How to make a half-a-billion bucks with Linux

APLinhares

OpenSource
Para quem diz que Linux não "dá dinheiro" ...

How to make a half-a-billion bucks with Linux

I find it hard to believe that there are still fools out there who don't think you can make money, serious as heart attack money, with Linux and open source. Let Red Hat spell it out for you.
Red Hat reported its 4th quarter results last night, March 25th. I quote: "Total revenue for the quarter was $166.2 million, an increase of 18% from the year ago quarter and 1% from the prior quarter. Subscription revenue for the quarter was $139.4 million, up 14% year-over-year and 3% from the prior quarter. For the full year, total revenue was $652.6 million, an increase of 25% over the prior year, and subscription revenue was $541.2 million, up 20% year-over-year."
Anyone want to bet Red Hat's total revenue will top a billion in 2011?
How is Red Hat doing it?
 
Última edição:
Mentira. Toda a gente sabe que software aberto é amador, normalmente desenvolvido por miúdos ou geeks que ainda vivem com os pais e nunca falaram com uma gaja exceptuando as dos SAC. Só o software proprietário é de qualidade porque as grandes empresas têm equipas de programadores profissionais a trabalhar em exclusivo naquele projecto para garantir que o programa funciona a 100%. É por essa razão que um programa proprietário custa 100€ e o equivalente open source é de borla: se fosse assim tão bom cobravam por ele! E como não se pode analisar o código do software proprietário, é muito mais seguro que o open source!

(Acho que não me esqueci de nenhum..)
 
Mentira. Toda a gente sabe que software aberto é amador, normalmente desenvolvido por miúdos ou geeks que ainda vivem com os pais e nunca falaram com uma gaja exceptuando as dos SAC. Só o software proprietário é de qualidade porque as grandes empresas têm equipas de programadores profissionais a trabalhar em exclusivo naquele projecto para garantir que o programa funciona a 100%. É por essa razão que um programa proprietário custa 100€ e o equivalente open source é de borla: se fosse assim tão bom cobravam por ele! E como não se pode analisar o código do software proprietário, é muito mais seguro que o open source!

(Acho que não me esqueci de nenhum..)

Isto foi post a gozar ou estas mm a falar a serio ?
É que se calhar mtos dos sites que ves estao alojados em GNU/linux. É melhor desligares ja o modem senao ainda acedes a um desses projectos amadores sem querer... Ou não jogar jogos como css pq mto dos servers tb correm GNU/linux.
E n podes usar o firefox também. tem de ser o internet explorer que é melhor pq é proprietario. N uses o motor de buscar google.com pq eles tambem usam GNU/linux nos servidores.

Ja agora podes dar exemplos de software de codigo fechado mais seguro que os seus rivais de codigo aberto ? ou isso foi baseado na logica da batata ? sei la... apontar as falhas de segurança criticas entre ie7 e o firefox ?
 
Isto foi post a gozar ou estas mm a falar a serio ?
É que se calhar mtos dos sites que ves estao alojados em GNU/linux. É melhor desligares ja o modem senao ainda acedes a um desses projectos amadores sem querer... Ou não jogar jogos como css pq mto dos servers tb correm GNU/linux.
E n podes usar o firefox também. tem de ser o internet explorer que é melhor pq é proprietario. N uses o motor de buscar google.com pq eles tambem usam GNU/linux nos servidores.

Ja agora podes dar exemplos de software de codigo fechado mais seguro que os seus rivais de codigo aberto ? ou isso foi baseado na logica da batata ? sei la... apontar as falhas de segurança criticas entre ie7 e o firefox ?

Ele estava a ser irónico...
 
Só o software proprietário é de qualidade porque as grandes empresas têm equipas de programadores profissionais a trabalhar em exclusivo naquele projecto para garantir que o programa funciona a 100%.

Para todos os efeitos a Red Hat ganha esses milhões todos porque é capaz de garantir às empresas que, qualquer que sejam os bugs que apareçam, eles têm pessoas para dar suporte.

Estás a querer insinuar que a Red Hat não tem programadores a trabalhar em exclusivo para a empresa?
Nenhuma empresa vai basear a sua infraestrutura em software não suportado, e a partir do momento em que empresas como a Novell e a Red Hat o fazem, estão a contratar programadores.

Ou achas mesmo que esses milhões foram ganhos com suporte dado por amadores sem salário nas horas vagas?
 
Última edição:
Como é que conseguem tanto dinheiro se é tudo free?

Ahh pera, a RedHat cobra dinheiro pelo seu sistema operativo tanto nos desktops como nos seus servers. Afinal funcionam a dinheiro.. Que vilões, para quê pagar se há todo o suporte em forums?

Há de facto gente burra que leva a sua vidinha a trabalhar numa área qualquer sem ser das TIs e que prefere pagar o "imposto" para usar o computador quando podiam ter isso tudo há borla..

Bem pessoal, tenho de ir, vou buscar buscar água ao poço, cortar lenha e ordenhar a vaca, pois eu não sou burro, se posso ter as coisas à borla, não vou obviamente pagar por elas, tenho é uma vida da m3rd4 por ser tão esperto!
 
