1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HOWTO: Configurar a rede e-U em Symbian OS

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por Demio, 9 de Julho de 2007. (Respostas: 59; Visualizações: 15001)

1. Demio

Demio Power Member

Para quem quiser configurar a rede e-U num PDA/telemóvel com Symbian OS, eu escrevi um guia na wiki do CIIST: https://ciist.ist.utl.pt/ciwiki/EuSymbian

Se forem de facs. diferentes em princípio so têm de mudar o username e o certificado.

Enjoy :)

Última edição: 9 de Julho de 2007
  2. ||alc||

||alc|| I quit My Job for Folding

Bem,eu sou de outra faculdade e fiquei sem entender uma coisa.Se eu instalar este certificado não consigo usar o e-U na minha ,certo ? Tem que ser um certificado próprio da faculdade tal como se fosse para o windows,mas neste caso para symbian? É que o problema é que não me é fornecido qualquer certificado para esta plantaforma!

3. ||alc||

Ok,este está mais ilucidativo com as imagens ,mas mesmo assim fiquei sem saber uma coisa.Se o certificado para a minha faculdade nao me for fornecido que opções tenho ? Os unicos que são fornecidos são para windows Vista,XP e windows mobile, ou seja nada de symbian,servem na mesma se instalar um destes ?

4. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Tens que utilizar o certificado da tua faculdade. O certificado para Windows é o mesmo certificado para Symbian (se não estou em erro). Basta meteres o certificado no móbil e fazer as configurações correctas, username e password.

Cumps.

5. AgenteSoulSlayer

AgenteSoulSlayer Power Member

Alguém sabe qual o certificado da universidade de Coimbra? Tipo no pc quando se instala, mete-se o secure w2 ttls com o certificado thawte premium server CA, ou seja no telemóvel meto EAP-TTLS com este certificado?

6. diogogrosso

diogogrosso Power Member

O certificado usado no symbian, é o mesmo que se usa para Windows Xp Sp2. O N80 suporta certificados .cer

7. Zed_Blade

Zed_Blade Power Member

Sim. Suponho que seja isso. Como disse o diogogrosso (que nick tão gay.. é para impressionar alguém :002: joking :joker:) basta sacares o certificado XXX.cer e instalar no telemóvel (Symbian S60v3, WM2003/5/6)

Foi o que eu tinha dito :P:kfold:

8. TFonseca

TFonseca Power Member

tem que converter para .der (pelo menos eu no E65 n da pa instalar .cer) no meu caso (mas os x) foi só ir ao terminal e fazer:
    openssl x509 -in cacert.crt -inform PEM -out cacert.der -outform DER

quem usa windows e linux (pode n ter) é só sacar o openssl e fazer o mesmo.

9. ||alc||

Eu consegui instalar o certificado .cer no meu E65 sem qualquer problema,estranho! fiz tudo de acordo com o tutorial que o user sir_atmc forneceu ,agora so testar quando for á faculdade.

10. AgenteSoulSlayer

AgenteSoulSlayer Power Member

Ok se houver aqui alguém da faculdade em Coimbra é para esquecer ligar o N80 ou qualquer outro télé symbian ao e-U, porque para isso tem de se ter EAP-TTLS/PAP e o telemóvel não suporta isso.. A menos que alguém saiba outra maneira de ligar ao e-U..EU não consegui.. No pc saca-se o securew2, mas não há nada disso para os symbians..

11. TFonseca

TFonseca Power Member

por acaso tb ja consigo instalar este, mas antes n conseguia, se calhar mudaram agora...

12. Boa noite.

estou com dificuldades para colocar o *.cer de minha faculdade para o meu telemóvel, alguém poderia me ajudar?

pois quando eu entro no meu navegador com o endereço do certificado, o browser tenta abrir o arquivo *.cer, portanto não pede para instalar o mesmo.

fora isso, as configurações de proteção WPA citadas neste tópico são suficientes para conseguir configurar a rede de minha faculdade no meu Nokia E61.

Meus cumprimentos

JH

Última edição: 17 de Setembro de 2007
  13. OubeLa

OubeLa Power Member

Tenham atenção que a rede e-U vai deixar de existir, passando a ser denominada eduroam. Na minha faculdade já se utiliza o eduroam com encriptação WPA enterprise.

14. Yasser

Yasser Power Member

Excelente topico!!

Já agora, onde posso eu arranjar esse certificado?
    https://dsi.iscte.pt/rede_sem_fios/

Simplesmente configurei assim o portatil, (apos os registos dos MAC adress's)

como fica em relacao ao meu N80?
    Vai funcionar?

15. TFonseca

TFonseca Power Member

No IST a rede é configurada como a e-U mas com o nome de eduroam, e já não está oculta.

16. alguem m explica cm aceder ao eduroam da universidade do porto?mais propriamente a de letras...

17. redalert

redalert Folding Member

https://ciist.ist.utl.pt/ciwiki/ConfigWifi

E a WiFi_IST agora é eduroam-guest.

[[]]

18. Yasser

Yasser Power Member

E onde eu posso arranjar o tal certificado do iscte?? lol :)

19. redalert, mas pelo que vejo a configuração que esta na pag k m indicaste é para institutos e a minha é uma fac...é igual?

Partilhar esta Página