[How-to] Migração de email POP/Arquivo para GMail

lammer.pt

Power Member
Boas!
Provavelmente quase ninguém teve este tipo de ideia mas, pelos motivos abaixo ditos, decidi migrar tudo o que era mails para o gmail (somente porque é o mail que uso mais).

Fartei-me de cada vez que preciso de formatar o pc fazer backups enormes de mails (sou um agarrado que guarda mails desde 2004).

Inicialmente tinha a colecção dividida da seguinte forma:
Arquivo Thunderbird POP/Netvisao (2004-11/2007)
Arquivo Mail.app V3 POP/Netvisao (11/2007-Actualidade)
Arquivo GMail (já existente)
Arquivo 2ª Conta gmail

Ou seja, tinha 3 contas de mails e usava sempre um cliente pop para ler os mails. (já estão a ver o que se passava cada vez que era preciso fazer um backup, não é..)

O primeiro problema foi: como centralizar tudo no Gmail tal como fazia no cliente de email?
Solução: Fazer com que a conta #1 do Gmail (conta X, daqui para a frente) fosse buscar por POP os mails da netvisão (conta N) e os da conta #2 no gmail (conta Y).
Para os organizar internamente, criei uma label N e uma label Y.

Segundo problema: importar os arquivos da conta N, que estavam divididos entre um backup de thunderbird e outro de mail.app
Solução: Configurar o IMAP da conta X em ambas as apps e passar os mails para o servidor. Assim retêm os marcadores da data.
Nota: Para reter mails que já tinham Pastas (Smartfolders) nos arquivos da conta N, a solução foi copiá-los para a laber N e posteriormente correr filtros no Gmail.

Se alguém tiver dificuldades ou o interesse justificar, posso transformar isto num tutorial :p


PS: Fiz isto para usar o MailPlane mas isto também é muito útil para se usar a conta X no cliente preferido e manter a colecção de mails sempre salvaguardada nos servidores do GMail (novamente, evitam-se chatices com backups)

PPS: Esta thread talvez ficasse melhor na secção de internet e/ou dúvidas.. Algum mod pode mover, sff?
 
Última edição:
Back
Topo