1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

How to - Escrever com luz

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Nomearod, 14 de Março de 2009. (Respostas: 44; Visualizações: 10185)

1. Nomearod

Nomearod Power Member

Tenho uma Canon A720 IS tenho andado à procura de um guia que me diga como escrever com luz. Gostava de conseguir apontar a câmara para o céu, escrever uma mensagem com uma pequena luz do telemóvel e fotografar a mensagem.

Já percebi que para isso tenho que trabalhar com o tempo de exposição e de abertura, mas que configuração usar?

2. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

metes a máquina num tripé ou num sitio onde fique estavel, metes a abertura praí a 6 ou mais (vai testando, a luz do telemovel pode ser muito forte), mete o tempo de exposição no máximo suportado pela máquina para teres tempo de escrever a mensagem ou palavra. quando fores tirar a foto, mete o timer para 10s para teres tempo de a máquina ficar quieta e ires para o sitio onde queres escrever ;)

assim muito resumido acho que é isto... depois é uma questão de tentativa e erro ;)

edit: uma que tirei há uns tempos atrás

dica: para fazeres luz vermelha como na foto, mete a ponta do dedo à frente da luz do telemovel :P

Última edição: 14 de Março de 2009
  3. adolfo dias

adolfo dias Power Member

concorri com esta há tempos num concurso aqui da TZ
    basicamente meti a máquina num mini tripé, 15seg de exposição e fiz o boneco no ar.

arranja uma lanterna, pq n sei o tlm terá luz suficiente para isso. pelo menos qd tentei n ficou grande coisa

4. PES6_fan

PES6_fan Power Member

WOW! Que cenas fixes! Como é que vocês fazem isso? Com máquinas normais? Eu tenho uma pentax... Consigo fazer isso? Não se esqueçam que sou um mero utilizador casual da maquina fotográfica... Cumprimentos

5. adolfo dias

adolfo dias Power Member

eu fiz com uma panasonic fx10
    desde que consigas controlar o tempo de exposição fazes com qq máquina

6. DiegoV

DiegoV Power Member

Precisamente, é só usar um tempo de exposição elevado e fazer o desenho que se quiser. Também tenho uma desse género aqui na galeria.

7. jotoa

jotoa Aminoácido

Algo simples que experimentei com a minha A590.

Com uma lanterna e a casa de banho toda escura.

Basicamente é jogar com a exposição e abertura.

8. exxtreme

exxtreme Power Member

É muito simples, primeiro escolhes um tempo de exposiçao que de tempo para escreveres/desenhares a menssagem.
    Depois jaogas com a abertura, se vires que a foto fica muito iluminada, baixas a abertura. Se ficar muito escura, utilizas mais abertura.
    Normalmente num quarto totalmente escuro, utilizo F/5.6 ou F/8, em exposiçoes que variam entre 20 e 30 sec.

E claro, o ISO no minimo possivel, porque senao vais ter sérios problemas.

9. PES6_fan

PES6_fan Power Member

O que é isso do tempo de exposição e afim? Eu sou daqueles que só carrega no botão para tirar fotos... Mais nada... lol

10. Almeida100

Almeida100 What is folding?

Tempo de exposição é isso mesmo, é o tempo em que expões o rolo ou o sensor digital da máquina.

Vais precisar de uma máquina com modo manual ou Tv, onde possas escolher um tempo de exposição longo. Que máquinas tens?

11. PES6_fan

PES6_fan Power Member

Tenho uma Pentax optio L30

12. Almeida100

Pessoalmente não conheço a máquina, mas do que vi na net acho que não tem modos manuais. Se for esse o caso não consegues fazer este efeito.

13. PES6_fan

PES6_fan Power Member

O que são modos manuais? Como é que eu sei se tem modos manuais? desculpem estas perguntas de noob...

14. exxtreme

exxtreme Power Member

Modo manuais, permite que tu escolhas a "forma como a maquina tira a foto". O tempo de esposiçao, e a abertura.

Normalmente no selector de funçao, tem la M (manual), ou entao Tv ou S(Shutter priority).

Mas essa maquina que tens é uma compacta, quase de certeza nao tem opçoes manuais.

Eu faço essa brincadeiras, mas é com uma DSLR claro. Mas também dá com uma Bridge.

15. Almeida100

Algumas compactas têm modos manuais, como por exemplo a Canon A590, mas não é tão comum. Geralmente tens um botão de selecção na máquina que permite alterar o modo:

16. PES6_fan

PES6_fan Power Member

Obrigado pelas explicações. Tenho pena de não conseguir fazer cenas destas... Há alguma boa, a baixo custo, que faça estas coisas? Cumprimentos

17. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Como consegues fazer isso sem a prioridade ao obturador?

18. Pedrovsky

Pedrovsky [email protected] Member

já agora sabem me disser onde aumento o tempo de exposição? Tenho uma canonA430

19. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Tem modos manuais?

20. Pedrovsky

Pedrovsky [email protected] Member

Sim:007:

Partilhar esta Página