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How To? Cores em paisagem!

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por ICETuga, 17 de Junho de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 1181)

  1. ICETuga

    ICETuga Power Member

    Ora boas! Não encontrei nenhum tópico que fosse propicio à colocação desta minha duvida caso este exista movam este pf.

    Então é o seguinte. Numa excursão pelo olhares encontrei o trabalho fenomenal do fotografo Raul Nunes. Não só toda a componente estética é perfeita como este, penso eu de que, tem um conhecimento e trabalhar a cor de forma única. Existe muito trabalho fotográfico aqui mas também creio que tenha uma dose elevada de PS. Ora vejam:

    http://olhares.aeiou.pt/seascape_3_foto2546327.html

    A pergunta é, alguém me sabe dizer ou apontar para um tuturial, artigo, video, o que seja, capaz de me dar umas luzes de como este processo pode ter sido executado?

    Obrigado.
     
  2. orpheusmyth

    orpheusmyth Power Member

  3. wtf?!

    wtf?! Power Member

    Tens também este topico.. Pode ser q encontres la alguma coisa..
     
  4. E nota que tens la mesmo...

    Uma informação das mais importantes...Exposições longas.
    EX:30sec16 abertura.
    Depois na maquina que espero tenhas WBs presentes,quanto mais altos mais cores normais obtens.No final se obteres em Raw as fotos tens uma infinidades de opções a gosto do ouvinte que podes executar :004:
     
  5. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    vejamos, makina num tripe e longa exposicao para conseguir o blur da agua nas rochas, abertura filtro ND/gradiente de cor para aguentar a longa exposicao sem keimar o ceu e dar uma tonalidade certa, hora certa do dia (final do dia), abertura pekena para ficar tudo focado (e ajudar a nao keimar). algumas fotos dele podem ser HDR outras sao "simples" exposições.
     
    Última edição: 18 de Junho de 2009
  6. arkannis

    arkannis Power Member

    Também fiquei com essa ideia.
    Acho que grande parte das fotos que lá estão não são HDRs, mas sim longas exposições com filtros ND.
    E aquilo tem ali muito photoshop em cima para dar mais pujança nas cores e para conseguir algumas cores assim um bocado menos reais (tipo isto: http://olhares.aeiou.pt/o_barco_foto2588697.html ). E aqui nesta parte não há bem um metodo ou um truque ou um tutorial, as fotos primam porque são tratadas individualmente, para o tratamento se adequar na perfeição à imagem que se pretende obter. E isto só se chega lá com boas unhas e bom olho ;)
     
  7. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    O que o Raul Nunes usa são filtros ND e ND-grad da Hitech, num suporte Cokin e pouco post-processamento.
     
  8. andré ferrari

    andré ferrari Colaborador
    Staff Member

    Por acaso sou da opinião um pouco contrária, acho que não há ali grande PP.
    Além de sharp/ blur á zona e um vibrance não vejo muito mais.

    As cores do céu, conseguem-se com filtros, e se tiver um sistema de encaixe "tipo Cokin" para o ND's facilita a coisa - temos um especialista em filtros cá no forum, ele já se pronuncia :D
     
  9. god_dice

    god_dice Power Member

    És muito aldrabão :lol:

    Bem, não sendo um 'expert' tenho alguma pratica com este tipo de fotos/manuseamento de filtros.
    Quanto à foto do link do arkannis, aquelas tonalidades (color cast) resultam da longa exposição com o Hitech ND3.0 e ele simplesmente não o tentou remover, ele tem muito mais fotos assim com essas tonalidades.

    Essencialmente para este tipo de fotos precisas o que o Warlord referiu, tripé e filtros ND/GND e esperares pelo fim do dia ou amanhecer de maneira a poderes usar uma abertura sem comprometer a qualidade final e com isto quero dizer que no 'máximo' deves usar uma abertura até f/16, daí para a frente já começas a sofrer difracção e perdes alguma nitidez.

    A utilização dos filtros requer alguma (bastante) prática mas ao fim de um tempo já fazes as coisas bem. Se quiseres fazer as coisas 'by the book' usas a medição Spot e fazes a medição com a máquina apontada para o primeiro plano (neste caso seria as rochas/mar) e depois para o céu e vês as diferenças de stops entre esses dois planos e depois é só aplicar o(s) filtro(s) necessários até ter pelo menos 1 stop de diferença entre os planos.

    Ahh, e fotografar em RAW é essencial para que possas corrigir mais facilmente o color cast que surge com o uso destes filtros.

    Se te sentires à vontade com o inglês dá uma vista de olhos aqui.

    cumps
     
    Última edição: 19 de Junho de 2009
  10. andré ferrari

    andré ferrari Colaborador
    Staff Member

    Quem sabe, sabe. Não disse que ia aparecer por aí ;)
    Venho só por o link dos filtros: http://loja.laserlab.pt/epages/231808.sf
    Embora o tópico para esse assunto seja já aqui ao lado. Se calhar até se passava estes assunto para lá, não sei.
     
  11. ICETuga

    ICETuga Power Member

    E pronto elucidado só me resta agradecer a preciosa ajuda. Agora só me faltam os filtros. Mais uma semaninha...
     

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