1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

How To Escolher um Processador...

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Dutchman.Pt, 13 de Outubro de 2002. (Respostas: 4; Visualizações: 837)

1. Dutchman.Pt

Dutchman.Pt Banido

Boas!
    Eu esive um bocado a pensar porque me fizeram uma questão e observei um facto que muita overcloker já deve saber de cor mas outras pessoas não e axei no no minimo intressante:-D . Corrigam o meu pensamento se estiver errado!
    Por exemplo:

Tendo uma P4T533-C com um Fsb de 150(que é o max ke dá em jumper free ) com o Pci a 36(se não me engano), e um processador Pentium 4 Nw 2,66Ghz/533Mhz(133*4) , e que pelas minhas contas tem um multiplier de 20x (2660/133) consegue-se uma velocidade de 3000Mhz(20*150), ou seja 340Mhz de overclock!

Versus

Tendo uma P4T533-C com um Fsb de 150(que é o max ke dá em jumper free ) com o Pci a 36(se não me engano), e um processador Pentium 4 Nw 2,6Ghz/400Mhz(100*4), e que pelas minhas contas tem um multiplier de 26x (2600/100=26) consegue-se uma velocidade de 3900Mhz(26*150), ou seja 1300Mhz de overclock!

Conclusão: Um processador teoricamente mais "antigo" como o 2,6Ghz/400 é melhor no geral que o mais recente 2,66Ghz/533 ou mesmo o 2,8Ghz/533 porque overclocka mais, eu sei que nem toda a gente overcloka os seus computadores e mto menos os overclockam ao seu maximo numerico (como as minhas contas demonstraram), mas realmente o numero de overclokers tem vindo a aumentar com a passagem do tempo e as facilidades criadas para executar tal processo. A meu ver axo ke é mais compensatorio gastar menos € e adquirir um P4 Nw 2,6Ghz/400 do que gastar mais um tanto e adquirir um P4 Nw 2,8/533!
    Logicamente que sem Overclock todos sabemos qual é o melhor, mas também, quem é que hoje em dia não Overclocka o seu processadorzito(então com estes Northwood(NW) que imploram que os Overclokem:rolleyes: ) quanto mais não seja só um pouquito "just for the fun of it":-D :-D :-D,?!
    Eu escrevi isto tudo porque axei curioso e não só por ixo, mas também porque eu ha já algum tempo sem ligar nenhuma ao todo do processador e só tomando atenção a sua velocidade de inicio, adquiri um P4 Nw 2,26Ghz/533, o que momentos depois montado na minha P4T533-C, me veio demonstrar que mais valia ter comprado algo um nada menos potente em menos 60MHz, poupado uns € e ter comprado um 2,2Ghz/400, pelas razões já acima exemplificadas com outros processadores, mas a linha de pensamento é exactamente a mesma. Era um newbiezito em termos de grandes overclocks, era o que era, mas aprendi imenso com esta forum, já fui ajudado pelos user's deste e também tento ajudar quando os meus conhecimentos assim o permitem!:D :D :D! Espero que isto sirva de ajuda e/ou de esclarecimento a quem esta com duvidas em que processador novo comprar! Corrigam-me nalguma explicação que eu tenha dado se estiver errada(hope not;p). Fico-me por aqui que isto já vai tarde e quero dormir qualquer coisa, enfim hoje tou inspirado 8o 8o,Lol!

Ps: Eu gostava que alguem fizesse algo parecido com isto ou me explica-se isto mas nos AMD's Xp, por exemplo, que eu não percebo muito dos Bus's e das velocidades da AMD e deve haver muita gente que axa bastante estranho um Amd Xp 2000+ ser mais rapido e performante que um que um P4 2,0 , nalguns casos.:o :o :o

Obrigado Pela Atenção,

Última edição: 13 de Outubro de 2002
  2. Sky Fox

Sky Fox Power Member

Kt ao que referes dos p4 A serem melhor opcao pelas razoes que enunciaste tens e nao tens razao :D Tens razao nesse aspecto (se a board nao tiver FSB altos), mas por exemplo para mim... ate me convinha mais um p4 B, pk tenho a possibilidade de aumentar o meu FSB ate aos 250 (coisa que nunca vou fazer). Mas sendo assim nao tou limitado pelo FSB, posso tar limitado pelas rams (de momento tou, mas pretendo fazer o vrim para ver ate kt as consigo levar) o que me traz uma vatagem acrescida altos FSB sao sempre bons para o desempenho do sistema :D Tb convem é ter uma bios de jeito que permita dpx escolher varios ratios pci/agp.

Como podes ver é td uma questao de boards, com determinadas boards podes puxar pelo FSB logo nao vais tar limitado com outras isso ja nao acontece. Agora resta a cada um kd pretende fazer um upgrade ao cpu de escolher o que lhe convem mais.

3. |RickY|

|RickY| OC Legend

Com essa lógica eu xegava aos 4ghz =) (166x24)...

tens razao ao dizeres isso pois com uma bord ke só dá para 150 e um processador com multiplicador Baixo, talvez não se xegue ao limite do processador... pois a bord tah a limitar...

mas por outro lado... assim apenas xego ao limite do processador sem ter problemas da bord não dar pa mais fsb...

mas de ***** maneira não gosto muito deste 2.4A... e nunka + xega o meu 2.53B (166*19=3155) é o limite da bord, mas pelo menos deve la xegar(a ver vamos)

=)

4. BonJouR

BonJouR [email protected] Member

Como disse o Sky Fox, tens e nao tens razao. Realmente, o multiplicador mais alto pode ser uma mais valia para o overclocker, mas por outro lado, pode nao ser, ja que esse mesmo multiplicador afecta em muito a estabilidade do sistema. Por isso a Intel optou por baixar os multiplicadores com o fim de aumentar o FSB e consequentemente a velocidade final.

Dependendo das limitaçoes da tua board, com o 2.2B quase q com certeza consegues estabilidade a 3000+, enquanto que com o 2.2A ... eu ja nao punha as maos no fogo. A verdade e' q se tiveres uma boa fonte de arrefecimento (WC ou Phase change cooling) + uma excelente board (EPoX, Abit, Albatron, etc) consegues tirar (quase) todo o partido dos P4-A, mas se a situaçao nao e' essa .. parece-me q vais estar limitado 'a partida.

E' uma questao de equilibrar a balança :001:

5. Dutchman.Pt

Dutchman.Pt Banido

Pois É! Axo que daqui a uns tempos vou comprar uma Prometeia, Vou Vou!:-D :-D :-D :-D :-D
    Obrigado pela ajuda neste "esclarecimento"acerca da escolha de processadores. Axo que isto vai ajudar muito pessoal que tem duvidas em que processador Intel Pentium4 escolher. :)

Obrigado Pela Atenção,

Partilhar esta Página