HP dv6-1330ep Temperaturas (Temps dv6 2009 em geral)

bugabuga

Power Member
Boas, tenho um portatil HP Pavilion dv6-1330ep com cerca de 6 meses e gostava de saber as vossas temperaturas (GPU e CPU) em IDLE e em Full Load dos vossos dv6-1330ep.
Mas pessoal com HP's Pavilion dv6 de 2009, com modelos diferentes do 1330ep, por favor não se acanhem e postem também as temps dos vossos portáteis, apenas indiquem as especificações da GPU e CPU. Agradeço mesmo imenso :D

http://www.*****.pt/products/big/60xjhpdv6.png

-------------------------------------

Especificações do dv6-1330ep:

CPU: Core 2 Duo T6600 2,2GHz
GPU: ATI Mobility Radeon HD 4650 1GB

-------------------------------------

De momento em IDLE estou com 59-61ºC no CPU e 62ºC na GPU. (CPU com Undervolting [email protected])
Penso que em IDLE as temps deveriam ser mais baixas... :(

E tal como em Full Load penso o mesmo, ao inicio a GPU chegava no máximo (salvo erro) a cerca de 85~90ºC ao fim de um certo tempo a jogar.
Agora bastam 5 minutos para a GPU chegar aos 100~103ºC (a jogar qualquer tipo de jogo em fullscreen, falo nisto porque jogos em "janela" mesmo o COD Mw2, noto uma diferença de temperaturas para 90ºC, depende mesmo do jogo e do tempo a jogar) - Full Load testado em jogos como Cod Mw2, GRID, Dirt2, etc.
quanto ao CPU em Full Load, 80ºC mais ou menos com Undervolting.

--------------------------------

A GPU é sem dúvida o que mais me preocupa, mas em geral acho o portátil quente, mesmo até o HDD aquece bastante. Mas de notar que as temperaturas no primeiro mês confesso te-las achado "normais".

--------------------------------

OFFTOPIC:
Agora tive que arranjar um suporte para inclinar um pouco o portátil enquanto jogo para que haja maior "airflow" debaixo de o portátil. =/

Estou a pensar talvez arranjar um Cooling Pad para ver se refresca mais um pouco... também pensei em dar uma limpeza na ventoinha mas estes HP têm a ventoinha "fechada a cadeado" :p não são mesmo "User Friendly" de maneira a facilitar a sua limpeza, é preciso abrir o portátil quase todo.
Tive um Asus que bastava tirar uns 2 ou 3 parafusos e tinha a ventoinha toda descoberta e era realmente fácil a sua limpeza, inclusive cheguei a colocar massa térmica no CPU e GPU.

--------------------------------

Malta desculpem o extenso tópico, um abraço a todos ^^
 
Última edição:
HP DV6-21"qualquer coisa lol"
Core i7 720QM está entre os 55º-60º
GT230M 52º

E ele já está ligado a quase 2h, sempre sem parar. Em idle ficam ambos perto dos 50º, até abaixo

Mas vou dizer algo que já disse aqui, a maioria dos portáteis não são construidos a pensar nos jogos. Não são construidos a pensar no uso intenso, durante muito tempo. Comprar um portátil por estes preços a pensar em jogar é uma má ideia.
 
HP DV6-21"qualquer coisa lol"
Core i7 720QM está entre os 55º-60º
GT230M 52º

E ele já está ligado a quase 2h, sempre sem parar. Em idle ficam ambos perto dos 50º, até abaixo

Mas vou dizer algo que já disse aqui, a maioria dos portáteis não são construidos a pensar nos jogos. Não são construidos a pensar no uso intenso, durante muito tempo. Comprar um portátil por estes preços a pensar em jogar é uma má ideia.

concordo plenamente. Para jogar intensivamente nada melhor que um PC fixo. ^^

mas de facto no meu caso, acho que a minha GPU ultimamente atinge temperaturas exageradas de 100ºC para apenas 5-10min a jogar. :(
 
