HP DV9890ea - tentativa de redução da temperatura do GPU

pfsilva

Power Member
Boa noite a todos

Segue abaixo o processo que fiz(estou a fazer) para tentar baixar a temperatura do GPU (nvidia geforce 8600M GS)do meu HP. penso que seja este o problema do mesmo.

Caso não seja, irei ter de fazer um reballing, pois o video esta a "crashar" o pc. Seguem algumas fotos do procedimento...espero que gostem.



003gmp.jpg

Pc ainda por descascar


007ghj.jpg

Discos, memorias e placa wireless fora


009wxw.jpg

Os conectores das fitas que tanta dor de cabeça dão


011fm.jpg

Sem teclado...


012ocf.jpg

Parte de cima do portatil


014nwm.jpg

ecra


017xkb.jpg

CPU


018czv.jpg

GPU nVidia 8600m GS


chipq.jpg

Chip nVidia, depois de limpo



020xyv.jpg

Fan


027tk.jpg

Pasta térmica que utilizei, não sei se a melhor, mas era o que havia


028vbc.jpg

Board depois de limpa e já com nova pasta


030oj.jpg

Look final, ja com os quadrados de cobre em cima dos chips...




Boas,

Após ter fechado o portátil...ele arranca, chega ao menu do windows, da umas linhas e fica ecra preto...parece que isto já só la vai mesmo com o reballing.
Não o posso fazer já, mas quando puder irei fazer um update neste post.

Obrigado a todos pelas ajudas/opiniões.

Cumps
 
Última edição:
Tambem fiz isso no meu toshiba p300, ja ha algum tempo que a grafica estava a aquecer demais e chegava mesmo a desligar, até quee comecei a investigar melhor isto do cooper mod, arrisquei e foi um sucesso, baixou a temperatura em mais de 20º. no meu não precisei de por o cobre no cpu prq as temps estao boas. aqui ficam algumas pics do meu trabalho. tu compraste ja as chapas de cobre feitas no ebay ou fizeste tu? é que tao muito perfeitinhas para terem sido feitas á mão, as minhas fui eu que cortei e lixei, foi um belo bico de obra para ficarem minimamente direitinhas!!









um bocadinho de pasta termica a mais, mas ficou bom!!





e agora as temps: Antes (passava dos 100º e desligava-se)



Depois

 
tu compraste ja as chapas de cobre feitas no ebay ou fizeste tu?

Boas,

Comprei no Ebay, havia de varios tamanhos, estas sao de 15mm*15mm*1mm mas havia maiores.
Confesso que ontem me deu a preguiça e ainda não montei o portátil todo...

entretanto após pesquisa exaustiva achei uma loja que faz reballing, bem perto do meu trabalho...se continuar com problemas na imagem vou lá


Cumps

(Edit: removido link para loja)
 
Última edição:
Antes de enviarem o portatil para um técnico fazer um reballing, tentem fazer antes disso um reflow. Ainda esta semana ressuscitei o meu VAIO com uma nVidia 8400GT e um Asus do amigo meu com uma nVidia 8600GS. Até agora estão a funcionar em pleno desempenho mesmo em jogos.Para verem a simplicidade da coisa, apenas usei um mero secador de cabelo, durante uns 2 minutos e ficou, pelo menos por agora, bom! Mais uma coisa, façam uma "protecção" com papel de alumínio/prata para protegerem os restantes componentes do calor excessivo. Façam um furo no papel em forma de quadrado onde caiba o chip grafico, e depois aqueçam o mesmo.CumpZ
 
Antes de enviarem o portatil para um técnico fazer um reballing, tentem fazer antes disso um reflow. Ainda esta semana ressuscitei o meu VAIO com uma nVidia 8400GT e um Asus do amigo meu com uma nVidia 8600GS. Até agora estão a funcionar em pleno desempenho mesmo em jogos.Para verem a simplicidade da coisa, apenas usei um mero secador de cabelo, durante uns 2 minutos e ficou, pelo menos por agora, bom! Mais uma coisa, façam uma "protecção" com papel de alumínio/prata para protegerem os restantes componentes do calor excessivo. Façam um furo no papel em forma de quadrado onde caiba o chip grafico, e depois aqueçam o mesmo.CumpZ

Boas,

o que eu ouvir falar/li sobre os reflows, é que funcionam por 2/3 meses e depois volta-se ao mesmo.
espero que não te aconteça!

Cumps
 
Tambem tenho um dv9780ep aqui parado com esse mesmo problema da placa grafica (8600M GS) mas estava com medo que a reparação pode-se chegar aos 400 Euros para levar uma placa nova. Cada vez que o sistema usa a placa gráfica da um erro BSOD e reinicia sozinho.
 
Boas,

o que eu ouvir falar/li sobre os reflows, é que funcionam por 2/3 meses e depois volta-se ao mesmo.
espero que não te aconteça!

Cumps

Sim, eu também reconheço que não é a melhor técnica, mas com a facilidade que se faz o reflow e se só daqui a 3 meses voltar a "desoldar", aquece-se novamente :007:

Sinceramente dar 100€ para arranjar algo que já teve o seu tempo óptimo de vida é algo que no meu ponto de vista não compensa. E ainda por cima o reballing não é assim tão mais vantajoso que o reflow, uma vez que esse Asus que "arranjei" já sofreu 3, repito, TRÊS reballings sempre com diferentes tipos de solda, e voltou sempre ao mesmo. Logo, se é para durar o mesmo tempo de funcionamento (entre os 2 métodos) e quando queimar aquece-se na hora e fica "bom" então prefiro o reflow.

