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[How-To] Configurar SIP / VoIP interno dos Nokia E65, E51, E71, E90, N80, N95, etc.

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por Renato_sbc, 9 de Janeiro de 2009. (Respostas: 35; Visualizações: 27462)

  1. Olá a todos,

    Este é meu primeiro post aqui no Zwame. Sou de São Bernardo do Campo/SP - Brasil e minha intenção é divulgar o que descobri sobre o uso do cliente SIP original de alguns Nokia. :x2:


    Esse cliente SIP (VoIP) da Nokia funciona muito bem, com qualidade do som melhor que usando um programa 'de terceiros' como o Fring (apesar desse fazer outras coisas bem legais), e não precisa deixar um programa rodando em background, gastando bateria e deixando o telefone mais lento.

    O lado ruim dessa história é que a Nokia não planejava que esse serviço fosse configurado pelo usuário final, mas sim que pelas operadoras de VoIP, não facilitando as coisas para nós. É um pouco penoso mas vale a pena...


    Após alguma 'briga' consegui fazer o cliente VoIP nativo do meu Nokia E65 funcionar, e no processo acabei por criar este pequeno tutorial para que outros usuários da série E da Nokia (com cliente SIP interno) também o passam fazer em qualquer operadora VoIP.

    Basicamente há três grandes barreiras a vencer:
    - O valor do campo 'domínio' (realm, nos telefone sem inglês), que nem sempre é divulgado, ou ainda é divulgado errado, pelas operadoras de VoIP;
    - O servidor STUN, que para a maioria das operadoras é necessário, e não é um campo acessível pelos menus normais do telefone, e;
    - A correta escolha dos codecs, de forma à otimizar a qualidade de som em função dos que a operadora suporta.

    Diferentemente dos softfones como o X-Lite, que não precisam de um servidor STUN externo, o SIP da Nokia não prescinde deste, e essa não é uma tecnologia usual - daí a maioria dos usuários desses aparelhos usarem programas de VoIP de terceiros - como o Fring



    A primeira parada é este post num blog sobre o E90:
    http://e90.blogvasion.com/2008/02/getting-voip-working-on-e90-and-other.html
    Ele mostra os problemas com a configuração do campo 'domínio' e 'Stun Server' (este só acessível através de um programa de configuração da Nokia - vide a frente).

    Como informações adicionais, precisaremos saber a correta versão do cliente voip do telefone (esta tabela mostra isso: http://www.forum.nokia.com/Resource...Framework/VoIP_support_in_Nokia_devices.xhtml), e baixar o programa de configuração correspondente em http://www.forum.nokia.com/info/sw....42e9-b3ea-1a852f3808ec/SIP_VoIP_Settings.html.
    (O programa de configuração que o dono do blog indica para o E90 não funciona direito no E65 2.xxxx)

    Outra coisa que precisaremos é de um programa de VoIP que esteja corretamente configurado no PC e que grave um log. O mais fácil é o X-Lite (http://www.tucows.com/preview/309984) para do seu log tirarmos o valor correto a ser escrito no campo "domínio". Rode o X-Lite com a opção de "all" de log e procurem no arquivo texto gerado pela palavra "realm=".

    ** Pode aparecer a frase "realm=" mais de uma vez, e com valores diferentes! Tem de tentar um valor por vez no telefone**

    Obs.: Vejam que 'domínio' em ingreis é 'realm". :-)

    Neste site há um exemplo de como configurar o X-Lite: http://www.alofacil.com.br/alofacil/voip_configuracao.aspx



    Modelo do Telefone: Nokia E65
    Versão: 2.0633.65.01
    Programa para alterar registro do telefone acima: sip_voip_settings_v1_2_en.sys
    Operadora de Voip: WP Voip (www.wpvoip.com.br)
    Ponto de Rede WiFi Usado: 'satelite'
    Usuário/Senha Voip: xxxx / yyyy


    #Ferramentas - Configurações - Conexão - Configurações do SIP
    Nome do Perfil: sip_wp
    Pefil do Serviço: IETF
    Ponto de Acesso Padrão: satélite (rede WiFi local)
    Nome Público: [email protected] (aparece como 'sip:[email protected]')
    Usar Compressão: não
    Registro: Quando Preciso (à escolher)
    Usar Segurança: Não

    #Ferramentas - Configurações - Conexão - Configurações do SIP - Servidor Proxy
    End. Serv. Proxy: nemhum
    Domínio: nenhum
    Nome do Usuário: nenhum
    Senha: nenhum
    Permitir Rot. Livre: Sim
    Tipo de Transporte: automático
    Porta: 5060

    #Ferramentas - Configurações - Conexão - Configurações do SIP - Servidor de Registro:
    Ender. Serv. Reg.: sip.wpvoip.com.br (aparece como 'sip:sip.wpvoip.com.br')
    Domíno: asterisk (determinado no log do X-Lite - 'realm=')
    Nome do Usuário: xxxx
    Senha: yyyy
    Tipo de Transporte: UDP
    Porta: 5060