Grandes fornos.. XD

esqueceste-te de mencionar as temperaturas do teu HP dv6 ;)

O meu a jogar nunca passou dos 75º, logo em menos de 10 minutos chegar aos 100º é porque algo não está bem. Alguma vez o limpaste ? Vê lá não anules a garantia ao o abrires, porque já não me lembro como é a garantia do mesmo.

https://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc...30&lc=pt&dlc=pt&cc=pt&product=4131599&lang=pt

Já tinha dado uma vista de olhos nesse link anteriormente, e confesso que fiquei a pensar na lata de ar comprimido. Mas assim sem abrir e apenas "mandar" ar pelas entradas/saídas de ar do portátil (com a ventoinha presa claro), será que não será pior se o pó se espalhar pelo interior do portátil? ou mesmo bloquear de vez a ventoinha?

Por mim a melhor solução mesmo era realmente abri-lo e dar uma limpeza... fiz isso num Asus devido à facilidade de acesso à ventoinha e também devido à sua garantia já ter expirado :p


Pessoal, postem as vossas temps :D
 
Última edição:
LOOL..

Como vês sou um 'proud owner of: Toshiba A200-21T'

Em idle, ambos os cores fazem 46º-50º
A puxar, sobem para 68º-72º (UT2004 no máximo)

E tem 2 anos e 3 meses.. :P

:offtopic:
 
Não sei, porque raramente puxo por ele..

Só quando estou num sitio sem internet é que jogo 'jogos'..

Continuem a mostrar os fornos.. =P
 
Fornos? lol!

O meu não é de certeza. Com temperatura ambiente de > 30º, está na casa dos 50 (baixos) em uso constante, mas não intensivo. Ainda para mais sendo um Core i7. Ou é só por ser HP que é um forno?...

Mandar ar pelas saidas do portátil fará que a "porcaria" que esteja presa, deixe de estar e possivelmente depois vai sair. Tenho de ver se a garantia da HP deixa que o possamos abrir.
 
Também tenho um 1330sp.
bugabuga qual é programa que usas para ver a temperatura?
É que já experimentei vários e dão sempre temperaturas diferentes.
Costumo usar o everest...

Edit: Neste momento com torrents ligados, 5 pdfs abertos, browser.
Cooling: Zalman NC-1000 com as ventoinhas desligadas(passivo)
Undervolt(@0,963V)
Proc-52º
Grafica-48º

Mas se meto um filme a rodar, chega o cpu aos 60 já liga a vuvuzela viiiiii.:rolleyes:
O motivo das tuas temperaturas deve ser pelo facto da ventoinha não estar a mandar a mandar ar para fora como devia.
É a única explicação que encontro. Isso deve estar um bocado entupido.:D

Estou com exames. Quando tiver tempo vou ver se pesquiso melhor...
 
Última edição:
Pmsf, eu também uso habitualmente o everest, deixo sempre minimizado com os icones dos sensores ao pé das horas. Mas já experimentei o Hardware Monitor, CoreTemp64 e também dá para ver as temps no RMClock.
Por acaso também ando de olho nos cooling pads da Zalman :p mas estava a pensar ir para o Zalman NC-2000 devido às suas dimensões, o preço é que é um bocado puxado..

Mandar ar pelas saidas do portátil fará que a "porcaria" que esteja presa, deixe de estar e possivelmente depois vai sair. Tenho de ver se a garantia da HP deixa que o possamos abrir.

