[HOW-TO] Compilar kernel: Debian way

odr4cir disse:
Sim, e sim... verifiquei isso tudo e continua a dar barraca... :'(


A versao do kernel é a 2.6.8.10 ... tento com outra?


tens mais alguma kernel instalada e a funcionar? usaste o .config de exemplo da thread?

[[]]
 
odr4cir disse:
Sim, e sim... verifiquei isso tudo e continua a dar barraca... :'(


A versao do kernel é a 2.6.8.10 ... tento com outra?

Qual era a versão do kernel que tinhas antes? Já que dizes que o Grub funcionava correctamente.
Se tiveres discos SATA e tinhas o Kernel 2.4 antes, estes eram tratados como /dev/hda*, enquanto que agora são tratados como discos SCSI, /dev/sda*.

bitlogic
 
Experiementei tudo o que disseram, andei a googlar q nem maluco e nada.

Resolvi sakar a source que saiu ontem, a 2.6.12.1 , segui os mesmos passos e funcionou sem nenhum kernel panic. :)
 
experimenta, se n der tb n da barraca....mas podes procurar nos pacotes do ubuntu (ha prai uma pagina onde procuras os esses pacotes, n sei de cor, mas googla) por um pacote do kernel source mais recente... configurar e instalar e tal....
 
Kaux disse:
eu tenho o ubuntu.. (Debian base) será k tb funca direitinho pa mim? (akele passo do .deb)

usa sempre codigo de repositorios exclusivamente ubuntu para ubuntu! infelizmente ha problemas de incompatibilidade de codigo ubuntu <-> debian. poucos mas ha! :(

[[]]
 
As releases.
O debian funciona com vários "flavours" que têm a ver com a estabilidade dos pacotes, o que implica que versões mais estáveis tenham mais tempo e estejam mais desactualizadas (apesar de haver um "flavour" com os pacotes mais recentes de todos).
O ubuntu não funciona bem da mesma maneira.
De qualquer maneira são bastante semelhantes ...
 
amigos,tou com 1 problemazito...

no boot, após compilar novo kernel
Código:
Intel(R) Pentium(R) M processor 1.xGHz, xxxx Kb cache
ACPI bios found, activating modules: asus_acpi video fan ...
deixou de aparecer modulos :S nao carrega akeles modulos... k faço :/ tenho d adicionar em /etc/modules??
 
Tenho um AV6a, é um portatilzito porreiro e o Debian Sarge foi a primeira distro a conseguir activar o X logo á primeira (VESA, claro) e dai foi só activar o installer da ATI e resolver dois bugs do mesmo, meter a res maxima do monitor no xf86config-4 e prontos.

Ainda falta activar o resto, som, wireless, touchpad, leitor SD, credo.. aquilo nem gestão de energia tem! A pergunta em si é, compilar o kernel vai-me ajudar nisso tudo (visto que o Ubuntu, que tem o dito cujo, já me detecta o som, a wireless e parece reagir bem ao botão de power enquanto que carregando o mesmo no Sarge simplesmente desliga o portatil)?

P.S.: A qualidade das fontes não é bem aquela coisa... lá activei o AA e meti aquilo no maximo, sempre ajudou um bocadinho mas... o MDK 10.1 no meu desktop tinha, sem duvida nenhuma, umas fontes com uma exelente qualidade. Será que aqulo diz que tenho os drivers ATI mas aquilo está a usar os VESA na mesma? (Antes de o login ser activado aquilo ainda pisca umas vezes, li nuns foruns que o X sempre tenta umas coisinhas antes de dar erro).

(ish... terceiro ano num curso 100% linux e só agora é que me dedico a meter o raio do SO)
 
Boa compra :)
aki e aki encontrarás alguns guias uteis. fglxrinfo o que dâ? ati ou Mesa ?

metest mesmo debian Sarge? é se ja tiveres acpi e asus_acpi como módulos, so tens de activar (carregar) ... ve o teu file do kernel (.config / config-2.x.x ). mas inda vais ter mt trabalho . hehehe :D Boa sorte.
 
elah.. são mesmo praticos esses guias... tenho é que abrir uns quantos visto que nenhum se enquadra exactamente no A6VA.. mas encontrei um com a mesma placa wireless, uma placa da ATI e o mesmo som onboard :-)

Bem... tenho mesmo que por o 2.6.11... também... com o 2.4. não ia longe...

Edit: Sim, dá Mesa :-!
 
Última edição:
Também empanco no VPS: bla bla ext3, bla bla, cannot mount root.. bla bla.

Alguém sabe o que é que falhei no menuconfig ou tem uma .config que corriga isso?
 
Última edição:
Não se trata disso, trata-se da Ramdrive ter falhado.

Quanto ao guia queria apenas acrescentar umas coisinhas:

- Na configuração do novo kernel, vulgo make menuconfig ajuda se carregarem a .config do vosso kernel actual e trabalhar a partir dai, ou a de um kernel já funcional que, por mais que pensem saber da coisa, algo irá falhar;

- Não sei que tipo de configuração tem essa necessidade, mas tenho visto, que sem uma ramdrive, não há nada... não me estou a lembrar agora e o portatil não está comigo mas quem já andou a magicar nestas coisas deve lembrar-se melhor do que eu...

Na configuração do antigo kernel no grup há algo como init.... debaixo do vosso antigo kernel 2.4.x. Isso é a defenição da ramdrive, basta copiarem esse comando e escreverem.. inixxxx initxxx.versão versão (atenção á repetição da versão da ramdrive.. há certos guias que falham nisso) e depois copiarem esse comando á configuração do grup do vosso novo kernel (com as devidas alterações á versão, é claro).

Não ajudei muito mas isso foi que, para mim, fez a diferença entre um kernel valido e um kernel panic.

O que acabou por ser completamente inutil visto que a Intel 2200 (wireless) não ter o firmware da mesma disponivel para download e eu ter que meter o Ubuntu... o que foi bastante bom visto que tenho o apt-get do debian e o suporte do mandriva... embora ache que o mandriva também me detectasse direito a placa de som :-( Uma HDA Intel... alguém com uma destas? Eu actualizei o Alsa mas agora tenho a placa detectada... mas nada de som.. e já mexi nos mixers todos :sad:
 
Última edição:
Back
Topo