Sinceramente apostem no reflow feito por vocês a custo ZERO, porque o reballing vai-vos custar no uns 100€ e vai voltar ao mesmo. O pior disto é o facto de ter que se esperar que o técnico possa arranjar, e isso pode demorar imenso tempo, tempo esse que pode ser poupado caso se use o reflow. Definitivamente esta série 8xxx mobile da nVidia, foi a verdadeira vergonha, mas pronto, já passou.

Fica aqui a minha opinião, e a decisão fica ao vosso critério ;)

CumpZ
 
Vocês não me assustem.. Tenho um asus com uma 8600M GS à prai 4 anos e até agora foi sempre a dar-lhe..

Hehe, epá eu até te dizia que és um sortudo, mas duvido muito que não queime. Eu conheço de perto bastantes casos de gráficas série 8xxx mobile com este problema. Ora vejamos, o meu VAIO e mais 3 VAIO's de colegas meus tiveram o mesmo problema, sendo que um deles avariou á pouquíssimo tempo (Todos eles têm a 8400GT). Depois tenho o caso do meu colega com o ASUS e de mais um outro colega também com ASUS, ambos com 8600GS.

Resumindo, TODOS os portáteis que eu "conheci ao vivo" com série 8xxx mobile da nVidia com chip soldado à motherboard (ATENÇÃO - Com chip soldado á motherboard, porque o CLEVO de um outro colega com uma 8700GT ainda não apresentou qualquer problemas) queimaram. Uns com 3 anos outros com 4 anos, mas todos queimaram :S

O que podes fazer é apostar numa boa limpeza caso ainda não tenhas feito, e reforçar a refrigeração. Se isso em IDLE estiver nuns 50ºC ou 55ºC está agradável e se a jogar ficar abaixo dos 70/80ºC pode ser que nada de mal aconteça. Eu agora fiz undervolting ao processador ao VAIO e arrefeceu bastante tanto o processador como a gráfica.

P.S. - A 9650GT do ASUS de um outro colega ainda não apresentou qualquer problema e tem quase 4 anos e a 9600GT do LG de outro colega, igualmente. Estas pelos vistos mereceram mais sorte que as mal amadas 8400GT e 8600GS.

CumpZ
 
Última edição:
Por acaso mal comprei o pc, comprei também uma base de refrigeração. Já o limpei 1 ou 2 vezes, mas nem tenho andado muito atento às temperaturas, pois só o uso prai 2x por semana (uso maioritariamente o de secretária) só uso este quando vou pra casa de alguem jogar LoL ou quando é pra levar pra escola.. Mas no passado levou muita porrada a termos de gráfica (leia-se jogos).
E eu que sempre disse que este PC era de guerra e ia durar pra sempre :P (já sofreu uma queda de 1.5m que não sei como sobreviveu lol).
Vou apostar então numa base de refrigeração melhor não vá o diabo tecê-las!

Obrigado pelos conselhos
 
Sim, eu também reconheço que não é a melhor técnica, mas com a facilidade que se faz o reflow e se só daqui a 3 meses voltar a "desoldar", aquece-se novamente :007:

Sinceramente dar 100€ para arranjar algo que já teve o seu tempo óptimo de vida é algo que no meu ponto de vista não compensa. E ainda por cima o reballing não é assim tão mais vantajoso que o reflow, uma vez que esse Asus que "arranjei" já sofreu 3, repito, TRÊS reballings sempre com diferentes tipos de solda, e voltou sempre ao mesmo. Logo, se é para durar o mesmo tempo de funcionamento (entre os 2 métodos) e quando queimar aquece-se na hora e fica "bom" então prefiro o reflow.

Sinceramente apostem no reflow feito por vocês a custo ZERO, porque o reballing vai-vos custar no uns 100€ e vai voltar ao mesmo. O pior disto é o facto de ter que se esperar que o técnico possa arranjar, e isso pode demorar imenso tempo, tempo esse que pode ser poupado caso se use o reflow. Definitivamente esta série 8xxx mobile da nVidia, foi a verdadeira vergonha, mas pronto, já passou.

Fica aqui a minha opinião, e a decisão fica ao vosso critério ;)

CumpZ

O reflow só funciona um certo número de vezes. Eventualmente as soldas danificam-se de tal modo que o reflow já não é suficiente para desenrascar.
Se 3 reballings não funcionaram é porque talvez não tenham sido bem feitos (mais parecem ter sido reflows), ou então porque o portátil tem outro problema de design que causa o sobreaquecimento (maus contactos entre os chips e o dissipador). Será um problema ambiental (muito pó em casa, pêlos de animais)? Será que utilizas o portátil de forma a dificultar o fluxo de ar (em cima de almofadas, no colo, ou sem uma altura entre a base e a mesa)?

Reballing a €100, depende do sítio onde fizeres. Arranja-se praticamente a metade disso, com garantia de 6 meses.
 
Back
Topo