Ainda não encontrei nada no site da HP à cerca da garantia, se é possível abrir e dar uma limpeza sem perder a garantia.
Mas hoje estou mesmo com vontade de o abrir :p
 
Última edição:
já algum tempo que andava pra procurar um tópico sobre sobreaquecimento dos HP. Tenho um dv9790ep, e já de alguns meses para cá anda a ficar ridiculo. Fui agora sacar o Everest e so de estar com o browser aberto e o msn, o gpu ta a 68 e o cpu a 58. Sinceramente ainda não medi apos jogar, mas ainda este fim de semana andei de volta do star wars galaxie e ao fim de algum tempo tenho que parar porque todo o lado direito do portatil fica a ferver e torna-se demasiado desconfortavel tentar jogar. Acho que o problema é a ventoinha, porque o calor ta acomolado todo daquele lado e ela não parece mandar ar quase nenhum cá para fora. E isto sempre com a bateria fora do sitio a levanta-lo por traz, porque se não ainda era pior. A minha gaantia já acabou, não há para aí instruçoes para o abrir e tentar limpar a ventoinha. Não gosto muito da ideia do ar comprimido.
 
Pessoal, trago noticias! :D

hoje resolvi abrir isto e dar uma limpeza, mudar a pasta térmica do CPU e GPU, a diferença foi muita boa, embora poderia estar melhor!
neste momento em IDLE a GPU está apenas entre os 48º-51ºC e o CPU está praticamente à mesma temperatura, com 50-53ºC no máximo em IDLE. Cada core com 42º-43ºC.
em relação ao que estava baixou cerca de 10ºC em cada componente! (agora é que ainda dá mais vontade de arranjar uma Base de Refrigeração para isto estar ainda mais fresco :P)

Vou testar uns jogos puxados a ver quando obtenho em Full Load.

mas de notar que para ter acesso total à ventoinha, CPU e GPU, é preciso desmontar o portátil todo. Não há outro remédio.
É bastante cansativo, primeiro porque como é a primeira vez a desmontar um HP, é todo o cuidado e mais algum. E segundo, é preciso ser bastante organizado com os parafusos porque no fim são imensos.

Certamente não recomendo a quem nunca desmontou um portátil, começar por um HP como o seu primeiro.
Para quem se quiser aventurar, basta "googlar" por "disassemble hp dv6", que o primeiro resultado da pesquisa é um site bastante interessante.
No Youtube, encontrei um video "dv7 clean out", que me ajudou também, visto a fisionomia do mesmo ser bastante semelhante ao do dv6.

Quanto à pasta térmica de origem que vinha, era horrível. Já posto umas imagens.

Deixo uma observação a quem gosta de fazer a manutenção ao seu portátil, Portáteis HP são para esquecer. Gosto bastante deste portátil, tem uma estética bonita e é bom para o uso que lhe dou. Mas para o limpar, preparem-se para umas 4h de volta dele. O Asus que referi ter feito a limpeza e substituição da pasta térmica, devo ter demorado 1h no máximo, talvez nem tanto.

Seguramente se voltar a comprar um HP, irei observar primeiro a sua parte de baixo e a facilidade de acesso aos componentes.
 
Última edição:
Pois, eu tive a ver um video no youtube a desmontar um dv9 por um profissional e são 6 partes, ou seja uma hora. Já para não falar montes de parafusos e tudo mais. Como seria a primeira vez a desmontar um portatil, é obvio que nem me atrevo. Alguém sabe uma boa loja onde me façam isto em Lisboa. Não sou de cá por isso...
 
A pasta térmica de origem deve ser mesmo uma sucata.
Eu até abria o meu, mas tenho um bocado receio...ainda por cima tenho que desmontar tudo...bah
 
Já estive a jogar um bocado. Nos primeiros 10min a GPU, que era o principal problema, atingiu temperaturas de 70-75ºC, após um bom bocado, mantiveram-se nos 75º-80ºC.
Em relação aos 105ºC que atingia, ao ponto de o portátil se desligar, a temperatura baixou 25º-30ºC.


Cá está a principal razão das temperaturas altas, sujidade com fartura:



E aqui uma imagem do CPU e GPU com a pasta térmica de origem, se repararem bem, tem mais pasta nas bordas que no meio :lol:

 
Back
Topo