Homem Bomba
Power Member
Estás a iniciar-te no frio e acabaste de arranjar um motor na sucata . Mas a questão põe-se:
- Estará a funcionar?
e ainda mais importante:
- Aguentará o suficiente para o meu sistema?
Sendo assim, este tutorial serve para te guiar nos passos mais básicos de diagnóstico de um motor usado.
Considerações simples
Pessoalmente, quando vou ao Ecocentro, sucata, ou seja o que for, gosto de trazer motores que estejam razoaveis. Por razoável entende-se sem ferrugem, ou se tiver que não seja mortal (quase que fura o involucro hermético). Tenham isso em atenção.
Que são estes tubos?! Para que servem? :???:
O terceiro tubo (normalmente tapado) é onde depois se solda a valvula de serviço, por onde se enche o sistema e se mete óleo no motor. É de aspiração, como a "baixa". Para já isso não importa, ignorem esse tubo.
Por "baixa"/"alta" entenda-se "baixa pressão"/"alta pressão"
Primeiros passos
A primeira coisa é descarnar uma ponta de fio e ligar ao motor:
Agora, se arrancar há esperança.
Senão, encosta-se e procura-se outro. Eu levo sempre a ponta do fio comigo ja pronta, quando vou à procura de motores, porque assim testa-se logo o motor 'on-site'. É muito chato carregar um motor às costas durante 3Km para ligar em casa e ver que está queimado :evil: .
NÃO ligar/desligar um motor muitas vezes seguidas num curto espaço de tempo, isso estraga o motor.
Existe a remota possibilidade de ser o sistema de arranque (dentro da caixinha plástica negra de cada motor) estar queimado, e não o motor. Mas como eu digo, mais vale procurar um motor diferente, porque é complicado arranjar sistemas de arranque compativeis, retirando de outros motores. Simplesmente não vale a pena o trabalho que se tem.
OK, arrancou. E agora?
Por vezes um motor pode ser muito traiçoeiro, porque parece estar bom e está todo estragado. Tal como um carro que não pode misturar óleo com àgua, um motor tem que manter os dois lados da pressão separados, senão não vai fazer frio. Isto acontece quando existem fugas nas valvulas do motor, o que faz com que ele trabalhe mas não crie diferença de pressão (que é o que faz um sistem fazer frio).
Agora, podemos fazer um diagnóstico simples para ver se ele tem pernas para andar:
Colocar um dedo na "baixa":
O motor deve prender o dedo, como quando se mete a mão em frente do tubo de um aspirador.
Colocar um dedo na "alta":
O motor deve tornar impossível tapar completamente o buraco. O ar deve forçar o dedo, fazendo ar escapar.
De seguida, tapem os 2 tubos ao mesmo tempo e alternadamente. O efeito deve ser o mesmo, embora não tão forte, obviamente. Levem o tempo que for preciso para sentirem bem estes comportamentos, é melhor do que verem que o sistema não faz frio, depois de o soldarem, apesar de o motor "estar a funcionar".
Aparentemente está bom. Como ter a certeza absoluta?
Para se ter a certeza absoluta só usando manómetros. O procedimento é simples, gasta-se um bocadito de solda e gases do maçarico, mas vale pelo descanso que dá.
Para limpar eventuais tubos obstruidos ou amassados, pode-se cortar um pouco da ponta de cada tubo:
Solda-se uma vávula na "baixa", e liga-se o manómetro azul:
Liga-se o motor e ele deve conseguir fazer vácuo (quanto mais depressa descer a agulha melhor. Neste motor demorou 4-5 segundos, aprox):
Depois solda-se uma vávula na "alta", e liga-se o manómetro vermelho. Eu dessoldei a valvula da já usada antes, e soldei-a na alta:
O manómetro deve, em 3 segundos no máximo, subir perto do máximo:
IMPORTANTE: Ao soldar valvulas, é preciso retirar-lhes o pipo. Isso faz-se com a propria tampa da valvula, ela entra na valvula, e desenrosca o pipo:
Espero que este guia ajude muita gente, e que responda a algumas perguntas de sempre