Hp 15-E050sp

Foxtrot69Mike

Power Member
Bons dias.
Adquiri este portátil usado com o propósito de lhe fazer uns upgrades.
O portátil vinha sem disco e bateria, ao ligar com um disco(já com S.O.) notei que a ventoinha estava sempre a trabalhar e um pouco acelerada. Desmontei tudo e fiz a limpeza interna com reposição de thermal pad(Artic 0.5mm) no processador.
Após estar montado testei e a ventoinha mantém-se sempre ligada e ao monitorizar as temperaturas ele acusa 135º no processador.

Será que o cooler está avariado ou pode ser problema também mesmo do processador?

O processador que está neste estado é um Amd A4 5150M
 
Essa temperatura não é normal... pode ser problema da ventoinha ou da MB.

Tenta outra ventoinha, mesmo que não seja igual é só para veres como trabalha.

Cumps.
 
Essa temperatura não é normal... pode ser problema da ventoinha ou da MB.

Tenta outra ventoinha, mesmo que não seja igual é só para veres como trabalha.

Cumps.
Bom dia. Só por estes dias tive oportunidade de testar esta situação.
Com outro cooler e ventoinha a situação aparenta estar igual pois as temperaturas continuam muito altas.
Sera que o problema reside na Motherboard ou pode ser o processador?
 
Vai à bios coloca em default faz save e reinicia a ver o que dá.

Cumps.
Já tentei essa opção e não me pareceu resultar. Isto porque ao fazer o default ao reiniciar tenho de alterar as definições de "secure boot" para poder arrancar com o disco que não é o original do computador. Ao ligar e confirmar as temperaturas estão igualmente altas.
No meu caso estou a usar o Hwmonitor para medir as temperaturas.
 
Tenta usar pasta térmica, usa a Artic MX-4.

Na bios na opção System Configuration se tiveres uma opção Fan Always On coloca em disable.

Cumps.
 
Última edição:
Tenta usar pasta térmica, usa a Artic MX-4.

Na bios na opção System Configuration se tiveres uma opção Fan Always On coloca em disable.

Cumps.
Boa tarde. Feita a aplicação de pasta térmica Nox Tg-1 e disable na opção da Bios "fan always on".
Ao ligar o pc e medir as temperaturas tive uma boa recuperação mas ainda não o ideal.
Neste momento oscila entre os 97º e 107º. Bem melhor que os anteriores 135º. :)

Pormenor a ter em conta, a pasta térmica já a tenho aqui à algum tempo, será que perde a eficácia?
 
Boas, limpaste bem o cotão na ventoinha e no dissipador? tu vês as temperaturas na bios ou com algum programa já no ambiente windows?

Ainda ouves a ventoinha sempre a trabalhar?

A pasta térmica dura muito tempo.

Cumps.
 
Questão. Essas temperaturas são assim que ligas o pc ou após algum tempo? Tenta fazer um teste com o Aida 64. Mas para ser sincero, a minha aposta vai para algo mal na aplicação da massa térmica e isso não está a fazer bem contacto.

Experimenta começar de novo. Limpas tudo bem limpinho, aplicas uma "ervilha" de massa térmica em cima do apu e depois colocas o dissipador apertando o bem. Depois testa
 
Boas, limpaste bem o cotão na ventoinha e no dissipador? tu vês as temperaturas na bios ou com algum programa já no ambiente windows?

Ainda ouves a ventoinha sempre a trabalhar?

A pasta térmica dura muito tempo.

Cumps.
Boas, foi tudo limpo antes de ser instalado no portátil.
As temperaturas costumo usar a aplicação Hwmonitor para verificar e tem funcionado mas irei tentar na BIOS ver se tem essa informação.
A ventoinha já não está sempre em funcionamento.
 
Questão. Essas temperaturas são assim que ligas o pc ou após algum tempo? Tenta fazer um teste com o Aida 64. Mas para ser sincero, a minha aposta vai para algo mal na aplicação da massa térmica e isso não está a fazer bem contacto.

Experimenta começar de novo. Limpas tudo bem limpinho, aplicas uma "ervilha" de massa térmica em cima do apu e depois colocas o dissipador apertando o bem. Depois testa
As temperaturas obtidas são logo após ok arranque do sistema e depois estabilizam um pouco mas não para as temperaturas desejadas após limpeza e reposição pasta térmica. Não cheguei a testar muito mais para não "fritar" nada.
Irei testar também as leituras com o aida64.
Quanto à aplicação da pasta térmica é exactamente a técnica da "ervilha" que costumo usar.
Sinto que estou no caminho certo mas algum pormenor está a escapar.
 
Bom dia. Pequeno update da situação.
Fiz novas leituras das temperaturas com outros softwares que consegui através de pesquisa.
Hw monitor: +/- 100º
Aida64: +/- 55º
Core temp: +/- 55º
Open Hardware Monitor: +/- 55º

Face a isto que-me parecer que por alguma razão o Hw Monitor induziu-me em erro, visto que todos os restantes dão as mesmas leituras.
 
Bug do HWMonitor, já não é a 1º vez que isso acontece com esse programa, usa uma versão anterior do HWMonitor.

Se a ventoinha não faz barulho e as temps estão a 55º, penso teres o problema resolvido...

Cumps.
 
Back
Topo