    # Ferramentas - Configurações - Conexão - Conf. Tel. Internet
    Nome: WP
    Perfis SIP: sip_wp


    #Alterações no Registro do Telefone (via sip_voip_settings_v1_2_en.sys)
    #Instalação - SIP Voip Setings - Voip Services - WP - Profile Setings
    Provider Name: Provider(1)
    Profile Name: WP
    Media QoS: 26
    Start Media Port: 16384
    End Media Port: 32766
    DTMF Inband: on
    DTMF Outband: on
    Allow Voip Over WCDMA: off
    RTPC Reporting: off
    UA Header:term.type: on
    UA Header:MAC Address: on
    UA Header:Free String: (vazio)

    #Instalação - SIP Voip Setings - Voip Services - WP - Used Profiles
    sip_wp

    #Instalação - SIP Voip Setings - Voip Services - WP - Codecs
    1. G729 (prov//te "a" - 8 Kbps, tol//te a erros)
    2. AMR (prov//te 4.5-12.2 Kbps, tol//te a erros)
    3. PCMU ('G711U-law', 64 Kbps - impraticável)
    4. PCMA ('G711A-law', 64 Kbps - impraticável)
    5. iLBC (prov//te 13.3 Kbps, bom suporte a perda de pacotes)
    6. CN ('confort noise' - gera pacotes mesm com silêncio em todos os outros codecs)

    Obs.: Se nenhum dos 6 codecs disponíveis for suportado pela operadora (dificil, mas não impossível), o cliente voip não conseguirá se logar.

    #Instalação - SIP Voip Setings - NAT Firewall Settings - Domain Parameters - sip.wpvoip.com.br
    Stun Server Name: stun01.sipphone.com (stun do gizmo.com)
    Stun Server Port: 3478
    TCP Nat Bind. Refresh: 0 (zero)
    UDP Nat Bind. Refresh: 0 (zero)
    CRLF Refresh: off

    #Instalação - SIP Voip Setings - NAT Firewall Settings - Domain Parameters - IAP Parameters
    (vazio)

    ----------------------------

    Outros Links:
    - Download do aplicativo de configuração da Nokia:
    http://www.forum.nokia.com/info/sw....42e9-b3ea-1a852f3808ec/SIP_VoIP_Settings.html
    - Tabela de versões dos clientes VoIP da Nokia:
    http://www.forum.nokia.com/Resource...Framework/VoIP_support_in_Nokia_devices.xhtml
    - Textos sobre Codecs nos S60:
    http://wiki.forum.nokia.com/index.php/Introduction_of_S60_VOIP_Codecs
    http://www.speex.org/comparison/
    - Texto original do Blog E90:
    http://e90.blogvasion.com/2008/02/getting-voip-working-on-e90-and-other.html
    - Texto técnico as configurações do SIP
    http://forum.tpad.com/viewtopic.php?t=650
     
  2. Purex

    Purex Power Member

    Bom Tutorial ! Há sempre alguém com dificuldade em configurar o VOIP nos Nokia.

    Boa "estadia" !
     
  3. azulandre

    azulandre Power Member

    É um bom tutorial, mas não é preciso tanta coisa, nem é necessário instalar nada nos telefone, eu sempre usei este tutorial abaixo e sempre funcionou 5 estrelas, basta configurar o programa interno.

    Já testei em E65, N81, N95, N82.

    O tutorial esta a usar o VOIPBUSTER, mas pode-se usar qualquer outro operador SIP, fazendo os devidos ajustes. por ex eu uso o VOIPDISCOUNT, POIVY

     
  4. azulandre, sou novo aqui e tenho um E65. Uso o Justvoip. Tentei configurá-lo no celular mas não consegui. Notei que tem algumas configurações que são bem diferentes pra ele, como vc pode ver nesse link: http://www.justvoip.com/en/sipp.html . Vc poderia me dar alguma ajuda? Valeu!
     
  5. Boas,

    Eu tenho um Nokia N78, tenho conta SAPO ADSL, criei a possibilidade de ter VOIP no SAPO e configurei o meu telemóvel na parte das definições SIP. O que acontece é que não me aparece essa opção que falam nos contactos... Estou num país que não tem roaming acordado com a minha operadora. Terá alguma coisa a ver?

    Obrigado desde já!
     
  6. azulandre

    azulandre Power Member

    Para não te aparecer esse menu, provavelmente, ainda não tens configurada a opção nas "Ligações", "Tel.Internet", tens que ter um perfil configurado.