Realmente, ironia pelas internets não funciona.. :)
O meu primeiro post foi um resumo do FUD que tanto a Microsoft como os seus defensores tentam passar como factos, e que são constantemente desmentidos pela realidade.

Estás a querer insinuar que a Red Hat não tem programadores a trabalhar em exclusivo para a empresa?
Nenhuma empresa vai basear a sua infraestrutura em software não suportado, e a partir do momento em que empresas como a Novell e a Red Hat o fazem, estão a contratar programadores.

Ou achas mesmo que esses milhões foram ganhos com suporte dado por amadores sem salário nas horas vagas?
Não, até porque tenho amigos a trabalhar para a Red Hat, apenas estava a ridicularizar o mito urbano de que open source implica amadorismo. Talvez tenha faltado um "só" na minha frase, mea culpa.
 
Como é que conseguem tanto dinheiro se é tudo free?

Ahh pera, a RedHat cobra dinheiro pelo seu sistema operativo tanto nos desktops como nos seus servers. Afinal funcionam a dinheiro.. Que vilões, para quê pagar se há todo o suporte em forums?
Sim, porque uma grande empresa ate pode esperar que lhes resolvam os problemas nos forums:D. A RedHat faz tanto dinheiro porque tem servidores muito estaveis, com um suporte fantastico. Para alem do mais, é Free Software, e os programadores da empresa podem sempre alterar o codigo fonte de modo a servir os propositos da empresa.
Os desktops sao pagos, porque sao para ser usados em ambientes de produtividade! Alem do mais, estas a pagar pelo suporte que, penso eu, ja vem incluido no preço!
Realmente a ironia nao funciona mesmo nas interwebz :D
 
Sim, porque uma grande empresa ate pode esperar que lhes resolvam os problemas nos forums:D. A RedHat faz tanto dinheiro porque tem servidores muito estaveis, com um suporte fantastico. Para alem do mais, é Free Software, e os programadores da empresa podem sempre alterar o codigo fonte de modo a servir os propositos da empresa.

Duvido....MUITO. Como é que podes garantir suporte e estabilidade de uma solução, tendo os gajos do teu cliente a modificarem o teu programa?

A SAP também tem código aberto, podes modificá-lo á vontade, mas tem um impacto. A primeira pergunta que te fazem quando pedes suporte é "Alteraste o código?". Se alteraste.....puff....No caso da SAP estamos a falar de aplicações, no caso da Red Hat o SO que é algo bem mais sensível.
 
Última edição:
Duvido....MUITO. Como é que podes garantir suporte e estabilidade de uma solução, tendo os gajos do teu cliente a modificarem o teu programa?

A SAP também tem código aberto, podes modificá-lo á vontade, mas tem um impacto. A primeira pergunta que te fazem quando pedes suporte é "Alteraste o código?". Se alteraste.....puff....No caso da SAP estamos a falar de aplicações, no caso da Red Hat o SO que é algo bem mais sensível.

Dúvidas muito porquê? o Red Hat é linux, portanto o kernel e a maioria do software desenvolvido pela comunidade é open source e pode ser modificado desde que cumpras os termos das devidas licenças, e obviamente eles não vão dar suporte a código de terceiros aplicados no SO a troco de nada... tudo depende do contracto que faças com eles.
 
Dúvidas muito porquê? o Red Hat é linux, portanto o kernel e a maioria do software desenvolvido pela comunidade é open source e pode ser modificado desde que cumpras os termos das devidas licenças, e obviamente eles não vão dar suporte a código de terceiros aplicados no SO a troco de nada... tudo depende do contracto que faças com eles.

É como disse, tu podes sempre alterar, mas nenhuma companhia te vai dar suporte ao código alterado, e a tudo o que esteja relacionado com ele.
 
A RH vende todo um serviço. Resumir os lucros da RH dizendo "Hãã e tal afinal tb pagam dinheiro pelo SO dos Desktops e dos servidores" é alterar a verdade dos factos.
Na RH niguém lhes irá cair em cima se pegarem numa máquina deitarem-na fora e reinstalar o SO numa outra....
Linux cresceu de forma gratuita e com licença GPL, portanto, temos acesso ao software da RH que à muitos anos contribui para a evolução deste sistema operativo. Programadores pagos a peso de ouro que trabalham na RH tembém dão o seu contributo de forma gratuita ao Fedora e isso é de conhecimento público. A RH também desenvolve drivers que deveriam ser da responsabilidade de quem desenvolve o hardware e muito mais haveria a acrescentar.

A RH não é a única a andar neste negócio do Linux, temos também a Novell, a Sun, a HP, a IBM, a Dell e mais recentemente a Canonical. Nesta lista poderemos acrescentar mais empresas, portanto, não é por falta de suporte que se tem uma desculpa por não usar Linux, pelo menos nos servidores.
 
É como disse, tu podes sempre alterar, mas nenhuma companhia te vai dar suporte ao código alterado, e a tudo o que esteja relacionado com ele.
Na verdade, depende do contrato que tenhas com a empresa. Não só podes alterar código e continuar a ter suporte, como podes pedir funcionalidades específicas que precises, como até podes desenvolver código para ser integrado na solução da empresa.
 
Back
Topo