[HOW TO]Diagnosticar compressores usados

Homem Bomba

Power Member
imag0066copyot8.jpg



Estás a iniciar-te no frio e acabaste de arranjar um motor na sucata :D . Mas a questão põe-se:

- Estará a funcionar?

e ainda mais importante:

- Aguentará o suficiente para o meu sistema?

Sendo assim, este tutorial serve para te guiar nos passos mais básicos de diagnóstico de um motor usado.




Considerações simples

Pessoalmente, quando vou ao Ecocentro, sucata, ou seja o que for, gosto de trazer motores que estejam razoaveis. Por razoável entende-se sem ferrugem, ou se tiver que não seja mortal (quase que fura o involucro hermético). Tenham isso em atenção.




Que são estes tubos?! Para que servem? :???:

imag0066ab9.jpg


O terceiro tubo (normalmente tapado) é onde depois se solda a valvula de serviço, por onde se enche o sistema e se mete óleo no motor. É de aspiração, como a "baixa". Para já isso não importa, ignorem esse tubo.

Por "baixa"/"alta" entenda-se "baixa pressão"/"alta pressão"



Primeiros passos


A primeira coisa é descarnar uma ponta de fio e ligar ao motor:

imag0054lx1.jpg


Agora, se arrancar há esperança. :D

Senão, encosta-se e procura-se outro. Eu levo sempre a ponta do fio comigo ja pronta, quando vou à procura de motores, porque assim testa-se logo o motor 'on-site'. É muito chato carregar um motor às costas durante 3Km para ligar em casa e ver que está queimado :evil: .

NÃO ligar/desligar um motor muitas vezes seguidas num curto espaço de tempo, isso estraga o motor.

Existe a remota possibilidade de ser o sistema de arranque (dentro da caixinha plástica negra de cada motor) estar queimado, e não o motor. Mas como eu digo, mais vale procurar um motor diferente, porque é complicado arranjar sistemas de arranque compativeis, retirando de outros motores. Simplesmente não vale a pena o trabalho que se tem.




OK, arrancou. E agora?

Por vezes um motor pode ser muito traiçoeiro, porque parece estar bom e está todo estragado. Tal como um carro que não pode misturar óleo com àgua, um motor tem que manter os dois lados da pressão separados, senão não vai fazer frio. Isto acontece quando existem fugas nas valvulas do motor, o que faz com que ele trabalhe mas não crie diferença de pressão (que é o que faz um sistem fazer frio).

Agora, podemos fazer um diagnóstico simples para ver se ele tem pernas para andar:


Colocar um dedo na "baixa":

imag0064xu6.jpg


O motor deve prender o dedo, como quando se mete a mão em frente do tubo de um aspirador.

Colocar um dedo na "alta":

O motor deve tornar impossível tapar completamente o buraco. O ar deve forçar o dedo, fazendo ar escapar.

imag0065fw8.jpg


De seguida, tapem os 2 tubos ao mesmo tempo e alternadamente. O efeito deve ser o mesmo, embora não tão forte, obviamente. Levem o tempo que for preciso para sentirem bem estes comportamentos, é melhor do que verem que o sistema não faz frio, depois de o soldarem, apesar de o motor "estar a funcionar".




Aparentemente está bom. Como ter a certeza absoluta?


Para se ter a certeza absoluta só usando manómetros. O procedimento é simples, gasta-se um bocadito de solda e gases do maçarico, mas vale pelo descanso que dá.


Para limpar eventuais tubos obstruidos ou amassados, pode-se cortar um pouco da ponta de cada tubo:

imag0053xl4.jpg




Solda-se uma vávula na "baixa", e liga-se o manómetro azul:

imag00541iv6.jpg


Liga-se o motor e ele deve conseguir fazer vácuo (quanto mais depressa descer a agulha melhor. Neste motor demorou 4-5 segundos, aprox):

imag0055pl3.jpg


Depois solda-se uma vávula na "alta", e liga-se o manómetro vermelho. Eu dessoldei a valvula da já usada antes, e soldei-a na alta:

imag0056ko6.jpg


imag0057tx4.jpg


imag0059cj0.jpg


imag0060gw6.jpg



O manómetro deve, em 3 segundos no máximo, subir perto do máximo:

imag0061gx3.jpg


IMPORTANTE: Ao soldar valvulas, é preciso retirar-lhes o pipo. Isso faz-se com a propria tampa da valvula, ela entra na valvula, e desenrosca o pipo:

imag0058jq1.jpg



Espero que este guia ajude muita gente, e que responda a algumas perguntas de sempre :wink: :wink:
 
Excelente guia...