    Depois disso já consegues ter a opção "Chamada Internet"
     
  7. Boas,

    Desculpa estar a ser chata e burra, mas eu não consigo descobrir esse sub-menu de que falas... Eu já estabeleci um perfil nas "definições SIP", mas que aparece como "não registado"....

    Obrigado.
     
  8. azulandre

    azulandre Power Member

    Isso está correcto, enquanto não está ligado a uma rede, mas no menu "Tlf.Inernet" tens de ter configurado por ex. Telepac, só depois desse configurado é que consegues ter a opção activa.

    qq coisa apita.
     
  9. Erbium

    Erbium Power Member

    Para configurar o voipbuster em telemóveis Nokia e Samsung têm na página um formulário em que escolhem o telemóvel e colocam o vosso número, depois recebem uma mensagem de configuração e está a funcionar. Pelo menos no meu Nokia n82 tudo funciona 5*.
    Encontram isto após fazerem login em: "Other options" -> "SIP settings for your mobile".
     
  10. Erbium

    Erbium Power Member

    E quem quiser configurar nokias com voip do sapo é usar estes dados:

    Código:
    Nome do perfil: qualquer coisa por ex: Sapo
    Perfil do serviço: IETF
    Pt.de acesso predef: Rede Wifi de casa por ex.
    Nome utilizador público: [email protected] (número criado na área de clientes sapo)
    Utilizar compressão: Não
    Registo: Quando necessário
    Utilizar segurança: Não
    
    Endereço servidor proxy: proxy.voip.sapo.pt
    Domínio Realm: proxy.voip.sapo.pt
    Nome de utilizador: +35130xxxxxxxx (número criado na área de clientes sapo)
    Senha: password definida na área clientes sapo
    Permitir encam. livre: Sim
    Tipo de transporte: UDP
    Porta: 5070
    
    Ender. servidor registar: voip.sapo.pt
    Domínio realm: voip.sapo.pt
    Nome do utilizador: +35130xxxxxxxx (número criado na área de clientes sapo)
    Senha: (password definida na área de clientes sapo)
    Tipo de transporte: UDP
    Porta: 5060
     
  11. Olá,
    Também estou com o mesmo problema que a Rita... mas já procurei nas "Ligações" e não encontro a opção "Tel.Internet"
     
  12. azulandre

    azulandre Power Member

    Visto que este é o segundo a perguntar pelo mesmo fui pesquisar e pelo que me parece os N78 não têm essa opção nos telefones não dando para configurar o voip.

    A unica hipotese para os utilzadores do N78 é o fring.

    Julgo eu.
     
  13. Ok, obrigado...
    Já me disseram que tem o fring no n78 configurado para o sapo voip e a funcionar. Eu já tentei mas ainda não consegui.
    Não sei se há algum tópico a falar disso, mas já agora gostava de saber quais os telemóveis que tem essa opção para configurar o voip.
     
  14. Bem, eu num nokia e51 não consigo realizar chamadas, o telefone não se consegue registar no serviço....
     
  15. azulandre

    azulandre Power Member

    Isso deve ser configuração.

    Eu quando coloquei o do sapo, andei às cabeçadas e deu-me varias xs essa mensagem, que é sinal de má configuração, depois lá configurei bem e deu logo.

    Eu tive que retirar o que está a vermelho, deixei só "voip.sapo.pt" e de logo.
     
  16. Warrior_01

    Warrior_01 Power Member

    Boas ppl.
    Tenho um nokia n79, e já configurei um perfil em >definições > ligações > definições SIP, utilisando o tutorial citado, no entanto não sei como se fazem as chamadas voip!
    Já me liguei a rede de casa, fui aos contactos e escolhi um contacto, mas só me aparece chamada de voz, e chamada de vídeo nas opções.
    No ecrã prinsipal do telefone aparece um atalho “instalar telefone da internet” quando carrego nele pede-me para me ligar a rede, eu ligo e aparece dois ficheiros para descarregar.
    Será que me podem ajudar?
    Cumprimentos.
     
  17. Bem... fiz iss e nada... troquei o modo de ligação para "sempre ligado e agora diz-m que não tem cobertura Wirelless, embora consiga utilizar os browsers e aceder normalmente a páginas....:wow:
     
  18. azulandre

    azulandre Power Member

    E já fizeste:
    Definições=> Ligação=> Telef. Internet=> Configurar um novo perfil com um servidor das definições SIP

    Só depois disso é que tens a opção nos menus "Chamada Internet"
     
  19. Warrior_01

    Warrior_01 Power Member

    Boas.
    Nas definições > ligação só me aparece “definição SIP” não me aparece “telef. Internet”.
    No tal atalho que tem no ecrã prinsipal quando entro pede para fazer download de dos ficheiros: “gizmo5” “vyke móbil” devo fazer download de algum destes ficheiros?
    Obrigado
     
  20. cmp

    cmp Power Member

    Excelente ajuda.

    Obrigado.
     

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