How to - Escrever com luz

Nomearod

Power Member
Tenho uma Canon A720 IS tenho andado à procura de um guia que me diga como escrever com luz. Gostava de conseguir apontar a câmara para o céu, escrever uma mensagem com uma pequena luz do telemóvel e fotografar a mensagem.

Já percebi que para isso tenho que trabalhar com o tempo de exposição e de abertura, mas que configuração usar?
 
metes a máquina num tripé ou num sitio onde fique estavel, metes a abertura praí a 6 ou mais (vai testando, a luz do telemovel pode ser muito forte), mete o tempo de exposição no máximo suportado pela máquina para teres tempo de escrever a mensagem ou palavra. quando fores tirar a foto, mete o timer para 10s para teres tempo de a máquina ficar quieta e ires para o sitio onde queres escrever ;)

assim muito resumido acho que é isto... depois é uma questão de tentativa e erro ;)

edit: uma que tirei há uns tempos atrás

lightl.jpg


dica: para fazeres luz vermelha como na foto, mete a ponta do dedo à frente da luz do telemovel :P
 
Última edição:
WOW! Que cenas fixes! Como é que vocês fazem isso? Com máquinas normais? Eu tenho uma pentax... Consigo fazer isso? Não se esqueçam que sou um mero utilizador casual da maquina fotográfica... Cumprimentos
 
Precisamente, é só usar um tempo de exposição elevado e fazer o desenho que se quiser. Também tenho uma desse género aqui na galeria.
 
Algo simples que experimentei com a minha A590.
16icsxj.jpg


Com uma lanterna e a casa de banho toda escura.


Basicamente é jogar com a exposição e abertura.
 
É muito simples, primeiro escolhes um tempo de exposiçao que de tempo para escreveres/desenhares a menssagem.
Depois jaogas com a abertura, se vires que a foto fica muito iluminada, baixas a abertura. Se ficar muito escura, utilizas mais abertura.
Normalmente num quarto totalmente escuro, utilizo F/5.6 ou F/8, em exposiçoes que variam entre 20 e 30 sec.

E claro, o ISO no minimo possivel, porque senao vais ter sérios problemas.
 
O que é isso do tempo de exposição e afim? Eu sou daqueles que só carrega no botão para tirar fotos... Mais nada... lol

Tempo de exposição é isso mesmo, é o tempo em que expões o rolo ou o sensor digital da máquina.

Vais precisar de uma máquina com modo manual ou Tv, onde possas escolher um tempo de exposição longo. Que máquinas tens?
 
O que são modos manuais? Como é que eu sei se tem modos manuais? desculpem estas perguntas de noob...

Modo manuais, permite que tu escolhas a "forma como a maquina tira a foto". O tempo de esposiçao, e a abertura.

Normalmente no selector de funçao, tem la M (manual), ou entao Tv ou S(Shutter priority).

Mas essa maquina que tens é uma compacta, quase de certeza nao tem opçoes manuais.

Eu faço essa brincadeiras, mas é com uma DSLR claro. Mas também dá com uma Bridge.
 
Algumas compactas têm modos manuais, como por exemplo a Canon A590, mas não é tão comum. Geralmente tens um botão de selecção na máquina que permite alterar o modo:

Feature2.jpg
 
Algumas compactas têm modos manuais, como por exemplo a Canon A590, mas não é tão comum. Geralmente tens um botão de selecção na máquina que permite alterar o modo:

Feature2.jpg

Obrigado pelas explicações. Tenho pena de não conseguir fazer cenas destas... Há alguma boa, a baixo custo, que faça estas coisas? Cumprimentos
 
Back
Topo