Tenho ca um frigorifico avariado que não é nosso, mas já estive de olho naquilo :D

Liguei o bicho e aparentemente o compressor trabalha na boa, mas não faz nem 1 pinga de frio!! Isso quer dizer que o gaz "fugiu", certo?

Se não fosse R12 até cortava os tubos e fazia isso por exemplo...
 
Excelente guia...

Tenho ca um frigorifico avariado que não é nosso, mas já estive de olho naquilo :D

Liguei o bicho e aparentemente o compressor trabalha na boa, mas não faz nem 1 pinga de frio!! Isso quer dizer que o gaz "fugiu", certo?

Se não fosse R12 até cortava os tubos e fazia isso por exemplo...

Isso pode ser um dos casos que listei em cima, em que o motor faz barulho de estar a trabalhar mas deu o pifo na mesma.

O gás do forigorifico pode lá estar na mesma.So sabes se cortares os tubos.

Quanto ao R12, eu ja houve uma altura em que procurei o tal kit para recolher o gás. Não encontrei nada disso... É verdade que já cortei tubos a alguns motores de R12, mas a maioria já nem tinha gás...Eu preocupo-me com o ambiente, mas se não há outra forma... Não vou meter o R12 num balão ou numa botija e depois deitar a botija ao lixo.

Se enviares a tua arca para os ecocentros eles mandam tudo para enfardar (fazer cubos de metal). Não acredito que reciclem aquilo, pelo que vi até agora. O gás obviamente que é libertado durante o processo.
 
Última edição:
Isso pode ser um dos casos que listei em cima, em que o motor faz barulho de estar a trabalhar mas deu o pifo na mesma.

O gás do forigorifico pode lá estar na mesma.So sabes se cortares os tubos.

Quanto ao R12, eu ja houve uma altura em que procurei o tal kit para recolher o gás. Não encontrei nada disso... É verdade que já cortei tubos a alguns motores de R12, mas a maioria já nem tinha gás...Eu preocupo-me com o ambiente, mas se não há outra forma... Não vou meter o R12 num balão ou numa botija e depois deitar a botija ao lixo.

Se enviares a tua arca para os ecocentros eles mandam tudo para enfardar (fazer cubos de metal). Não acredito que reciclem aquilo, pelo que vi até agora. O gás obviamente que é libertado durante o processo.
Duvido, mas duvido MESMO que um ecocentro ou algo assim trate um frigorifico como um residuo 'normal'... Com tanta preocupação a volta do R12 e afins:wow:
 
Duvido, mas duvido MESMO que um ecocentro ou algo assim trate um frigorifico como um residuo 'normal'... Com tanta preocupação a volta do R12 e afins:wow:

Se visses algumas das coisas que já vi mudavas de ideias. Antes do Socrates aparecer, chegavam camionetas carregadas de frigos velhos e arcas a um sitio que conheço, e eles enfardavam tudo logo para evitar k a malta fosse lá gamar os motores durante a noite.

Acredita, no papel é uma coisa, na realidade é outra. Agora com o Socrates la, parece que a fiscalização apertou e já não pode haver frigos sem motor em alguns locais.
 
Mas q coisa porreira! Dpois tens de vir a minha casa com o SrJabardo...tenho aqui 1 q nos tiramos-lhe o oleo e agr temos q por o oleo mineral...bou ver se compro as valvulas e manómetros..

cumps
 
Se visses algumas das coisas que já vi mudavas de ideias. Antes do Socrates aparecer, chegavam camionetas carregadas de frigos velhos e arcas a um sitio que conheço, e eles enfardavam tudo logo para evitar k a malta fosse lá gamar os motores durante a noite.

Acredita, no papel é uma coisa, na realidade é outra. Agora com o Socrates la, parece que a fiscalização apertou e já não pode haver frigos sem motor em alguns locais.

Claro que tem que haver fiscalização... Senão Portugal arriscava a uma BELA MULTA da união europeia alem do proprio sitio!
 
n aconselhava testares assim o high stage.... corres o risco de partir o compressor se xegares a pressoes altas.
basicamente se conseguir fazer -1bar e quando desligares ele aguentar la, tá bom.
 
n aconselhava testares assim o high stage.... corres o risco de partir o compressor se xegares a pressoes altas.
basicamente se conseguir fazer -1bar e quando desligares ele aguentar la, tá bom.

OK, não é para manter o motor nessa pressão, mas apenas para ver se a pressão sobe até esse valor. Isso ocorre muito rapidamente, desliga-se o motor antes que a agulha do manómetro "encoste".
 
Back
Topo