo. Escrevam no terminal:


sudo mv /System/Library/Extensions/AppleUSBMultitouch.kext /System/Library/Extensions/AppleUSBMultitouch.old (Basicamente vão mudar o tipo de extensão de kext para old)


Isso vai-vos pedir pela password de utilizador, escrevam-na e carreguem Enter (não vão ver asteriscos nem qualquer outro tipo de caracteres a aparecer enquanto escrevem a password, mas isso está a escrever :P).


5º - Agora vamos pegar no ficheiro que extrairam do zip e por o ficheiro na pasta onde estava ketx original e mudamos para old. (Não se esqueçam de ajustar o caminho do ficheiro que ponho de seguida ao sitio onde vocês extrairam o conteudo do zip!!). Escrevam no terminal:

sudo mv /O caminho para onde enfiaram o vosso ficheiro/AppleUSBMultitouch.kext /System/Library/Extensions/

no meu caso:

sudo mv /Users/<Nome de Utilizador>/Downloads/AppleUSBMultitouch.kext /System/Library/Extensions/


6º - Como este ficheiro não pertencia ao vosso computador e como foi alterado vão ter que reparar as permissões do mesmo (MUITO IMPORTANTE! Não saltem esta parte!). Vão a Aplicações / Utilitários / Utilitário do Disco. Dentro da Aplicação Utilitário do Disco, no menu vertical da esquerda escolham o vosso disco principal (onde está instalado o OSX) e depois carreguem no butão "Reparar Permissões do Disco". Isso demora volta de uns 7 ou mais minutos a verificar as permissões do disco e a corrigir-las, não se preocupem se isso demorar um pouco de tempo, é perfeitamente normal. Não façam é restart ao computador sem repararem as permissões!!


7º - Façam Restart e está feito :) Podem ver as novas entradas de 4-Finger Gesture na Prefpane Trackpad nas Preferências do Sistema. Bons 4 dedos ;P


IMPORTANTE!!: ISTO SÓ FUNCIONA EM MACBOOKS PRO E AIR MULTITOUCH PRÉ-UNIBODY. MACS MAIS ANTIGOS NEM EXPERIMENTEM! NÃO VAI FUNCIONAR.


Quem for mais cromo e preferir fazer a modificação à mão do kext, toda a informação que precisam está disponível no mesmo post que referi acima na Macrumors. (Tambem não tem nada de mais é só mudar uma linha no ficheiro que têm disponivel na vossa instalação do Leopard em que basicamente no ficheiro dizem que o vosso Trackpad é o do Unibody e o OS activa aquela função...)


Ufff.. já tá! xP Um video no youtube da modificação a funcionar: Link




PARA QUEM NÃO CONCLUIU OS PASSOS:

PARA QUEM NÃO REPAROU AS PERMISSÕES E O TRACKPAD E KEYBOARD NÃO FUNCIONA ASSIM COMO PARA QUEM NÃO CONCLUIU O PASSO 5:

Liguem um Rato USB externo e um Teclado USB externo/on Screen Keyboard e concluam os passos que não fizeram!
 
Última edição:
Já tinha feito este "hack" por assim dizer e funciona mto bem no air Rev.A, mas muito obrigado pelo post, vai-me poupar algumas explicações a colegas.

Julgo que funciona com todos os que suportem 3 dedos.

nexp
 
Pessoal, dos 2.2 não dá, não tentem. Isto funciona em macbooks pro e air comprados a partir de Março de 2008 em Portugal. Isto é uma questão de hardware, e o vosso trackpad é diferente dos Macbook Pro e AIR de 2008, que no caso dos em questão, são iguais aos do Unibody!

A Apple só não lançou um patch para os MBP e AIR de 2008 por uma questão de monetize a 4-Finger gesture nos novos Macbooks Unibody, vendendo-a como key-feature. Simplesmente isso.
 
Eu nem sequer sabia q nos Unibody havia sido acrescentada esta funcionalidade!:)
Por esse motivo tive q ir ver no site da Apple um vídeo a exemplificar o q é q os tais "4-finger gestures" podiam fazer! A conclusão a q chego é q tornam obsuleta a minha actual configuração do Spaces! :)
Smp tive algum receio de fazer este tipo de mods, mas desta vez vou experimentar! Suponho q o processo seja revertível uma vez q temos o backup do ficheiro a modificar!

Mt obrigado pela novidade inlogic!
 
melhor post de sempre na apple world, pelo menos o que me trouxe mais vantagens na prática :P

os 4 finger gestures são bem melhores para show Desktop/All Windows do que os cantos que tinha configurados para o mesmo efeito.
 
inlogic:
Olha o q me apareceu ao tentar fazer o download do ficheiro por ti disponibilizado:
This file is neither allocated to a Premium Account, or a Collector's Account, and can therefore only be downloaded 10 times.

This limit is reached.

To download this file, the uploader either needs to transfer this file into his/her Collector's Account, or upload the file again. The file can later be moved to a Collector's Account. The uploader just needs to click the delete link of the file to get further information.

Poderias tratar disso por favor?
Obrigado!
 
Pessoal preciso de ajuda

Eu tentei seguir esses passos, mas cheguei ao 4º, pus a password e fiz OK, e não consegui fazer o 5º passo, por isso fechei o Terminal, pensando que nada de mal tinha feito.

Agora reiniciei o meu Mac, e nao tenho Trackpad nem Teclado, fico só no menu de Login!

Há alguma coisa que eu possa fazer sem ser formatar o disco? É que tinha lá alguns dados preciosos....

Por favor, alguém que me dê uma ajudinha!

Obrigado
 
LOL já são dois que não seguem os passos todos e fazem restart quando eu disse expressamente para não fazerem restart antes de terem concluído todos os passos!!! Um porque não reparou as permissões outro pq não copiou o kext do multitouch! :mad: Eu vou ver como podem resolver isso e já digo qq coisa!

EDIT:
Leiam o post do RodWall, g4jo logo abaixo deste post para as soluções para qualquer problema que surja com isso.
 
Última edição:
LOL fiz um bocado à pressa confesso, e como não percebi bem aquele 5º passo, epa deixei-me pro ali....


Mas epa, acalmei-me e lembrei-me de ligar um Rato e um Teclado USB, e ja tou a conseguir recolher os meus dados que era o mais importante.

Agora em relação a pôr o trackpad e o teclado do Mac a funcionar, era porreiro conseguir pôr o 4 finger gesture, mas vou ver se entendo o 5º passo lol.

Obrigado
 
Back
Topo